Salas de estar com claraboias, 30 ideias sensacionais e muitas dicas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

salas de estar com claraboias

Descubra as vantagens das salas de estar com claraboias. Nesse texto daremos várias dicas, assim como, 30 ideias para você planejar a sua.

Acima de tudo, da série de textos que escrevemos aqui no blog “Lar, Doce Lar” sobre claraboias usadas nos mais diversos espaços de uma casa, esse talvez seja o mais instigante.

Isso porque as claraboias são um recurso usado desde sempre com o objetivo de levar luz solar e/ou ventilar ambientes que exigem um aumento de luz ou requeiram mais entrada de ar, conforme a situação. Portanto, o que nem sempre é o caso da sala de estar de uma residência.

Salas de estar com claraboias

No caso das salas de estar, a menos que sejam ambientes com mais de uma função, por exemplo, conter um espaço de leitura, ou estejam integradas a outras peças que requeiram mais luz, o uso das claraboias em geral tem outro objetivo. Nesse caso, a proposta é aumentar o charme e a sofisticação do ambiente onde a família se reúne e onde recebe amigos, parentes e outros visitantes.

Portanto, via de regra, uma sala de estar não necessita desses dois elementos da natureza em abundância – luz e circulação de ar natural -, porém ela também pode beneficiar-se desses elementos com a instalação de claraboias.

No primeiro texto dessa série sobre claraboias, “Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente” – e também nos textos seguintes sobre cada peça da casa beneficiada pelo seu uso – já abordamos todos os motivos técnicos para sua instalação. Portanto, caso você esteja em busca de mais informações sobre claraboias sugerimos também a leitura de toda a série.

Nesse texto, no entanto, vamos abordar principalmente os aspectos estéticos do uso de claraboias em uma sala de estar. Claro que consideremos que pode ser que você tenha também a necessidade de aumentar a luz ou a ventilação de sua sala, o que viria como um bônus de usar esse recurso.

Importância da luz assim como do ar nos espaços fechados

Lembramos ainda que a luz e a ventilação são aspectos essenciais para qualquer ambiente. Portanto, não importa quão bonito seja um ambiente e sua decoração, sem a iluminação e o clima adequados ele não será agradável. Esse é o motivo pelo qual talvez você esteja pensando em instalar uma claraboia em sua sala de estar. Nesse caso, ainda mais importante é considerar o posicionamento correto dela em relação ao ambiente. Assim como, que tipo de claraboia usar, se será somente uma, várias e quais serão os seus tamanhos.

Salas de estar com claraboias podem adicionar uma nova dimensão à uma casa. Assim, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, esse recurso da arquitetura não é apenas uma excentricidade para casas luxuosas, de pessoas mais abastadas. Acima de tudo, ela combina e você pode usar em qualquer estilo de casa.

Enfim, é caro fazer uma claraboia?

Além disso, existem inúmeros modelos de claraboias e de materiais diferentes com os quais elas podem ser construídas. Sendo assim, o custo de sua instalação não necessariamente precisa ser muito alto. Sobretudo, no primeiro texto dessa série, que mencionamos acima, você poderá obter mais detalhes.

Primordialmente, o design moderno de construção baseia-se em aumentar a ventilação e a iluminação natural inteligente. Dessa forma, ela deve cumprir também a função de economizar energia elétrica e ser ecologicamente consciente.

Com certeza o uso de claraboias se popularizou ainda mais nos últimos tempos em função da necessidade dos arquitetos e designers em atender essa demanda. Isso porque a claraboia é o recurso perfeito para isso.

Enfim, embora existam muitos benefícios técnicos com a instalação de claraboias em uma sala de estar, seu uso nesse ambiente tem tudo a ver com obter a melhor aparência possível. Assim, ele se torna mais convidativo e acolhedor para quem entra na sua casa.

Por fim, confira abaixo a galeria de salas de estar com claraboias que selecionamos e que entendemos que atendem aos requisitos citados acima. Inspire-se para instalar uma claraboia na sua sala, deixando-a ainda mais aconchegante. Assim, são 30 fotos de salas de estar que é impossível não se apaixonar.

Enfim, aproveite essas 30 ideias de salas de estar com claraboias



Leia também:
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
Selecionamos 30 ideias de claraboias instaladas em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
30 ideias de salas de jantar com claraboias
Cozinhas com claraboias, dicas e 44 ideias criativas para você se inspirar
Banheiros com claraboia, 34 ideias para obter uma luz natural mais intensa
Como aproveitar melhor um sótão usando claraboias e ainda 30 ideias incríveis

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *