A jardinagem e a saúde física e mental

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

A jardinagem e a saúde física e mental

Esse artigo vai abordar a jardinagem e a saúde física e mental de uma forma que talvez para você seja novidade.

Você gosta de jardinagem? Se você já plantou alguma semente ou mudinha, que brotou, certamente acompanhar o nascimento e o crescimento da planta lhe trouxe uma enorme sensação de alegria e orgulho, não é verdade?

Qual a relação entre a jardinagem e a saúde física e mental?

É fato comprovado, através de estudos científicos, que a jardinagem não beneficia somente as plantas, mas também quem as cultiva. A sensação de ser responsável pelo nascimento e crescimento de uma plantinha é muito gratificante, eleva o emocional e aumenta substancialmente o humor.

O processo de cultivar plantas faz bem tanto para a saúde física como para a mental e, por isso, é muito utilizado como terapia complementar no tratamento de várias doenças, como depressão, baixa autoestima e câncer.

Ser responsável por um ser vivo eleva a autoestima dos pacientes. Além disso, pessoas com problemas mentais sentem-se muito mais descontraídos ao trabalhar em um ambiente bonito e pacífico.


Cuidar de plantas também é considerada uma atividade física, que aumenta a força, agilidade e resistência da pessoa envolvida.

Cavar a terra, afofar, adubar, plantar, limpar o jardim, podar, pode até ser melhor do que frequentar uma academia, além de ser muito mais prazeroso para grande parte das pessoas, são exercícios continuados que podem queimar mais calorias do que uma corrida, ou andar de bicicleta.

Como a saúde mental é afetada?

Quanto aos benefícios para a saúde mental, tanto para pessoas com alguma doença, como para as pessoas saudáveis, vários estudos também demonstraram a eficiência do envolvimento com as plantas, pois é uma atividade muito relaxante, que ajuda a diminuir as preocupações e frustrações de um dia estressante, pois canaliza a nossa atenção para uma atividade que dá prazer.

Também a que se considerar a qualidade do sono provocado pelo cansaço físico, ela é muito maior do que a qualidade do sono causado pelo cansaço mental, que por vezes pode se transformar até em insônia.

O contato frequente com a terra descarrega as energias negativas e aumenta nossa serotonina, neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, o sono, o apetite, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal e a sensibilidade a dor. Isso se traduz em mais felicidade e bom humor.

Jardinagem aumenta a imunidade

Há estudos também em andamento relacionando esse contato do homem com a terra ao aumento da resistência a doenças.

Cultivar plantas dentro de casa ou em um jardim também é uma maneira de trazer a natureza para dentro da cidade. Há estudos que afirmam que o efeito de fazer exercícios em áreas verdes é significativamente melhor do que fazê-lo em áreas sem vegetação.

Segundo esses estudos, pessoas submetidas a exercícios em uma esteira assistindo a cenas de ambientes rurais e urbanos privilegiados pelo verde responderam muito mais positivamente a testes psicológicos e médicos e tiveram um aumento de autoestima e humor muito maior do que pessoas submetidas aos mesmos exercícios, mas assistindo a cenas dos mesmos cenários degradados.

O hobby da jardinagem também ajuda a desenvolver outras habilidades, como a responsabilidade e a disciplina, pois um jardim exige cuidados constantes.

Para os idosos, que se sentem frustrados por sua dependência das outras pessoas, é uma excelente atividade, que ajuda a aumentar a longevidade e qualidade de vida. Esperar o nascimento de uma planta, o aparecimento das flores ou das frutas ajuda a ter expectativas positivas. Além disso, envolver-se com a decisão do que plantar, como plantar, como cultivar é muito benéfica para eles.

Pessoas especiais encontram na jardinagem uma terapia

Cuidar e manter plantas também pode ser uma ótima atividade para pessoas com deficiências físicas, pois o esforço necessário para essa atividade depende da decisão do que plantar, onde plantar e como plantar. A sensação de ser útil e fazer o bem que pessoas nessa situação passam a sentir ao ver o resultado do seu trabalho é imenso.

Uma pessoa pode não ter condições de cuidar de um jardim inteiro, mas cuidar de alguns vasos é uma tarefa bem mais fácil e traz o mesmo efeito benéfico. Além disso, decorar uma casa com plantas transforma o ambiente.


Leia também:
O que é ciclo circadiano
5 plantas para cultivar dentro de casa
O que é o movimento antitrabalho? Entenda porque ele está crescendo
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?
Como plantar e como cuidar da Costela de Adão
Topiaria, uma pitada de charme em qualquer ambiente + 46 ideias para você se inspirar

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *