Usando ladrilho hidráulico na decoração

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

Você sabe o que é ladrilho hidráulico? Originário do sul da Europa, o ladrilho hidráulico é um revestimento produzido artesanalmente, utilizando como base o cimento. É utilizado tanto para revestir pisos quanto paredes. Pode ser usado em ambientes internos ou externos.


Por: Míriam Roman

Se você costuma acompanhar meus meus textos, já deve ter lido muitas vezes quando escrevo que a diferença entre uma casa e um lar está nos detalhes. E um detalhe que, em minha opinião, sempre dá um toque especial na decoração é o ladrilho hidráulico. Eu sou fã da utilização de ladrilhos hidráulicos na decoração, as suas cores, que são bem específicas, os seus desenhos e a durabilidade das peças são únicos, isso sem falar no toque retrô que ele traz ao ambiente.

Essas lindas e coloridas peças, por vezes, nos trazem lembranças dos nossos tempos de infância, de frequentar a casa da vó, ou de alguma construção antiga que costumávamos frequentar. Para mim, que morei na fronteira do Brasil com o Uruguai na minha infância, os ladrilhos hidráulicos trazem a lembrança daquelas maravilhosas confeitarias uruguaias, no estilo da tradicional confeitaria Colombo, do Rio de Janeiro.

Os ladrilhos hidráulicos chegaram ao Brasil no século XIX e foram rapidamente aceitos, em função de seu preço, pois na época seu principal concorrente era o mármore, de um custo muito mais elevado. Eles eram muito usados como piso, tanto interno quanto externo.

Hoje, costumamos utilizá-lo mais em paredes, como detalhe decorativo, porém é um produto muito resistente, e que pode ser usado em pisos de alto tráfego, em ambientes externos ou internos, sua durabilidade é alta se for cuidado apropriadamente.

O processo de fabricação dos ladrilhos é totalmente artesanal, as peças são coloridas e produzidas uma a uma. Como a camada de tinta tem aproximadamente 0,5 cm, ele poder ser lixado e recuperado caso esteja muito feio. Só não é possível recuperar ladrilhos quebrados.

Para fazer a manutenção dos ladrilhos hidráulicos, é necessário passar uma resina sobre o ladrilho, quando ele é instalado, e usar cera incolor a cada 15 dias (caso ele seja instalado no piso). Se você tem curiosidade em conhecer o processo de fabricação do ladrilho hidráulico, assista o vídeo abaixo.

Voltando a falar sobre o uso de ladrilhos na decoração, eles ficam bem em qualquer estilo. São usados para dar um toque de cor ou sofisticação a qualquer ambiente. Como piso, podem ser usados nos mais variados tipos de ambientes, úmidos ou secos.

Na parede, geralmente são usados em banheiros, cozinhas ou churrasqueiras, mas também ficam lindos em painéis na sala de jantar ou estar.

Na minha casa, eu tenho duas bancadas, uma que separa a cozinha da sala de jantar e outra na churrasqueira, onde montei um painel tipo mosaico de ladrilhos. Tirei as medidas, enviei para uma fábrica e eles me mandaram os ladrilhos suficientes para a instalação dos dois ambientes. Adoro meus painéis.

Como piso, podemos usar em peças inteiras, como se fosse um tapete ou em detalhes de piso. Fica lindo se usado junto com cimento queimado. O que deve ser cuidado é a espessura do que vai ser usado junto com o ladrilho no momento de assentá-lo pois geralmente ele é mais alto que os azulejos e pisos mais encontrados.

Diferentemente da época em que ele surgiu, como o processo de fabricação dos ladrilhos ainda é totalmente artesanal, hoje seu custo é mais alto, se comparado a outras opções de revestimento. Em função disso, várias pessoas optam por usar adesivos imitando ladrilhos para conseguir o efeito de mosaico produzido por ele, existe uma grande oferta desses adesivos no mercado e é uma opção válida para criar o efeito desejado, porém, a maioria dos adesivos disponíveis não podem ser utilizados como piso, pois não resistem o tráfego.

Enfim, não importa como os usamos, eles sempre dão um toque especial na decoração, independente de formarem desenhos intrincados , painéis coloridos ou pequenos detalhes.

Texto escrito por Míriam Roman, decoradora e proprietária da loja Kamari.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas postagens:
Dicas de decoração de quarto de casal
10 coisas que os organizadores profissionais fazem antes de ir dormir
Bom gosto, você tem?
Dicas e várias ideias para adotar o estilo wabi-sabi em sua casa
Identifique alguns sinais de que sua sala está precisando ser redecorada
Como usar redes na decoração
Tudo o que você precisa saber sobre shiplap + 40 ideias para inspiração
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *