Você sabia que a jardinagem faz bem para a saúde?

Estudos comprovam que mexer com a terra não é apenas é um excelente exercício físico, mas é também um excelente antidepressivo, que modifica, em muito, nosso estado de espírito.

Já abordamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” esse assunto, relacionando os benefícios trazidos pelo hobby da jardinagem à saúde. No texto “A jardinagem e a saúde física e mental“, descrevemos muitos desses benefícios.

Agora, novos resultados de estudos reforçam ainda mais essa teoria, portanto, se essa é uma atividade que já despertou sua atenção, então tire suas luvas de trabalho da gaveta, ponha uma roupa adequada e mãos-a-obra, porque está provado que cavar e capinar não é somente um bom exercício físico, mas que também uma boa temporada de jardinagem aumenta a nossa saúde mental.

Foram comprovados, através desses estudos, que as pessoas que vivem em áreas ricas em vegetação têm melhorado a sua saúde física e mental, além disso, o nível de depressão tem diminuído sensivelmente nessas pessoas. Segundo o professor Tim Lang, da universidade de Londres, o contato regular com plantas e animais melhora nossa saúde física e mental. “Para um grande número de pessoas em nossa sociedade, que vivem com problemas de saúde física ou mental, o contato com a jardinagem pode ser muito benéfico. Tais atividades podem aliviar os sintomas de doenças graves, impedir o desenvolvimento de outras e introduzir as pessoas em um modo de vida que pode ajudá-las a melhorar o seu bem estar a longo prazo.”, explica o professor.

Em 2013, em Londres, foi criado um programa de terapia utilizando a jardinagem, que focou pacientes com problemas de saúde crônicos e de longo prazo, como diabetes, artrite e asma. O diretor do programa, Ed Rosen afirmou que “Nossos pacientes tendem a ser mais velhos e com isso tendem a desenvolver essas doenças a logo prazo. Eles também tendem a ser mais isolados socialmente que as pessoas mais jovens. Nós queríamos criar uma atividade que as pessoas iriam gostar e socializar.”

 
Mas, qual a explicação científica de que a terapia da jardinagem faz bem?

Foi descoberto que o contato com a terra tem um efeito para o cérebro similar aos antidepressivos. Em um estudo foi descoberta uma bactéria chamada Mycobacterium Vaccae, que é ingerida ou inalada quando as pessoas ficam em contato com o solo. Essa bactéria ativa um grupo de neurônios que produzem a serotonina, que regula o nosso humor e esses efeitos podem perdurar por até 3 semanas. Essa bactéria também está sendo estudada na melhora da artrite reumatoide e na função cognitiva.

Outro problema que afeta muitas pessoas e que é combatido com a atividade de jardinagem é o stress. Baixar o nível de stress  ajuda a diminuir a ansiedade, a insônia e aumenta a produtividade. Ao mexer na terra, plantar, colher, não percebemos o tempo passar, não pensamos em problemas. A jardinagem produz um efeito calmante e a concentração no que precisa ser feito é ótima para tirar da cabeça as preocupações do dia-a-dia. Além disso, exercita nosso corpo e, se plantarmos alimentos, ainda ajuda a melhorar a qualidade de nossa alimentação. Frutas e legumes sem aditivos químicos são o sonho de consumo de muitas pessoas atualmente, e você pode ter isso praticando essa atividade.

 
Mexer com plantas também exercita a nossa mente, pois utiliza várias de nossas funções cerebrais, como aprendizagem, resolução de problemas e percepção sensorial, mantendo a nossa mentes ativa. Uma série de estudos têm mostrado os benefícios de jardins terapêuticos para pacientes que sofrem de demência e doença de Alzheimer.

Depois de saber de todos esses benefícios, você pode ficar se perguntando, e daí? Eu moro em uma apartamento, não tenho espaço. Isso não importa, praticar a jardinagem em vasos é tão benéfica quanto a jardinagem praticada diretamente no solo. Se você ainda não tem uma plantinha em casa, leia algumas de nossas postagens, que listamos abaixo, sobre jardinagem e comece já.

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