Pessoas que leem livros vivem mais

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Pessoas que leem livros vivem mais

Será verdade que as pessoas que leem livros vivem mais?

De acordo um estudo feito pela Universidade de Yale e publicado na revista “Social Science Medicine“, as pessoas que têm o hábito de ler durante pelo menos 30 minutos diários são mais propensas a desfrutar de uma vida mais longa do que as pessoas que não cultivam esse hábito.

Segundo a conclusão desse estudo, está comprovado que ler livros traz benefícios muito além do lado intelectual. A análise considerou os padrões de leitura de 3.636 voluntários com mais de 50 anos de idade.

Pessoas que leem livros vivem mais, como foi feita a pesquisa?

Os dados obtidos indicaram que, em média, os leitores de livros sobreviveram quase dois anos a mais (cerca de 23 meses) que os não-leitores.

Os questionários foram feitos anualmente, ao longo de 12 anos, por telefone, tendo sido os pesquisados divididos em três grupos: os que leem mais de 3,5 horas por semana, os que leem até 3,5 horas por semana e os que não leem.

Os resultados mostraram que as pessoas que leem muito (mais de 3,5 horas por semana) têm 20% a menos de probabilidade de morrer e as que leem um pouco menos (até 3,5 horas por semana) têm 17% a menos de probabilidade de morrer em relação ao terceiro grupo.

Outros fatores, como o sexo e o nível de instrução foram levados em conta na realização da análise. Considerando esses outros fatores, as mulheres leitoras e com curso superior são o grupo que vive durante mais tempo.

O estudo da Universidade de Yale revelou que ao longo dos 12 anos de duração das pesquisas, 33% dos não-leitores morreram, contra 27% dos leitores.

A explicação para este fenômeno das vidas mais longas pode estar relacionado com o desempenho cognitivo que é necessário para ler livros.

Ainda segundo o estudo, as leituras profundas promovem um processamento mental lento e imersivo. Dessa forma, ele funciona de forma semelhante à meditação, que acontece quando o leitor relaciona as várias matérias contidas na leitura.

Ler livros reduz o nível de estresse

É justamente essa leitura profunda que promove o envolvimento cognitivo, melhorando assim o vocabulário, o pensamento lógico, a concentração e o pensamento crítico, analisam os autores do estudo.


Outra explicação encontrada pela equipe de pesquisadores para a questão da longevidade é o fato dos livros reduzirem o estresse, promoverem a empatia, a percepção social e a inteligência emocional, que são processos cognitivos que podem levar a uma vida mais longa.

Embora os investigadores tenham concluído que até 30 minutos de leitura diária possam ser suficientemente benéficos para a saúde, eles alertam que estes resultados só podem ser aplicados à leitura de livros.

“Jornais e revistas, possivelmente porque não envolvem tanto os processos cognitivos, não têm um efeito tão significativo”, afirmou Avni Bavishi, um dos responsáveis pelo estudo.

O próximo passo dos autores do estudo, para completá-lo, é avaliar se os efeitos de gêneros literários diferentes também têm efeitos diferentes na saúde dos leitores, pois esse componente o estudo não avaliou.

Além disso, outra questão que a pesquisa não estudou é considerar também livros virtuais e livros em formato de áudio. Sendo que eles podem ser mais propensos a quem gosta de ler praticando exercícios ou atividades não sedentárias.

Conclusão do estudo

Como resultado o estudo sugere que substituir as revistas, os jornais e a televisão, que são os meios de informação em que as pessoas dedicam consideravelmente mais tempo do seu dia, por livros, pode ajudar a ter uma vida mais longa e saudável.

Enfim, se até para a ciência as pessoas que leem livros vivem mais, então vamos ler?


Leia também:
Você curte suculentas? Selecionamos algumas curiosidades sobre elas
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor
5 maneiras para se livrar dos pensamentos indesejados e ainda mais 3 para os obsessivos
20 sugestões para cantos de leitura
Óculos bloqueadores de luz azul funcionam?
Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu!
40 fotos de suculentas plantadas em garrafas de vidro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *