Tudo sobre Kalanchoe, como plantar e como cuidar da Flor da Fortuna

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 7 minutos

kalanchoe

De origem africana, a Kalanchoe pertence à família dos cactos (crassuláceas) e é uma planta com folhas suculentas, por isso é muito resistente ao calor e aos climas secos, exigindo assim pouca água.

Além das lindas folhas suculentas, o que caracteriza a Kalanchoe é sua beleza rústica assim como suas flores pequenas e delicadas em formato de buquê.

As cores mais populares das flores de Kalanchoe são vermelha, laranja, amarela, rosa, lilás e branca, mas é possível encontrá-la em outras tonalidades.


Muito popular no Brasil, a Kalanchoe abrange várias espécies com características bem distintas entre si. Essas espécies também são chamadas por outros nomes, como: Flor-da-fortuna, Kalandiva, Calanchoê, Mãe de Milhares, Calancoê, Calandiva, Flor-do-papai, Saião, Erva-da-costa, Coerana e Eoirama-branca.

Nesse texto vamos procurar explicar tudo para que você possa cultivar essa planta linda e muito resistente tanto em espaços internos, como em espaços externos da sua casa.

Uma curiosidade é que quando a Kalanchoe blossfeldiana (Flor-da-fortuna) – a mais popular aqui no Brasil – é dada como presente, então isso significa que a pessoa que está presenteando deseja prosperidade, fortuna e felicidade à outra pessoa.

Conforme dito acima, o gênero Kalanchoe contém um número enorme de variedades, abaixo vamos listar apenas algumas delas para você perceber as diferenças entre elas.

Tipos de Kalanchoe mais populares
Kalanchoe Blossfeldiana (Flor-da-fortuna)

Uma das mais preferidas na decoração de interiores e pelos jardineiros amadores pelo formato das suas flores. O seu período de floração vai do início do inverno até o final da primavera. Suas flores podem ser vermelhas, rosas, laranjas, brancas, amarelas, entre outras cores. Atinge até 30 centímetros de altura em vasos e até 60 centímetros se plantada diretamente no solo.

Kalanchoe Blossfeldiana

Kalanchoe Daigremontiana (Degremona ou Mãe de Milhares)

É uma das mais populares no Brasil. A principal característica desta espécie é sua alta capacidade de propagação através dos brotos que caem das folhas. Quando eles entram em contato com solo fértil nascem e se desenvolvem facilmente. A Mãe de Milhares é venenosa quando ingerida, podendo ser fatal para crianças e animais domésticos, por isso seu cultivo exige muito cuidado. Em vasos chega em até 50 centímetros de altura, plantada diretamente no solo, pode atingir até 2 metros.

Kalanchoe Daigremontiana

Kalanchoe Pinnata (Pinado ou Folha da Fortuna)

Essa variedade tem propriedades medicinais. Sua reprodução pode ser feita através de estaqueamento enraizando na areia ou pela formação de brotos nas folhas quando estas tocarem o solo. Pote atingir até 1 metro de altura.

Kalanchoe Pinnata

Kalanchoe Fedtschenkoi (Marginata ou Fantasma)

Nessa espécie as folhas têm as margens rendadas e sua cor é acinzentada. As suas flores são laranjas e pendentes (apontam para baixo) e sua floração ocorre no inverno. As variegatas têm as bordas branco rosada e são muito usadas em projetos de paisagismo. Multiplica-se através de estaquias com as raízes ou os brotos que crescem nas suas folhas.

Kalanchoe Fedtschenkoi

Kalanchoe Laetivirens (Mãe de Milhares)

De muito fácil cultivo e multiplicação através das mudas que nascem nas bordas das folhas e caem no solo. Além disso, essa espécie se desenvolve bem tanto no sol pleno como em meia sombra.

Kalanchoe Laetivirens

Kalanchoe Gastonis-bonnieri (Orelha de burro)

Recebeu esse nome popular em função do formato das suas folhas lembrarem orelhas de burro. É muito usada em paisagismo em função das suas folhas conterem manchas marrons ou vermelhas e ainda serem verdes prateadas e, portanto, se destacarem das outras plantas. Sua floração é no inverno e suas flores são amarelas ou brancas. Elas são formadas por pares de lados opostos, numa similaridade quase perfeita. Podem atingir até 50 centímetros de altura. Sua propagação se dá através das mudas com raízes que se formam na ponta das folhas adultas que tocam o solo.

Kalanchoe Gastonis-bonnieri

Kalanchoe Manginii (Mangina)

Essa espécie é perene e ótima tanto para jardins como para vasos mesmo sem flores. Apresenta várias ramificações e suas folhas são arredondadas e podem ser verde claras ou roxas, enquanto suas flores são vermelhas alaranjadas, têm formato de sino e são pendentes. Sua floração ocorre no final do inverno e é uma planta perfeita para decorar pendurada.

Kalanchoe Manginii

Kalanchoe Orgyalis (Colher de cobre)

Essa variedade tem folhas com uma coloração que lembra cobre, formando um arbusto diferente e bonito. Seu crescimento é lento, mas pode atingir até 3 metros de altura plantada diretamente no solo. Sua propagação é feita por estaquias ou através dos brotos que nascem nas suas folhas. Por fim, exige sol a pleno para suas folhas ficarem acobreadas, se plantadas à meia sombra suas folhas ficam mais esverdeadas.

Kalanchoe Orgyalis

Kalanchoe Hilderbrandt (Colher de prata)

É chamada de colher de prata em função de suas folhas serem muito semelhantes ao formato dos talheres e suas cores serem acinzentadas. Pode atingir até 40 centímetros e sua floração acontece durante os meses de inverno, além disso, suas flores são pequenas e laranjas.

Kalanchoe Hilderbrandt

Kalanchoe Thyrsiflora (Orelha de Elefante)

Essa variedade tem folhas grandes e em formato de orelhas de elefante. A meia sombra suas folhas são verde-azulado e no sol pleno são vermelho-rosado. Pode atingir até 60 centímetros de altura, formando touceiras lindas e com poucas ramificações. Então, na primavera ela forma uma inflorescência alongada e paniculada com flores amarelas. Após o floração, surgem rosetas com raízes que podem ser replantadas.

Kalanchoe Thyrsiflora

Kalanchoe Thyrsiflora

Assim, as muitas outras espécies de Kalanchoe possuem variações de uma ou de outra que apresentamos acima. Portanto, se você é uma pessoa entusiasta dessa planta e pretende diversificá-la, montando uma coleção em sua casa, tenha a certeza que terá muito trabalho pela frente.

Como já comentamos acima, a Kalanchoe mais popular no Brasil é a Flor-da-fortuna (Blossfeldiana), que tem uma forma diferente da maioria das variedades – onde a beleza está mais localizada nas folhas -, sendo assim, nela a beleza está nas flores, em suas cores, formatos e tamanhos variados.

As flores da Flor da Fortuna têm um formato semelhante a uma rosa, entretanto bem menor, suas pétalas formam círculos sem o miolo aparente.

Se a forma de plantar e o cuidado necessário da maioria das variedades é semelhante ao plantio e aos cuidados das suculentas (por serem da mesma família). No entanto, a da Kalanchoe Blossfeldiana é um pouquinho diferente, em função de sua forma, portanto vamos descrever separadamente como fazer para cultivá-la.

Como plantar e como cuidar da Flor-da-fortuna

Você pode plantar a Kalanchoe Blossfeldiana em ambientes fechados ou abertos, em vasos ou direto no solo. Além disso, resiste ao frio e ao sol forte, portanto, é de multo fácil cultivo. Mesmo no inverno, quando a maioria das plantas não florescem, ela continua florescendo.

Suas flores abundantes e coloridas podem decorar os mais diversos ambientes, a sala, varanda, cozinha, quartos e banheiros. Entretanto, ela se sai melhor em ambientes mais iluminados. Portanto, se você for colocar os vasos em locais que não recebem luz solar direta, faça um rodízio entre elas, colocando-as para tomar sol, caso contrário elas não irão florir.

kalanchoe em vaso

Você pode plantá-la em vasos pequenos, vasos grandes, jardineiras, ou diretamente no solo, individualmente ou com outras plantas, formando maciços coloridos.

Tipos de substratos

Se for plantá-la em vaso, então use um substrato rico em matéria orgânica, poroso e com uma excelente drenagem. Portanto, se você for fazer a mistura, a ideal é uma parte de terra comum, uma parte de terra vegetal e duas partes de areia.

Mesmo quando não está com flores, a Flor da Fortuna ainda mantém sua capacidade de decorar pelas suas folhas suculentas, mas, conforme explicamos acima, essa não é a característica forte desta variedade. Assim, se você a mantiver sem luz solar direta, suas folhas ficarão verdes. No entanto, se ela ficar exposta à luz do sol suas folhas adquirirão um tom vermelho.

A Flor-da-fortuna necessita de solo fico e fértil e pouca rega. O excesso de água favorece a proliferação de fungos e apodrece a planta. No entanto, a falta de água deixa a planta amarela e desnutrida, perdendo rapidamente suas flores e até as folhas.

Sempre que as flores completarem o seu ciclo e secarem, é preciso podar o galho que continha as flores para preparar a planta para a nova floração. Além disso, será útil fazer uma nova adubação para as novas flores crescerem fortes e durarem por mais tempo.

Saiba o que está plantando

É importante também, se possível, saber a origem das novas mudas que você pretende plantar. Isso porque algumas variedades disponíveis para venda podem ter recebido algum tipo de tratamento para cultivo intenso. Sendo assim,  após algum tempo depois de compradas acabam definhando pela falta de fertilizantes específicos.

De um modo geral, você deve tratar todas as variedades de Kalanchoe da mesma forma que trata as suculentas. Mas, ao primeiro sinal de que a planta não está se desenvolvendo como deveria, analisar, através dos sintomas, o que pode estar causando isso.


Leia também:
Como cultivar Hissopo (Erva Sagrada)
12 erros que devem ser evitados ao montar um jardim
Saiba quais são os aromas que atraem boa energias
Como cuidar de suculentas
Como cultivar babosa (aloe vera)
Plantas para manter o jardim florido no inverno

Compartilhe...

30 comentários em “Tudo sobre Kalanchoe, como plantar e como cuidar da Flor da Fortuna

  1. Zulma Pessoa disse:

    Porque minhas plantas tem muitas folhas kalanchoe

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Zulma, não sei se entendi sua dúvida. Mas se sua kalanchoe estiver com muitas folhas, você pode podá-la sem nenhum problema, isso não vai prejudicá-la.

  2. Georksan Maria da Paz disse:

    As flores quando morrem, podemos corta-las?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá. Pode cortar sim, até é interessante que se faça isso, além de podas nas folhas, isso estimulará novas florações e o desenvolvimento da planta.

  3. Ana Carmen Rodrigues disse:

    Oi, me chamo Ana. Minha Kalanchoe está com algumas folhas comidas. Ainda não encontrei o problema. O que pode estar comendo as folhas? Obrigada!!!

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Ana. Geralmente é lagarta ou formiga que comem as folhas, mas você precisa observar melhor. As formigas em uma noite podem comer um pé inteiro. Mas se apenas partes das folhas estão sendo comidas e não inteiras, provavelmente sejam lagartas.

      • Luciane disse:

        Queria saber quanto tempo de vida elas tem? procurei em todo lugar mais só fala do tempo q florescem.

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Luciane, bem cuidadas elas podem durar até 7 anos.

  4. Regina disse:

    Olá, me chamo Regina, a minha kalanchoe parece está inundada, mas o solo está quase seco

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Regina, ela pega sol? É muito importante para a kalanchoe tomar sol.

  5. Claudia disse:

    Boa tarde!!!!
    A minha coloquei em um vaso bem grande. Ela cresceu e ficou enorme, mas não dá mais flores. Já estamos no início da primavera e nem sinal dos botões. O que eu faço?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Claudia, você precisa podar a cada floração para voltar a florir. Basta cortar um pouco abaixo de onde a flor secou

  6. Jucelei Araújo disse:

    Gostaria de qual o tipo de vaso devo plantar a kalanchoe. Vaso fundo ou raso, ou tipo bacia?
    Vou ter minha primeira experiência 😄 obrigada😸

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Jucelei, é melhor um vaso mais estreito e mais fundo, senão as raízes logo sairão por baixo

  7. Sheila Santos disse:

    Olá. acabei de comprar uma blosfeldiana com bastante flores e botões ainda pra serem abertos, porém ela tem algumas folha que estão absurdamente grandes e queria saber se posso tirar somente estas folhas muito grandes pra ela respirar melhor (elas ficam em ambiente externo e recebem luz boa parte do dia e algumas horas de sol direto). obrigada

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Sheila, pode sim, mas procure cortar e não arrancar. Utilize uma tesoura limpa para não contaminar a planta

  8. Maria Aparecida Sauka disse:

    Minha calonchoe da fortuna nunca floresceu por que será?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Pode as pontas dos cabos onde já deu flor e enriqueça com adubo para flores

  9. Fernanda Fernandes disse:

    Qual adubo posso misturar na terra para fazer a troca de vaso?
    Que tipo de substrato é mais indicado?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Fernanda, substrato orgânico e adubo para flores.

  10. Fernanda Fernandes disse:

    Minha kalanchoe ficou com as folhas toda coberta por uma camadinha branca parecendo um fungo.
    Como posso resolver isso?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Fernanda, isso é excesso de umidade, você pode tratar sua planta, mas depois deve colocá-la em um lugar mais seco e, se possível, com sol.

  11. Luciana disse:

    Minha kalonchoe está com a ponta das folhas seca torradas , o que pode ser?

  12. Monica disse:

    Plantei 3 pés de flor da fortuna juntos, no chão, mas as flores começaram a ficar parecendo podres, estavam bem coloridas e agora estão bem feias. Será que plantei muito juntas?

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Monica, as flores são cíclicas, corte-as quando ficarem feias e virão outras.

      • Giovana disse:

        Posso plantar minha kalachoe em uma terra de suculenta ou é melhor que seja outra?

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Giovana, quanto mais rico o solo que você oferecer para sua kalanchoe mais exuberante ela vai ficar. Se você colocá-la em um solo mais pobre e arenoso, então procure adubá-la mais seguido.

        • Elisabete fagundes disse:

          Qual melhor lua para replantar a calachoe ?

          • Lar, Doce Lar disse:

            Olá Elisabete, o período ideal é na lua crescente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *