Algumas maneiras para melhorar o seu senso de equilíbrio! Teste rápido…

Nós não nos preocupamos muito com o nosso senso de equilíbrio até o momento em que começamos a sofrer pequenos acidentes. Na verdade, ninguém dedica muito tempo a pensar sobre isso desde o momento em que aprendemos, quando crianças, a nos equilibrarmos sobre as nossas duas pernas.

Se você parar para analisar, é quase como se o mundo estivesse sempre tentando nos derrubar de alguma forma – o chão fica escorregadio quando chove ou quase sempre possui imperfeições. O fato de que nós consigamos nos manter de pé durante o dia é, em si só, uma conquista notável.

Para crianças o equilíbrio é algo que requer prática e treinamento; para os adultos, é algo que somente é notado quando estamos testando nossos limites em situações extremas. Mas e como nos equilibramos?

Nosso senso de equilíbrio é mantido por uma série de sistemas sensoriais e motrizes que se baseiam nos estímulos que recebemos pela nossa visão, pelo nosso toque e pelo nosso sistema vestibular (localizado no interior de nossas cabeças, servindo como uma espécie de nível orgânico que diz ao nosso cérebro em que posição no espaço nosso corpo está). Se um destes elementos é de alguma forma prejudicado os demais podem compensá-lo, mas isso se torna mais difícil conforme nós envelhecemos e nossa visão e musculatura vão se degradando.

Quando você está parado de pé, quase todos os músculos do seu corpo estão fazendo alguma coisa ao mesmo tempo. Se você ficar de pé agora e tentar permanecer nesta posição, certamente perceberá agitação em algumas partes do seu corpo. Se você não consegue ficar parado de pé na ausência de algum elemento externo prejudicial (como fortes ventos, chuva, etc), talvez algum destes sistemas que auxiliam na manutenção do seu equilíbrio esteja prejudicado. Existem alguns testes que você pode fazer, se for esse o seu o caso.

  1. Retire os seus sapatos e meias e fique de pé com os seus pés apontando para a frente. Seus pés devem ficar paralelos e suas pernas devem ficar distantes uma da outra na distância do seu quadril. Você se sente estável? A seguir, feche seus olhos. Perceba se há alguma diferença no seu corpo após você fechar os olhos. Se você tiver a impressão de que está se movendo após fechar os olhos, isso quer dizer que seu senso de equilíbrio está necessitando muito da correção visual proporcionada pelos olhos. Você precisa, assim, treinar o seu corpo a manter o equilíbrio quando este estímulo está ausente;
  2. Fique de pé apenas sobre um dos seus pés, que deverá estará no chão apontando para a frente. Não dobre seus joelhos nem abra seus braços ou se segure em alguma coisa. Apenas tente equilibrar o seu corpo sobre um dos seus pés. Se você não consegue manter o equilíbrio sem abrir os braços ou se segurar em alguma coisa, volte a fazer o teste/exercício número 1 para ver se identifica a situação que provoca isso.

Mas, e como melhorar seu equilíbrio? Existem algumas dicas que podem ajudar:

  1. Caminhe de pés descalços dentro de casa. Quando estamos de sapatos nós estamos “cegando” praticamente todas as terminações nervosas das solas dos nossos pés, que não conseguem sentir a textura do solo e suas imperfeições, apenas a superfície uniforme do solado do sapato;
  2. Faça exercícios físicos. A musculatura corporal possui um papel essencial na manutenção do equilíbrio. Mantê-la em forma certamente melhorará sua sensação de equilíbrio;
  3. Pratique: faça os testes que indicamos acima. Tente se equilibrar de olhos fechados ou apenas sobre um de seus pés. Repetir isso diariamente poderá te ajudar a melhorar o seu equilíbrio.

E muito importante, se você perceber que essa falta de equilíbrio não se deve apenas à falta de exercício ou de prática, você pode estar com algum problema no labirinto, ou alguma outra causa pode estar provocando isso, neste caso sempre é recomendável procurar um médico para obter um diagnóstico preciso.

Leia também
Para sermos saudáveis precisamos criar hábitos
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
Afinal, a pipoca traz benefícios ou malefícios para a saúde?
10 hobbies que melhoram a inteligência
Você já ouviu falar em golden milk?
Conheça a primeira horta orgânica autoirrigável para pequenos espaços
Você já passou dos 40 anos? Veja essas 12 dicas para emagrecer com saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *