Um cactus diferente para alegrar sua casa

Provavelmente você tenha esse cactus em casa, ou já viu na casa de um amigo ou familiar, porém, dificilmente o tenha visto florescer de forma exuberante. O Schlumbergera Truncata, originário da região sudeste aqui do Brasil, onde é conhecido popularmente como Flor-de-maio, faz muito sucesso no hemisfério norte, onde é chamado de Cacto-de-natal, por florescer nessa época por lá e muito utilizado como presente.

Na natureza, a flor-de-maio nasce, cresce e se desenvolve de forma semelhante às orquídeas, geralmente em troncos de arvores, porém, em nossa casa, para que permaneça bonita e saudável após a floração, exige bastante cuidados de quem quer cultivá-la.

O cuidado que ela exige é diferente do cuidado exigido por qualquer outro cactus. Provavelmente você tem muitos amigos que têm um pé de flor-de-maio em casa há muito tempo, mas que nunca conseguiram fazê-la florir, isso acontece porque os cuidados que ela exige são bem específicos, porém, recebendo o tratamento correto, pode ser uma bela planta para alegrar a casa e ser passada de geração em geração na família.

Como comentamos acima, a Schlumbergera Truncata é nativa da serra litorânea do sudeste do Brasil, e nasce à sombra das árvores e pedras da mata. Sem folhas, suas hastes são verdes formadas de almofadas planas segmentadas, que crescem em forma de uma cascata. Conforme as condições de cultivo ela pode produzir flores brancas, rosas ou vermelhas, várias vezes por ano, mas principalmente no inverno. Os beija-flores adoram sua flor e não é tóxica para cães e gatos.

 
Cuidados Exigidos

A despeito dos cactos serem plantas muito resistentes, e apesar de ser um cacto, a flor-de-maio precisa ser tratada e cultivada mais como uma planta tropical do que como as outras plantas de sua espécie, pois não é um cacto do deserto, suas necessidades são semelhantes às das orquídeas. Deve ser plantada em substratos ou solos ricos em nutrientes, em vasos com sistema de drenagem, regada regularmente e fertilizada periodicamente. Se você tem orquídeas em casa sabe os cuidados que elas exigem para florir. Se você não tem muito tempo para observar os momentos certos de cada rega, recomendamos também a leitura do artigo “Vasos autoirrigáveis“, que publicamos aqui no blog.

Prefere locais calmos, com luz indireta e temperaturas médias, o excesso de luz solar direta e o calor excessivo a danificam, portanto também deve ser mantida longe de correntes de ar, aquecedores, dutos e lareiras. Embora geralmente são cultivadas dentro de casa e em varandas, se adapta ao ar livre, desde que respeitadas suas exigências. Não tolera geada ou neve e precisa ser bem regada e protegida de quaisquer temperaturas extremas.

Ela pode ser cultivada e florir em vasos pequenos, porém, de acordo com o seu crescimento, pode ser necessário, após a floração, transplantá-la para vasos maiores a cada dois ou três anos, ou fazer novas mudas e podar a planta-mãe. Essa poda vai fornecer as estacas para a propagação.

Propagação

O flor-de-maio é uma planta relativamente fácil para se propagar. Corte de um a quatro segmentos juntos e deixe-os repousando em um lugar fresco e seco de dois a quatro dias, depois plante-o em um vaso novo, enterrando cerca de 2 centímetros em um substrato rico. Regue moderadamente até o surgimento das raízes. Após esse período o tratamento é semelhante ao dado às plantas adultas.

Se você gostou desse assunto, certamente também gostará desses:
6 modos de tentar salvar uma planta quase morta
Você adora morangos? O que acha de plantar os seus?
5 plantas para cultivar dentro de casa
Conheça o apaixonante kit para as crianças amarem plantar
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *