Será que os aromas realmente são importantes e têm influência em nossa vida? Nesse artigo vamos esclarecer essa e outras dúvidas sobre aromas.
Vamos primeiro esclarecer a diferença entre aromaterapia e aromacologia, pois são termos que se confundem na língua portuguesa e são poucos os lugares onde se encontra a explicação do que significa cada um deles.
AROMATERAPIA OU AROMACOLOGIA?
O que é aromaterapia?
Aromaterapia é parte integrante da medicina alternativa, é uma terapia complementar utilizada para promover e manter a saúde e o equilíbrio físico e mental. Podemos dizer que é um complemento aos tratamentos alopáticos ou homeopáticos e tem por objetivo o bem estar completo do indivíduo e suas necessidades pessoais. A aplicação da aromaterapia é pessoal e específica, ou seja, para cada pessoa a ser tratada é necessário realizar avaliações, física e psicológica, antes de ser definido o caminho seguir.
Através do olfato, nosso corpo, automaticamente, manda mensagens para o uma parte do sistema nervoso que é responsável pelas nossas emoções. Então, quando o cérebro começa a sentir um aroma, ele reage à sua ação, e começa a mudar o nosso humor e o nosso estado de espírito.
Um determinado aroma tem o poder de despertar memórias de infância em algumas pessoas, assim como o mesmo cheiro de um determinado alimento pode abrir o apetite em alguns e provocar náuseas em outros. Ou seja, a influência dos aromas é diferente para pessoas diferentes.
É muito comum que uma pessoa tristonha fique um pouco mais alegre depois de se submeter a esse tipo de tratamento. O mesmo vale para outros perfis de comportamento, por exemplo, pessoas agressivas que ficam mais relaxadas e calmas ao se submeter a um aroma específico.
Os óleos utilizados na aromaterapia são 100% naturais e são extraídos de plantas, flores, raízes, folhas, sementes, ervas, madeiras e resinas. Posteriormente são misturados com outras substâncias, como óleo, álcool ou loção, para possibilitar a sua utilização de forma prática.
O que é aromacologia?
Aromacologia é a ciência que estuda o efeito dos aromas sobre a nossa mente. Os estudos feitos pela aromacologia vieram confirmar o que a medicina tradicional já dizia, através da aromaterapia, que os aromas podem causar efeitos intensos no organismo humano, em especial no cérebro.
Os aromas mais utilizados na aromacologia e que têm influência em nossas emoções foram agrupados por suas propriedades em comum:
- Aromas Calmantes e Relaxantes: Camomila, Chá Verde, Cheirinho de Bebê, Flor de Laranjeira, Lavanda, Alfazema;
- Aromas Estimulantes e Energizantes: Capim Limão, Cítrico, Canela, Erva Doce, Floresta, Gengibre, Jasmim, Jabuticaba, Limão Siciliano, Maracujá, Madeira do Oriente, Pêssego, Pitanga, Tangerina;
- Aromas Purificadores de Ambientes: Alecrim, Arruda, Alfazema, Canela, Capim Limão, Capim Cidreira ou Erva Cidreira, Lavanda, Mirra, Patchouly, Sândalo;
- Aromas Afrodisíacos: Morango com Champagne, Morango Silvestre, Madeira do Oriente, Rosas Vermelhas, Jabuticaba.
Resumo
Entendida e diferença? Em resumo, aromaterapia utiliza óleos naturais para tratar doenças específicas de um indivíduo; aromacologia é a utilização de aromas (naturais e sintéticos) pra influenciar nossos sentimentos e despertar emoções.
Por exemplo, a utilização de um aromatizador de ambientes é aromacologia e não aromaterapia. Ou seja, os aromatizantes de ambientes modificam algumas sensações em nossa casa, deixando-a mais perfumada e aconchegante, e não são um tratamento para doenças específicas.
- Chá Verde: Aroma sutilmente fresco de folhas. Revitalizante e revigorante, melhora o estado de espírito, criando uma sensação de bem-estar. Além disso, na cultura oriental representa paz e harmonia. Estimula a criatividade.
- Lavanda: Aroma floral e herbal fresco. Associada à ideia de limpeza, é usada para harmonizar o ambiente. É relaxante e afasta sentimentos de angústia, irritabilidade, agressividade e ansiedade, ajudando a combater a depressão e confere um sono tranquilo.
- Marine: Aroma cítrico, frutado e refrescante. Causa uma sensação envolvente e encantadora. Estimula sonhos, proporciona bem-estar, relaxa a mente e funciona como calmante. Abranda mágoas e é utilizado contra ressentimentos, afastando as energias negativas.
- Pachouly: Aroma amadeirado doce. Traz paixão para a vida, é estimulante sexual e esquenta o relacionamento. Também é sedativo e recomendado para fadiga e ansiedade. Há relatos de que é usado em casos de obesidade, pois diminui a compulsão alimentar.
- Pitanga: Aroma frutado, muito agradável e doce. Energizante eleva o nível das vibrações do ambiente, proporcionando alegria, coragem e muita descontração. Ideal para quem quer se sentir jovem e alegre.
Uma explicação final
Outro ponto importante a ser esclarecido é que os aromas não tem como objetivo eliminar os maus cheiros, que devem ser tratados de outra forma. Como por exemplo a que abordamos nesse texto sobre o Desodora, ou com a retirada do ambiente da fonte de mau cheiro. O objetivo dos aromatizadores é perfumar o ambiente, e não de misturar-se com cheiros ruins.
Os aromas têm sim influência em nossa vida e cada aroma tem efeitos diferentes ao ser inalado.
Por fim, uma opção interessante é, além eliminar os maus cheiros de um ambiente, inserir nele um perfume adequado, sugerimos também a leitura do texto “Saiba como perfumar os ambiente da sua casa”.
Leia também:
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Citronela funciona para espantar mosquitos?
Por que usar sabonetes artesanais? E qual a diferença entre sabonetes artesanais e industrializados?
Você sabia que produtos antibacterianos podem fazer mais mal do que bem?
Qual o melhor aroma do mundo?
Nota 10
Muito bom!
Muito bom, interessante e apropriado.
Gostei!!!