Qual a melhor forma de secar roupas para facilitar sua vida?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Mãe e filha pendurando roupas

O segredo de não precisar passar as roupas é sabendo a melhor forma de secar. Ou, você conhece alguém que “adore” passar roupas?

Segundo algumas estatísticas, das tarefas domésticas, uma das mais “odiadas” é passar roupas, pois exige tempo, técnica, experiência e muita paciência.

Se você mesmo lava e passa suas roupas, aprendendo algumas dicas e truques terá essa tarefa muito facilitada ou mesmo eliminada do processo de lavagem de algumas roupas.

Qual a melhor maneira de secar roupas?

Cada tipo de roupa, ou de tecido no qual ela é confeccionada, exige um cuidado diferente no momento de lavar e passar.

Por melhor forma de secar roupas, significa facilitar passá-las, ou ainda, nem precisar passá-las.

Assim nossas dicas vão abranger todo o universo envolvido no processo de manter as roupas limpas, ligue-se nessas dicas e facilite muito sua vida.

No momento da compra de uma roupa, se você ficar em dúvida sobre qual escolher, opte pela que tenha o tecido que amasse menos ou que não precise ser passado depois de lavado.

Faça secagem das suas roupas da forma certa

Se você utiliza máquina para lavar suas roupas, não a encha demasiadamente, respeite os limites indicados pelo fabricante, pois, após a centrifugação, o peso excessivo de algumas roupas vai amarrotar as que ficarão esmagadas por elas.

Procure também colocar as peças mais pesadas por baixo e externamente, pois o seu peso será prejudicial às mais delicadas.

Utilize amaciante, mas não exagere, ao contrário do que muitos pensam, amaciante demais prejudica a lavagem e a passagem da roupa, além disso o excesso de amaciante deixa o toque no tecido ruim, perdendo toda a sua função.

Se você tem alergia aos amaciantes comerciais ou não gosta dos aromas disponíveis ou ainda não quer gastar muito com esse item.

Leia também a postagem “Amaciante de roupas feitos em casa, qual é a melhor receita?“, a propósito disso, você sabia que o vinagre branco é um amaciante de roupas excelente e pode ser utilizado puro na lavagem de roupas?

Pendure no varal as roupas imediatamente após o término da lavagem, se elas iniciarem o processo de secagem dentro da máquina ficará ainda mais difícil eliminar os amassados.

Sacuda bem as roupas antes der estendê-las no varal para que retomem sua forma original, se elas secarem amarrotadas dificultarão ainda mais a passagem.

Qual a melhor maneira de pendurar as roupas no varal?

Estenda as camisetas de malha, blusas de tricô, lã, linha e outras peças em algodão pelo meio da peça para não deformarem.

Pendure pelo cós (cintura) as calças, saias, calções, shorts e bermudas. Assim você vai evitar a necessidade de passar peças confeccionadas em tecidos mais pesados, como calças jeans e de sarja.

Pendure as meias pelo elástico e não pela ponta do pé.

Vestidos e camisas devem ser pendurados em cabides e não diretamente no varal, isso evitará a marca de prendedores, além disso, a maioria deles poderá ir direto do varal para para o armário, sem a necessidade de passar.

Pendure sutiãs, cuecas e calcinhas por uma das laterais.

Pendure as toalhas de mesa, toalhas de banho e roupas de cama pelo meio, sem amontoá-las para evitar a formação de frisos e a secagem desigual.

Leia também “Como lavar toalhas de banho“, que publicamos aqui no blog.

Onde e como as roupas devem secar

Não deixe as roupas secarem demais, isso dificulta muito passá-las e prefira secá-las ao vento do que ao sol. Isso porque a secagem ao vento é menos agressiva ao tecido e deixa-o mais macio.

Não amontoe as roupas quando for recolhê-las do varal, senão você perderá todo o cuidado tomado anteriormente.

Além disso, dobre-as o mais depressa possível, pois assim elas não vão voltar a amassar.

Assim, se você testar essas dicas da melhor forma de secar roupas que recomendamos, temos certeza de que vai aprovar.


Leia também:
Como fazer tie dye
10 alimentos que podem ser usados como produtos de limpeza
Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos
Você se preocupa com sua escova de cabelos?
Toalheiro térmico vale a pena?
Você sabe que o mofo causa doenças?
Como fazer para acabar com as traças das roupas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *