5 dicas para você economizar e otimizar seu tempo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

economizar e otimizar tempo

Você sabe como economizar e otimizar seu tempo?

Algumas pessoas não se importam com isso, mas se você é daqueles que não suporta perder seu precioso tempo com atividades inúteis – ou simplesmente quer otimizar o seu dia o máximo possível – organizar suas tarefas e diminuir o tempo que você passa fazendo coisas não produtivas ou que não sejam agradáveis, essa otimização é essencial.

Como aproveitar melhor o tempo?

A seguir listamos algumas dicas que vão fazer o seu dia ficar mais organizado, para dessa forma você ter mais tempo para fazer o que quiser.

Dicas para economizar e otimizar o tempo

Para economizar e otimizar o tempo é preciso ir além do tempo em que estamos envolvidos com tarefas, mas organizar nosso dia de uma forma geral.

1. Organizar o Sono

Primeiramente, organize seu sono e planeje o horário que você vai se levantar. Assim, se você é daquelas pessoas que programa o seu celular para despertar a cada 10 minutos e fica lutando para se levantar, saiba que isso tem cura!

Como o nosso sono se dá em ciclos, nem sempre dormir mais tempo significa acordar mais descansado. Assim, considerando as durações dos ciclos do sono, calcule o tempo que você vai dormir em ciclos de uma hora e meia.

De acordo com essa teoria, dormir por 6 horas (equivalente a quatro ciclos de 1 hora e meia) deixaria a pessoa mais descansada do que dormir durante 7 horas seguidas.

Além disso, outra sugestão é deixar o seu celular longe da sua cama, fazendo com que você tenha que levantar da cama para desligá-lo.

2. Organizar a Casa

Dedique uns minutinhos do seu dia para organizar tudo que estiver desorganizado na sua casa.

Se você escolher um determinado período do seu dia e eleger aquele como o momento de organizar pequenas coisas da casa, então pode ter certeza que você perderá muito menos tempo com limpezas e arrumações.

Tente dedicar uns quinze minutinhos antes de você ir deitar para guardar as coisas que estiverem fora do lugar, ou para colocar no lixo tudo o que precisa ser descartado, como papéis que estejam rolando pela casa.

3. Organizar o dia seguinte

Organize na noite anterior as suas arrumações e suas necessidades para a manhã seguinte.

Tente deixar seus lanches já separados, sua mochila ou pasta organizada e, melhor ainda, a roupa que você pretende vestir já separada (se houver uma mudança repentina de temperatura, é mais rápido, eventualmente, você ter que escolher uma nova roupa, do que ter que fazer isso todos os dias quando acorda).

Além disso, você vai poupar muito tempo na sua manhã (e talvez até te renda alguns minutinhos adicionais de preguiça na cama).

4. Organizar sua agenda de compromissos

Se necessário, volte às raízes e compre uma agenda física de papel.

Embora nossos celulares e tablets nos apresentem uma infinidade de ferramentas para organizar nossas tarefas e compromissos, nada supera ter uma boa agenda sempre à mão.

Isso porque, anotar à mão as suas tarefas fará com que você as registre melhor na sua memória.

Tente também adotar o hábito de fazer um levantamento de todas as suas tarefas do dia durante a manhã, considerando as prioridades e quanto tempo cada uma deve levar.

5. Focar na produtividade

Pesquise sobre técnicas de produtividade.

Por incrível que pareça, existem por aí muitos métodos científicos (e outros nem tanto científicos) que prometem melhorar muito a sua produtividade.

Um desses métodos mais famosos é o Método Pomodoro, criado por Francesco Cirillo.

O que é a Técnica Pomodoro?

O Método Pomodoro foi desenvolvido no final dos anos 1980, como explicamos acima, pelo italiano Francesco Cirillo. Ele estava em busca de uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos durante a época em que cursava a universidade.

Para marcar o tempo, Francesco usou um timer de cozinha que ele possuía em formato de tomate (pomodoro, em italiano). A cada 25 minutos seu timer emitia um sinal. Durante esse tempo antes do sinal, ele se concentrava nas suas tarefas sem nenhuma interrupções, mantendo-se 100% focado.

Mais tarde, no ano de 1992, Francesco divulgou sua técnica, que havia funcionado tão bem para ele.

Como funciona o Método Pomodoro?

De uma forma resumida, o Método Pomodoro sugere que você divida suas atividades em blocos de 25 minutos – assim, durante esses 25 minutos você faz suas atividades sem interrupções, descansando 5 minutos ao fim.

A cada quatro períodos de 25 minutos, intercalados com períodos de 5 minutos de descanso (totalizando 2 horas), então faça um intervalo de 30 minutos.

Nos 5 minutos de intervalo e nos 30 minutos posteriores às 2 horas, faça outras tarefas que não sejam ligadas à atividade que você está se dedicando nos 25 minutos de contagem de tempo ou não faça nada, somente descanse.


Leia também:
10 coisas que os organizadores profissionais fazem antes de ir dormir
Como manter seu quarto bem organizado
22 soluções inteligentes para organizar a casa escondendo objetos
5 plantas para cultivar dentro de casa
Dicas para organização de armários
Descubra 11 hábitos de pessoas verdadeiramente felizes
Você mora em uma casa ou um lar?
Adotando essas práticas você poderá economizar muito dinheiro

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *