Como lavar toalhas de banho

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

lavar toalhas de banho

Você sabe como lavar toalhas de banho para que elas permaneçam sempre macias e absorventes?

Lavar toalhas de banho, como fazer?

Você seguiu todas as recomendações de especialistas sobre como escolher as toalhas de banho adequadas a sua necessidade no momento da compra, como as dicas que postamos aqui e optou por por comprar uma toalha de qualidade excelente, com alta gramatura. No entanto, quando lavou sua toalha pela primeira vez e foi utilizá-la o resultado não foi o esperado?

Se a toalha ficou dura, ressecada ou com um mau cheiro, você provavelmente pode ter errado na forma de lavá-la. Então, siga as dicas abaixo na próxima lavagem para que ela volte a ficar macia e cheirosa.

como_lavar_toalha_banho_01Sabão em pó

Não exagere no sabão em pó, pois a máquina não conseguirá eliminar o excesso de sabão nos enxágues e ele ficará aderido a toalha, deixando-a dura e ressecada. Formar muita espuma na lavagem não é sinônimo de limpar mais, pelo contrário, o excesso atrapalha. Siga sempre as instruções do fabricante do sabão de pó que você costuma utilizar.

Tempo de molho

Não deixe suas toalhas de banho de molho, como elas absorvem muito facilmente a água. E é justamente esse procedimento que causa aquele cheiro desagradável de “toalha mal secada”. Caso seja necessário retirar manchas da toalha, utilize outras técnicas, mas nunca o molho.

Amaciantes

Não utilize amaciantes, isso mesmo, evite utilizar amaciantes na lavagem de suas toalhas, pois como eles são gordurosos, impermeabilizam o tecido. Assim, diminui sua absorção e, consequentemente, sua capacidade de secagem.

Uma dica interessante é utilizar um pouco de vinagre branco em substituição do amaciante, esse procedimento efetivamente aumenta a maciez da toalha. O cheiro do vinagre é eliminado depois que a toalha estiver seca, mas não exagere na quantidade.

No entanto, se você faz questão de utilizar amaciante para dar um aroma perfumado à sua toalha, aplique muito pouco, o mínimo possível. Além disso, para perfumá-la, melhor que amaciante é borrifar água de lençóis em sua toalha.

Onde secar a toalha de banho

Evite sol muito forte na hora de secá-la, de preferência seque à sombra e em locais ventosos. Isso porque o sol a pleno resseca e retorce as fibras, deixando a toalha com aquela sensação de lixa quando esfregada ao corpo.

Caso opte por utilizar secadora de roupas, evite as que tenham temperaturas muito altas. Essas secadoras ressecam a trama e diminuem a maciez e a durabilidade da toalha. Secadoras de roupa com temperatura não muito elevadas são excelentes para amaciar a toalha, pois funcionam como se ela tivesse secado à sombra e ao vento.

Você deve passar as toalhas de banho?

Não passe suas toalhas, pois isso esmaga as suas fibras, diminuindo a superfície que entra em contato com o corpo e, por consequência, diminuindo a secagem. Algumas pessoas acreditam que ao passar a toalha ela ficará mais limpa e higiênica, mas para isso ela foi lavada.

Por fim, lembre-se que uma toalha com baixa gramatura nunca terá aquela sensação maravilhosa de receber um abraço no momento em que estamos nos secando. Mas os procedimentos acima também valem para ela, pois ela sofre as mesmas consequências da lavagem inadequada. Então, lavá-la da forma certa vai aproximá-la um pouco da sensação prazerosa que tanto gostamos.


Leia também:
Como escolher toalhas de banho
Como tirar manchas de roupas sem estragar o tecido?
Você sabe lavar suas roupas da forma correta?
Toalheiro térmico vale a pena?
Para que servem os aquecedores de toalhas?

Compartilhe...

6 comentários em “Como lavar toalhas de banho

  1. Susana Silva disse:

    Boa Tarde

    Eu uso um pouco de amaciador na lavagem das toalhas de casa de banho e ficam perfumadas

  2. Fátima caetano disse:

    Porque minhas toalhas ficam com manchas escuras como se estivessem sujas. Ainda não descobri o que causa isso, estragando e deixando com um aspecto horrível, mesmo ela sendo nova. Isso acontece com poucas lavagens.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Fátima, essas manchas podem ser resultado de algum produto químico usado no cabelo ou no corpo, teria que descobrir sua origem. Para tirar manchas o ideal é deixar de molho a toalha.

      • Sheila disse:

        Nas indicações de como lavar diz pra nunca deixar de molho. Diz que para tirar manchas deve-se utilizar outras técnicas.
        Quais seriam essas técnicas?

        • Lar, Doce Lar disse:

          Olá Sheila, a técnica a ser utilizada depende do tipo de mancha, aqui mesmo no Lar, Doce Lar você pode encontrar algumas dicas sobre como eliminar algumas manchas, pesquise por mancha.

          • Sheila disse:

            Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *