9 coisas em sua casa que poderão deixar seu animal de estimação doente

Quem tem um bebê peludo deve saber que precisa ter muito cuidado com o que fica ao alcance dele. Filhotes são curiosos e tendem a cheirar e comer tudo que chama a sua atenção. Nossa casa é cheia de plantas, alimentos, medicamentos e até mesmo produtos de limpeza que a maioria das pessoas não sabe serem tóxicos e perigosos para os animais.

Veja abaixo 9 itens que podem parecer inofensivos, mas que podem causar muito mal aos filhotes. Se você tem pet em casa e se preocupa com sua saúde, procure manter esses artigos fora do alcance dele.

MASSA DE PÃO

Mesmo que alguns tipos de comida sejam seguros para dar ao seu filhote como um petisco antes do jantar, massa crua, não é um deles. A massa poderá expandir em seu estômago e como consequência disso, acabar cortando o fluxo sanguíneo. Será necessária uma cirurgia para reparar esse dano. Além disso, levedura produz álcool, que poderia levar a convulsões ou insuficiência respiratória.

LÍRIOS

Se você tem lírios plantados em vasos ou canteiros, tome cuidado. Os lírios podem causar insuficiência renal em gatos e alterações de ritmo cardíaco ou morte em cães e gatos. Outras plantas tóxicas que devem ser evitadas em casa são azaleias, visco e philodendron (também conhecido como imbé). Se você gosta de lírios, não precisa descartá-los, apenas tome precaução para que o seu pet não tenha acesso a eles, cerque-os, ou coloque-os fora de alcance. 

MEDICAMENTOS

Os analgésicos, medicamentos em geral, vitaminas e até mesmo pomadas ou cremes (cães adoram mastigar os tubos e acabam por estraçalhá-los, consumindo o seu conteúdo) devem ser mantidos fora de alcance, mesmo que eles tenham sido formulados para ajudar a saúde de humanos, eles podem ser tóxicos para os animais. Além disso, mesmo que não sejam tóxicos em pequenas quantidades, podem ser prejudiciais com um consumo elevado.

OSSOS DE GALINHA

Os ossos de galinha tendem a criar pontas quando triturados e acabar fincando na garganta dos cães. Se você quiser dar ossos para seu filhote, os melhores são os de gado. Pode ser mais seguro dar brinquedos de dentição encontrados em lojas especializadas, porém tome cuidado para que esses brinquedos não tenham partes pequenas, pois com quase toda a certeza ele acabará por destruí-lo.

CEBOLA

Cães adoram o aroma da cebola e, se essa estiver ao seu alcance podem acabar pegando alguma para brincar e roer, porém a cebola pode causar anemia e irritações gástricas em cães. O alho também pode causar os mesmos problemas, pois, assim como a cebola, possui a substância tiossulfato, causadora desses problemas, porém o alho contém quantidades muito menores que a cebola. 

CHOCOLATE

Provavelmente o chocolate seja um item importante em seu armário para matar aquela vontade que surge a qualquer hora. Para nós o chocolate é um manjar maravilhoso, mas para os pets é muito venenoso. Lembre que o olfato dos cães é muito mais desenvolvido que paladar, portanto, se você quiser agradar seu filhote compre petiscos apropriados para ele e evite alimentos que contenham açúcar.

FIO DENTAL

O fio dental é muito fácil de engolir, e quando isso acontece, torna-se muito perigoso pois pode causar bloqueios intestinais ou estrangulamento em seu animal de estimação. Não deixe nem a caixinha fechada ao alcance deles, é muito fácil roê-la e ter acesso ao seu conteúdo. Outros itens semelhantes que você deve retirar de alcance são cordas, fios e elásticos.

TABACO

Se você ou qualquer pessoa que frequenta sua casa fuma regularmente, mantenha seu maço de cigarros fora do alcance de gatos e cães. A ingestão de nicotina pode levar a vômitos, tremores, colapso e morte em animais. Tome muito cuidado também ao descartar as baganas de cigarro, não deixe em cinzeiros ou em algum lugar ao alcance deles, tanto a nicotina contida nessa sobra como o filtro do cigarro são muito prejudiciais.

PRODUTOS DE LIMPEZA

Tome cuidado para que os produtos de limpeza fiquem armazenados fora do alcance de seus pets. Os frascos são atrativos para morder. Também tenha cuidado com baldes com os produtos diluídos em água. Mesmo com água a disposição, os animais são curiosos e podem beber água dos baldes.

Se você quer ter sempre seu pet saudável e feliz, recomendamos também a leitura do texto “A casa e os animais de estimação“, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar”, que também contém dicas de possíveis perigos para seu animalzinho e sugere adaptações que podem ser feitas em sua casa para uma convivência pacífica e prazerosa.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
10 passos para preparar sua casa para um filhote de gato
Cachorros e jardins combinam?
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor
Os cuidados para o verão
Vasos autoirrigáveis
A casa e os animais de estimação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *