Aproveitamento de sótão, 28 ideias para você se inspirar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Se sua casa tem um sótão, então você é uma pessoa privilegiada. Hoje a maioria das pessoas mora em apartamentos ou em casas que não dispõem mais de sótão como acontecia com a maioria das casas antigas. Ter um sótão em casa é ter um bônus adicional de espaço que geralmente não é considerado em uma casa, mas que com pequenas transformações pode acabar se transformando em uma das suas melhores peças.

O sótãos são muito encontrados em casas antigas por conta da imigração de europeus para o Brasil, que ao chegar aqui começaram a construir casas semelhantes às que moravam na Europa e que tinham tetos com grandes inclinações por conta do peso que a neve poderia causar sobre o telhado.

Com o passar do tempo, e por falta dessa necessidade, os grandes e altos sótãos passaram a não serem mais utilizados nas construções.

Geralmente o sótão é utilizado para armazenar objetos que já não têm mais uso frequente, ou uma mobília antiga, móveis de família, que foram ficando esquecidos em um canto. Ou seja, é um espaço que nem sempre é aproveitado da melhor forma, mas que com criatividade pode acabar se transformando em um espaço único e original.

Um sótão pode se transformar em dormitório, biblioteca, sala de leitura, sala de brinquedos, sala de jogos, sala de televisão, sala de estar íntima, estúdio, escritório, entre tantas outras coisas, tudo vai depender da necessidade de quem mora na casa, quanto quer investir e do seu estilo de vida. Qual a criança que não adora frequentar um sótão?

sotao_02Para sala de leitura geralmente um sótão acaba se transformando na melhor peça possível dentro da casa, devido ao silêncio que proporciona e a sua localização, que por estar acima das outras peças da casa quase não tem movimento das outras pessoas da casa. Combinar em um sótão uma biblioteca, com sala de leitura e sala de jogos então é outra alternativa muito interessante.

Os quartos de sótão também geralmente são um dos espaços mais atraentes em uma casa, não sabemos com certeza o que torna um sótão tão atraente para dormitório, mas é inegável que se bem organizado e planejado fica muito aconchegante.

Algumas pessoas, subconscientemente, associam sótãos a salas secretas ou mesmo com grandes espaços de lazer, em ambas as situações eles têm um apelo exclusivo, assim como uma sensação acolhedora que parece ser inerente ao seu formato. Talvez seja o teto inclinado, ou mesmo a sensação que ele proporciona de ser uma peça diferente, mas é por isso mesmo que ele é uma peça que não deve ser desprezada apenas para guardar velharias.

Enfim, como mencionamos acima, o privilégio de ter um sótão em casa deve ser explorado em sua plenitude, se você é um desses privilegiados, não deixe seu sótão abandonado, mãos à obra e aproveite uma dessas 28 ideias que selecionamos para dar a partida em seu projeto de renovação do sótão.



Se você gostou das ideias acima, provavelmente também vá gostar dessas outras publicações do “Lar, Doce Lar”:
O inacreditável “antes e depois” de um sótão escuro e estreito
Antes e depois, a incrível transformação de um apartamento
Entendendo a ciência do Feng Shui
Toalheiro térmico vale a pena?
Toalheiros – ideias criativas para guardar ou pendurar suas toalhas e ainda decorar seu banheiro
Conheça o porta copos que também é imã de geladeira
Como usar preto na decoração
Dicas e 60 ideias para montar um escritório no sótão

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *