Trabalhando juntos, 52 ideias para montar um escritório em casa para duas pessoas

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de montar um home office para atender ao trabalho remoto de uma única pessoa, porém, com as mudanças sociais atuais, certamente haverá muitos casos em que o casal passará a trabalhar em casa, estando os dois no mesmo ramo de atividade ou não.

É dado como certo que a partir de agora muitos colaboradores de empresas permanecerão trabalhando em casa permanentemente, não retornando ao trabalho da forma tradicional, pelo menos em alguns dias da semana. Essa opinião é unânime entre dirigentes empresariais consultados em diversos países.


Se você é uma dessas pessoas que está praticando home office, já deve ter percebido que foram necessários diversos ajustes para que seu trabalho pudesse ser desenvolvido satisfatoriamente.

Já abordamos esse assunto em diversas postagens aqui no blog “Lar, Doce Lar'”, elas estão listadas no final desse texto e sugerimos a leitura delas também para que você possa estar realmente em sintonia com o futuro em termos de relação de emprego e prestação de serviços.

Ter um escritório em casa é muito mais fácil de montar se ele será utilizado por apenas uma pessoa, porém, conforme comentamos acima, para casais ou amigos que compartilham uma casa e o trabalho, pode ser um pouco mais complicado.

Entretanto, mesmo em espaços pequenos é possível montar um home office para dois. Fazer isso não requer ter uma sala dedicada o tempo todo, pode ser utilizado desde um pequeno espaço sob uma escada até um corredor ou patamar de escada que tenha um espaço que possa ficar confortável.

Nesse texto vamos procurar trazer ideias e sugestões de preparação de um espaço para home office que atenda a necessidade de duas pessoas trabalharem simultaneamente em casa, e não apenas uma.

Compartilhar um espaço de trabalho nem sempre é uma tarefa fácil, porém, com a configuração correta desse espaço de trabalho, a coexistência é se torna bem mais possível, produtiva e pacífica.


Selecionamos uma variedade de opções de escritórios planejados para duas pessoas, com alternativas que variam de posicionamento frente a frente, lado a lado ou mesmo de costas um para o outro. Desde ambientes minimalistas e simples, como luxuosos e elegantes, afinal, praticamente pessoas de todas as posições sociais vão passar por essa nova experiência, e cada um tem seu estilo e sabe quanto pode gastar com essa mudança em sua casa.

Além disso, mesmo que você não tenha atualmente condições de montar o escritório dos seus sonhos em casa, quem sabe possa pegar algumas ideias de escritórios mais sofisticados e aos poucos chegar lá, não é mesmo? Afinal, sonhar não custa nada.

Encontre o espaço certo

A primeira coisa a fazer antes de iniciar o projeto home office é descobrir qual a peça mais adequada para ele. Comece portanto analisando onde o escritório ficará. Não se trata apenas de encontrar um espaço disponível, mas que esse espaço contenha todos os elementos necessários.

Por exemplo, se você tem crianças pequenas que passarão o dia sob seu olhar, mesmo no horário de trabalho, escolha um espaço onde possa ficar de olho nelas com mais frequência. É claro que isso não é recomendável sob o ponto de vista de produtividade, mas cada um sabe das suas necessidades.

Uma certa tranquilidade é essencial para realizar qualquer trabalho, seja ele um trabalho que exija mais concentração ou não. Portanto, em casas pequenas e com poucas peças, os cantos costumam ser o melhor local para um pequeno espaço de trabalho para duas pessoas. Cada um pode trabalhar em seu pequeno espaço, definido claramente e sem desperdício de espaço.

É preciso também verificar se os horários de repouso, atividades e diversão combinam tanto entre as pessoas que vão dividir o espaço, como também com outras pessoas que residam na mesma casa. Uma sala com a televisão em um volume alto não combina com a concentração necessária para produzir. Da mesma forma, trabalhar em um quarto com outra pessoa tentando dormir também não é muito interessante.

É importante observar se as atividades de cada um se complementam e exigem interação, ou, ao contrário, se são bem diferentes e é preciso haver um afastamento maior ou disposição de forma que o trabalho de um não interfira no do outro.

Enfim, definido o espaço ideal em função das suas necessidades e alternativas oferecidas pela casa, ponha em prática o seu projeto.

Como escrevemos acima, em outros textos publicados aqui no blog, e que estão abaixo, já abordamos detalhadamente sobre a escolha de móveis e objetos adequados para o espaço de trabalho, assim como as cores ideais para ele, portanto nesse texto não vamos nos deter nesses detalhes mais uma vez.

Vamos às ideias que selecionamos então? Se você deseja reorganizar sua casa para atender bem as necessidades de duas pessoas trabalhando de uma forma acolhedora, esperamos que você encontre aqui a ideia ideal para você.

52 ideias para montar um home office para duas pessoas


Outras postagens sobre home office:
Home Office, conheça o “Retiro do Escritor” em Itaipava – RJ
Como montar um espaço para home office em um quarto
Home Office, como viabilizar o fato de trabalhar e morar no mesmo local?
Dicas para um home office eficiente e produtivo

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Dicas e ideias de como montar uma área gourmet
O que é uma edícula, dicas e ideias para planejar a sua
Decoração, nem sempre o belo é prático
Saiba como perfumar os ambientes da sua casa

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *