Se você vai comprar um sofá novo, selecionamos dicas para escolher sofá que com certeza poderão te ajudar a tomar a decisão de qual é o sofá ideal para você.
O sofá é um móvel muito importante em todas as casas. Sentados ou deitados, sozinhos ou acompanhados, assistindo TV ou conversando com amigos, é onde ficamos grande parte do nosso tempo quando estamos em casa. Ele deve ser confortável, prático e durável.
Como escolher o sofá certo e não se arrepender da compra?
Por ser um móvel grande, geralmente é a peça que mais chama a atenção na decoração da sala. Um bom sofá dura, em média, 10 anos e por isso deve ser muito bem escolhido. Portanto, devemos levar em consideração o objetivo principal do uso do sofá, o seu tipo, o material e o seu tamanho. Além disso, e não menos importante, o espaço disponível no ambiente onde será inserido.
Dicas para escolher sofá que combine com o que você procura
Tipos de uso do sofá
Se a destinação principal de sua sala for para receber visitas, recomendamos comprar um sofá de linhas mais retas. Assim como, ele deverá ter espuma mais firme, para que fique confortável para pessoas ficarem sentadas conversando.
Caso haja espaço no ambiente e seja necessário acomodar muitas pessoas, o sofá em “L” é a melhor opção. Também pode-se optar por dois sofás ou um sofá e duas poltronas e alguns pufes para ampliar o número de acentos disponíveis.
Para assistir televisão, o ideal é um sofá bem fofo e aconchegante, com encosto reclinável e chaise. Contudo, se houver mais moradores na casa e espaço suficiente para abri-lo, um sofá retrátil. Se você gosta de deitar no sofá, procure um com braços mais baixos e estofados para a cabeça ficar confortável. O tecido deve ter o toque suave e não esquentar.
Tipos de sofá
Chaise-longue
Formato ideal para esticar e relaxar as pernas depois de um longo dia de trabalho. Pode ser independente ou acoplado ao sofá. Esse tipo de sofá tem se popularizado muito pelo conforto que proporciona, principalmente em ambientes nos quais o sofá pode ser colocado em um canto.
Sofá retrátil
Para salas de televisão ou home theater, o sofá retrátil é muito bom. Assim, é possível esticar as pernas e assistir ao seu filme favorito de uma maneira muito confortável. Ele também é prático e funcional, basta expandi-lo! Alguns têm encostos de cabeça reclináveis, o que o torna ainda mais confortável. Como é versátil, esse modelo é muito interessante para quem tem uma sala com duas funções, assistir televisão e receber amigos.
Sofá de canto
O sofá de canto proporciona um maior aproveitamento de espaço. É ótimo para pequenos espaços e acomoda mais pessoas. Ainda que o acento do canto não seja muito prático, com algumas almofadas é possível deixá-lo mais confortável.
Sofá-cama
Esse é um prático dois-em-um, um sofá para conviver com suas visitas e uma cama para que que seus hóspedes possam dormir confortavelmente. Normalmente é um sofá estreito, mas com profundidade maior, dependendo da forma como a cama se abra.
Sofá padrão
Existem muitos modelos e tamanhos disponíveis. Pode ser usado em qualquer ambiente, varia muito em largura, profundidade, tamanho dos braços e altura do encosto. Enfim, como é um sofá com uma única finalidade, existem design muito criativos para esse formato.
Materiais utilizados
Estrutura do sofá
Dê preferência a uma base sólida e que inclua pés. Se a estrutura do sofá for de boa qualidade ele irá durar muito mais tempo. Quando as molas ou a espuma estiverem gastas, você poderá mandar restaurá-lo, porém, se a estrutura estragar, será muito difícil continuar com ele.
Enchimento do sofá
A melhor opção de enchimento é espuma de alta resistência ou espuma de poliuretano. Essas espumas proporcionam um maior conforto, durabilidade e evitam a rápida deformação do sofá, assim como a acumulação de ácaros. As molas devem ser juntas e bem apertadas, se ao sentar para testá-lo você ouvir um algum estalo escolha outro sofá! Isso acontece porque as molas não são bem encaixadas.
Revestimento do sofá
Avalie a aparência, o toque e os cuidados que serão necessários no dia-a-dia para preservar aquele tipo de revestimento.
Sofá de couro
Sofá de couro, quando hidratado regularmente, tem maior durabilidade, é mais fácil de limpar e é ótimo para quem tem alergias. É difícil encontrar couro legitimo e esse material encarece o sofá. Existem ótimas opções em couro sintético. Se você tem crianças, ou animais domésticos é uma ótima escolha. Muito cuidado com os gatos, eles afiam as unhas no couro;
Sofá de camurça
A camurça exige muito mais cuidados, é mais difícil de limpar. Além disso, ela deve ser impermeabilizada antes de começar a usar e depois de algum tempo de uso. O Suede, é um tecido que imita a camurça, tem várias texturas e tem um custo bem menor, é o tecido mais utilizado atualmente;
Sofá de tecido comum
Tecidos comuns (Chenille, suede, veludo ou poliéster), são uma opção bem mais econômica, existem vários tipos, cores e padrões. Optando por esse material, mande impermeabilizar ao comprar o sofá, isso aumentará a resistência do tecido. Se tiver crianças ou animais domésticos em casa utilize capas, ou mantas, que podem ser trocadas e lavadas. Tome cuidado com a sarja e o linho, pois sujam com muita facilidade e não são fáceis de limpar. Devem ser impermeabilizados com maior frequência que a camurça;
Sofá de aquablock
Os Tecidos aquablock são ótimos para ambientes externos, resistentes a água e fáceis de limpar. Porém, o estofado não fica tão fofo a agradável ao toque como os tecidos comuns. São bem resistentes a gatos, eles não conseguem afiar suas unhas nesse tipo de tecido, pois sua trama é bem fechada.
Essa é uma das dicas para escolher sofá fundamental!
Quanto à cor, o ideal é escolher uma neutra, que resista às modas e mudanças (de casa ou de humor). Assim você poderá variar o ambiente, completando com almofadas e mantas coloridas e que são mais fáceis de substituir. Tecidos estampados são ótimos para quem tem criança, ajudam a disfarçar pequenas sujeiras. Só tenha cuidado com as combinações.
Tamanho do sofá e o espaço disponível
Os sofás variam muito de tamanho e também podem ser encomendados em medidas personalizados. As medidas mais comuns ficam entre: Profundidade: entre 90 e 110 cm; Largura: sofás de 3 lugares entre 190 cm e 220 cm e de 3 lugares entre 160 cm e 180 cm.
Essas medidas variam muito em função da largura dos acentos, largura dos braços e modelo do sofá. Antes de ir à loja ver as opções disponíveis, tire as medidas do local onde ele será colocado. E, se possível, depois de escolher o sofá, e antes de comprá-lo marque no piso, com papel ou fita, o espaço que ele ocupará.
Então, avalie algumas situações. A posição das tomadas nas paredes, o espaço para mesas laterais, mesa de centro e a circulação das pessoas. Por exemplo, se você for distribuir dois sofás em “L” observe se as pessoas não vão bater os joelhos quando estiverem sentadas.
Entre as dicas para escolher sofá, talvez uma das mais importantes é o encosto.
Considere também a altura do encosto. Quanto mais alto o encosto maior o sofá parecerá. Se o sofá ficar de costas para uma parede, essa altura geralmente não é um problema. No entanto, se ele ficar separando ambientes, é melhor escolher modelos com encosto mais baixo.
Conclusão
Últimas dicas para escolher sofá antes de comprar. SEMPRE experimente!
Perca o constrangimento e use o sofá na loja como faria em sua casa. Verifique se ao sentar ou ao deitar nele você fica confortável. Faça isso em todos os sofás que você escolheu.
Além disso, nesse momento seja egoísta, pense somente em seu conforto, afinal você é quem vai usar este móvel. Afinal, ninguém merece um sofá lindo e desconfortável.
Leia também:
Decoração, acerte nas cores
5 plantas para cultivar dentro de casa
Sofás em promoção: dicas para não errar na escolha
12 ideias para camas feitas utilizando pallet
Você mora em uma casa ou um lar?
5 maneiras caseiras para se livrar dos ácaros
Adorei o site, parabens!!