Como cozinhar sem seguir receitas? 7 dicas simples e úteis

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

como cozinhar sem seguir receitas

Como cozinhar sem seguir receitas? “Não sei fazer nem ovo frito”.

Quem nunca ouviu alguém dizer isso? Muitas pessoas dizem que não sabem cozinhar e outras tantas afirmam categoricamente que não seriam capazes de cozinhar sem receitas.

Entretanto, cozinhar não é algo difícil nem misterioso – o primeiro passo deve ser perder o medo de entrar na cozinha e se aventurar entre os ingredientes.

É bem verdade que cozinhar e fazer comida boa não são sinônimos.

No entanto, qualquer pessoa é capaz de cozinhar, bastando conhecer os princípios básicos, e fazer uma comida saborosa é uma mera questão de prática e de aprendizado através da tentativa e erro.

Então, como cozinhar sem seguir receitas?

Assim, se você é uma dessas pessoas que somente tem coragem de ir para a cozinha com uma receita embaixo do braço, talvez as dicas a seguir lhe sejam muito úteis…

# Dica 1

Não esqueça dos temperos! Lembre-se que embora os alimentos tenham seus próprios sabores, é preciso de um certo preparo para “trazê-los para fora”. A melhor maneira de construir os sabores é através do tempero, seja utilizando apenas sal e pimenta ou incluindo especiarias, como cominho, noz moscada, canela, cravo da índia, ou ervas aromáticas, como salsinha, manjericão, alecrim e tomilho.

Experimente cozinhar com as diferentes especiarias e ervas aromáticas, testando seus sabores e combinações. Eventualmente você será capaz de criar a sua própria mistura de temperos caseira.

# Dica 2

Sempre mantenha em seu estoque uma quantidade mínima de ingredientes básicos universais, que podem ser utilizados em todos os seus preparos. Portanto, sempre tenha em sua geladeira ou na sua dispensa ingredientes como azeite de oliva, óleo de soja, ovos, cebola, alho, vinagre e sal.

Esses ingredientes podem ser utilizados em praticamente todas as preparações de comidas salgadas e dificilmente haverá tempo para que estraguem.

# Dica 3

Lembre-se que os alimentos possuem tempos de cocção diferentes uns do outro! Um erro muito comum de cozinheiros iniciantes é adicionar o alho e a cebola picados ao mesmo tempo no início da receita. Isso não dá certo pois a cebola leva muito mais tempo para fritar do que o alho – se você acrescentá-los ao mesmo tempo, certamente acabará com alhos torrados no momento em que as cebolas começarem a dourar.

Portanto, sempre inicie sua receita pelas cebolas e apenas acrescente o alho quando as cebolas já estiverem dourando. Com o passar do tempo e a experiência na cozinha, você fará isso automaticamente.

# Dica 4

Aprenda com as suas experiências! Todas as receitas são desenvolvidas pelas experiências de cozinheiros e podem (na verdade devem) ser modificadas de acordo com o gosto de cada um. Pegue receitas que você já fez no passado como base, fazendo alterações e substituindo ingredientes. Quem sabe você não inventa um prato completamente novo?

Usar de criatividade na cozinha pode trazer resultados muito interessantes.

# Dica 5

Escolha o óleo certo para o seu preparo! Muitas vezes não nos damos conta, mas o óleo que utilizamos no início do preparo é o que definirá boa parte do sabor final da refeição. Azeite de oliva e manteiga são gorduras que não são muito indicadas para preparos que precisem de altas temperaturas, por exemplo, pois possuem pontos de queima muito baixos.

Assim, se você usar essas gorduras para fritar os alimentos, certamente seu prato final ficará com um toque amargo pela queima das gorduras. É fundamental utilizar óleos apropriados para fritura.

# Dica 6

Aproveite os sabores ácidos! Assim como o sal e a pimenta, a acidez também pode evidenciar os sabores dos alimentos e torná-los ainda mais saborosos. Portanto, use e abuse de limões, laranjas ou vinagres para realçar os sabores.

# Dica 7

Aprenda a verificar o ponto da sua carne através de indicadores como o cheiro, a cor da carne e a sua resistência ao toque. Assim você não precisará ficar de olho no relógio ou utilizar outras formas como a medição da temperatura com termômetros.

A carne ainda crua, por exemplo, dificulta a entrada de um garfo nela, quanto mais facilmente um garfo perfurá-la, mais cozida ela estará, mas não exagere no tempo de cozimento, cuidado para não torrá-la. Com o tempo você aprenderá a encerrar o cozimento no ponto de sua preferência até por essa técnica.

Enfim, com esse texto esperamos ter explicado como cozinhar sem seguir receitas. Você vai se aventurar?


Leia também:
Você sabe como engrossar seus molhos?
Receita de torresmo. Aprenda duas deliciosas!
O feijão precisa ficar de molho?
Será que você consumiu alho da maneira errada a sua vida inteira?
12 dicas para você economizar no preparo das refeições
Como deixar a couve-flor cozida branca e tenra?
Como fazer para o molho aderir à massa
Air fryer: conheça as vantagens, receitas e como funciona

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *