Salas de estar com claraboias, 30 ideias sensacionais e muitas dicas

Gostou? Compartilhe...

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Da série de textos que escrevemos aqui no blog “Lar, Doce Lar” sobre claraboias instaladas nos mais diversos ambientes de uma casa, esse talvez seja o mais instigante, pois as claraboias são um recurso utilizado originalmente na arquitetura com o objetivo de levar luz solar e/ou ventilação para ambientes que se queira aumentar significativamente a iluminação ou deixar mais arejados, conforme a situação. O que nem sempre é o caso da sala de estar de uma residência.


No caso das salas de estar, a menos que sejam ambientes com multifunções, como conter um espaço de leitura, ou estejam integradas a outros ambientes que requeiram uma iluminação maior, o uso das claraboias geralmente tem outro objetivo, acrescentar mais charme e sofisticação ao ambiente onde a família se reúne e onde recebe amigos, parentes e outros visitantes.

Portanto, via de regra, uma sala de estar não necessita desses dois elementos da natureza em abundância – luz e circulação de ar natural -, porém ela também pode beneficiar-se desses elementos com a instalação de claraboias.

No primeiro texto dessa série sobre claraboias, “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente” – e também nos textos subsequentes sobre cada ambiente beneficiado pelo seu uso – já abordamos praticamente todos os motivos técnicos para sua instalação, portanto, caso você esteja em busca de mais informações sobre claraboias sugerimos também a leitura de toda a série, que pode ser acessada a partir do primeiro texto publicado.

Nesse texto, entretanto, vamos abordar principalmente os aspectos estéticos do uso de claraboias em uma sala de estar. Obviamente levamos em consideração que pode ser que você tenha também a necessidade de aumentar a iluminação ou a ventilação de sua sala, o que viria como um bônus da sua utilização.

Ressaltamos ainda que a iluminação e a ventilação são aspectos essenciais para qualquer ambiente. Não importa quão bonito seja um ambiente e sua decoração, sem a iluminação e o clima adequados ele não será agradável. Esse é o motivo pelo qual talvez você esteja pensando em instalar uma claraboia em sua sala de estar. Nesse caso, ainda mais importante é considerar o posicionamento correto dela em relação ao ambiente e que tipo de claraboia utilizar, se será somente uma, várias e quais serão os seus tamanhos.

Salas de estar com claraboias podem adicionar uma nova dimensão à uma casa e, contrariamente ao que a maioria das pessoas imagina, esse recurso da arquitetura não é apenas uma excentricidade para casas luxuosas, de pessoas mais abastadas, ela combina e pode ser utilizada em qualquer estilo de casa.

Além disso, existem inúmeros modelos de claraboias e de materiais diferentes com os quais elas podem ser construídas. Sendo assim, o custo de sua instalação não necessariamente precisa ser muito alto. No primeiro texto dessa série, que mencionamos acima, você poderá obter mais detalhes.

O design moderno de construção baseia-se em aumentar a ventilação e a iluminação natural inteligente que cumpra também a função de economizar energia elétrica e ser ecologicamente consciente. Com certeza o uso de claraboias se popularizou ainda mais nos últimos tempos em função da necessidade dos arquitetos e designers em atender essa demanda atual de seus clientes. A claraboia é o recurso perfeito para isso.

Enfim, embora existam muitos benefícios técnicos com a instalação de claraboias em uma sala de estar, seu uso nesse ambiente tem tudo a ver com obter a melhor aparência possível tornando-o mais convidativo e acolhedor para quem entra na sua casa.

Confira abaixo a galeria de salas de estar com claraboias que selecionamos e que entendemos que atendem aos requisitos citados acima. Inspire-se para incorporar uma claraboia a sua sala, deixando-a ainda mais aconchegante e convidativa. São 30 fotos de salas de estar que é impossível não se apaixonar.

Leia também os outros textos já publicados dessa série:
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Selecionamos 30 ideias de claraboias instaladas em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
30 ideias de salas de jantar com claraboias
Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar
Banheiros com claraboia, 34 ideias para obter uma luz natural mais intensa
Como aproveitar melhor um sótão utilizando claraboias e ainda 30 ideias incríveis

Procurando mais dicas para você e sua casa? Veja os textos que selecionamos abaixo:
Algumas dicas para facilitar a pintura da sua casa
Maneiras eficientes de acabar com o mofo
Identifique alguns sinais de que sua sala está precisando ser redecorada
Antes e depois, a incrível transformação de um apartamento
Decoração com paletes: a nova febre de design de interiores
Toalheiro térmico vale a pena?
Decorando com quadros vazios, ideias e dicas

Gostou? Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *