Usos surpreendentes do azeite de oliva – Parte I

Gostou dessa postagem? Compartilhe com seus amigos

O azeite de oliva é um dos ingredientes mais importantes para você ter na sua cozinha. Além de ser maravilhoso para comer com saladas, massas, queijos e pães, o azeite de oliva é conhecido por fazer muito bem à saúde, sendo uma das gorduras mais saudáveis. Mas você sabia que ele também pode ter outras utilidades? A seguir listamos alguns usos que vão te surpreender…

1. DIMINUA A FREQUÊNCIA DAS VISITAS DE SEU PET AO VETERINÁRIO

Irritação na pele de seus animais de estimação pode ser bastante comum e um motivo para frequentes visitas ao consultório do veterinário. O azeite de oliva possui propriedades maravilhosas e pode diminuir a irritação da pele, principalmente as causadas por ressecamento ou pela ação de pulgas. Também é excelente para o tratamento de fissuras nas patinhas dos seus animais de estimação que podem ocorrer com mais frequência em temperaturas muito quentes ou muito frias.

2. MANTENHA SEUS MÓVEIS LUSTROSOS E HIDRATADOS

O azeite de oliva – assim como qualquer outro óleo vegetal – pode ser maravilhoso para os seus móveis de madeira. Uma pequena quantidade de azeite de oliva espalhada sobre as superfícies de madeira irá nutrir a madeira e ajudar a dar manutenção ao acabamento, mas você deve esfregar bem para ter certeza que não deixará resíduos para trás. Você pode colocar em uma garrafa com bico de spray ou apenas derramar algumas gotas sobre a superfície e esfregar com a ajuda de um pano limpo. Você também pode colocar algumas gotinhas de limão para dar um cheirinho fresco ao ambiente.

3. TENHA CABELOS COM CACHOS SEDOSOS E DE PROVOCAR ADMIRAÇÕES

Se você sofre com um cabelo muito seco e quer transformá-lo em um cabelo mais macio e com um aspecto mais brilhante, esfregue um pouco de azeite de oliva, começando das pontas e indo até a metade dos fios. Então seque o seu cabelo com um secador na temperatura mais quente possível e deixe descansar por 30 (trinta) minutos. Lave normalmente e aproveite o seu cabelo mais bonito!

4. MANTENHA SUAS FOLHAGENS BRILHANTES E VIÇOSAS

Pingue algumas gotas de azeite de oliva em uma bola de algodão limpo e passe delicadamente nas folhas de suas plantas. O azeite de oliva vai servir como um repelente natural da poeira e manterá as suas folhagens brilhantes e com um visual muito saudável.

5. MANTENHA SUAS LUVAS E ARTIGOS ESPORTIVOS DE COURO HIDRATADOS

Uma excelente maneira de manter as suas luvas esportivas – independentemente do esporte – e principalmente se forem de couro, é que você espalhe um pouco de azeite de oliva com ajuda de um pano limpo nas áreas ressecadas. Deixe agir por 30 minutos e então remova qualquer excesso que permanecer sobre o material.

6. MANTENHA SUAS FERRAMENTAS FUNCIONANDO ADEQUADAMENTE

O azeite de oliva é um excelente lubrificante natural para ferramentas feitas de metal. Você pode utilizar o azeite de oliva nas ferramentas e utensílios de cozinha e jardinagem para mantê-los lubrificados e protegidos da ação da água e da umidade. Apenas se certifique de que as superfícies metálicas estejam limpas antes de passar o azeite.

Leia também o outro texto que publicamos aqui no blog “Lar Doce Lar” sobre as utilidades para o azeite de oliva que muitas pessoas desconhecem: Usos surpreendentes do azeite de oliva – Parte II

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Os segredos de construir sabores na cozinha – primeiros passos
Usos e benefícios do bicarbonato de sódio – Parte I
Como tirar facilmente a pele de tomates
As incríveis utilidades da batata para solucionar problemas do dia a dia
Receitas de sopas nutritivas para dias frios
O que são probióticos
Algumas dicas para seu cão filhotinho crescer feliz e saudável

Gostou dessa postagem? Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *