A jardinagem e a saúde física e mental

Você gosta de jardinagem? Se você já plantou alguma semente ou mudinha, que brotou, certamente acompanhar o nascimento e o crescimento da planta lhe trouxe uma enorme sensação de alegria e orgulho, não é verdade?

É fato comprovado, através de estudos científicos, que a jardinagem não beneficia somente as plantas, mas também o jardineiro, a sensação de ser responsável pelo seu nascimento e crescimento é muito gratificante, eleva o emocional e aumenta substancialmente o humor. O processo de cultivar plantas faz bem tanto para a saúde física como para a mental e, por isso, é muito utilizado como terapia complementar no tratamento de várias doenças, como depressão, baixa autoestima e câncer. Ser responsável por um ser vivo eleva a autoestima dos pacientes. Pessoas com problemas mentais sentem-se muito mais descontraídos ao trabalhar em um ambiente bonito e pacífico.

Cuidar de plantas também é considerada uma atividade física, que aumenta a força, agilidade e resistência da pessoa envolvida. Cavar a terra, afofar, adubar, plantar, limpar o jardim, podar, pode até ser melhor do que frequentar uma academia, além de ser muito mais prazeroso para grande parte das pessoas, são exercícios continuados que podem queimar mais calorias do que uma corrida, ou andar de bicicleta.

Quanto aos benefícios para a saúde mental, tanto para pessoas com alguma doença, como para as pessoas saudáveis, vários estudos também demonstraram a eficiência do envolvimento com as plantas, pois é uma atividade muito relaxante, que ajuda a diminuir as preocupações e frustrações de um dia estressante, pois canaliza a nossa atenção para uma atividade que dá prazer. Também a qualidade do sono provocado pelo cansaço físico é muito maior do que a qualidade do sono causado pelo cansaço mental, que por vezes vira insônia.

O contato frequente com a terra descarrega as energias negativas e aumenta nossa serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e a sensibilidade a dor. Isso se traduz em mais felicidade e bom humor. Há estudos também em andamento relacionando esse contato do homem com a terra ao aumento da resistência a doenças.

Cultivar plantas dentro de casa ou em um jardim também é uma maneira de trazer a natureza para dentro da cidade. Há estudos que afirmam que o efeito de fazer exercícios em áreas verdes é significativamente melhor do que fazê-lo em áreas sem vegetação. Segundo esses estudos, pessoas submetidas a exercícios em uma esteira assistindo a cenas de ambientes rurais e urbanos privilegiados pelo verde responderam muito mais positivamente a testes psicológicos e médicos e tiveram um aumento de autoestima e humor muito maior do que pessoas submetidas aos mesmos exercícios, porém assistindo a cenas dos mesmos cenários degradados.

O hobby da jardinagem também ajuda a desenvolver outras habilidades, como a responsabilidade e a disciplina, pois um jardim exige cuidados constantes. Para os idosos, que se sentem frustrados por sua dependência das outras pessoas, é uma excelente atividade, que ajuda a aumentar a longevidade e qualidade de vida. Esperar o nascimento de uma planta, o aparecimento das flores ou das frutas ajuda a ter expectativas positivas. Envolver-se com a decisão do que plantar, como plantar, como cultivar é muito benéfica para eles.

Cuidar e manter plantas também pode ser uma ótima atividade para pessoas com deficiências físicas, pois o esforço necessário para essa atividade depende da decisão do que plantar, onde plantar e como plantar. A sensação de ser útil e fazer o bem que pessoas nessa situação passam a sentir ao ver o resultado do seu trabalho é imenso. Uma pessoa pode não ter condições de cuidar de um jardim inteiro, mas cuidar de alguns vasos é uma tarefa bem mais fácil e traz o mesmo efeito benéfico. Além disso, decorar uma casa com plantas transforma o ambiente.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *