Como manter o seu quarto bem organizado

O quarto já é um dos cômodos que mais ganha destaque em uma residência. Atualmente, além de ser um local de descanso, o quarto pode ser um local de trabalho, já que a modalidade de “home office” é uma realidade para vários profissionais.

Ainda que não seja o cômodo mais à mostra da casa ou do apartamento quando chega uma visita, ainda assim o quarto é o local da casa onde, muitas vezes, estão os objetos mais pessoais. Por isso, ele deve estar em ordem, facilitando assim a sua vida.

No Brasil, por ser um país continental, cada região tem suas peculiaridades, se por exemplo, você está procurando uma casa para alugar ou pesquisando alguns classificados de imóveis, já deve ter uma noção do tamanho do local que deseja e das suas necessidades mínimas adequadas a essa região do país. Nesse contexto, já pode ir pensando também em como vai manter o seu quarto organizado.

Para tanto, vale conferir algumas dicas bem interessantes que irão auxiliar na organização, seja o quarto de crianças pequenas, de adolescentes ou, se necessário, do seu próprio quarto que é o seu “home office”.

Organizando o quarto das crianças

Casais com filhos pequenos sabem que a infância é um período de descobertas e nessa fase os cinco sentidos estão em pleno desenvolvimento. Por isso, apostar em decoração com cores chamativas e com brinquedos desperta o lado lúdico dos pequenos.

Mas além de tornar o quarto um lugar divertido para as crianças, também é necessário adotar alguns cuidados, tais como protetores de tomada e redes nas janelas. Dessa maneira é possível evitar acidentes.

Além desses cuidados básicos de segurança, a organização do quarto pode ser feita de um modo que o ambiente fique confortável para a criança poder brincar. Confira então algumas dicas:

A importância do espaço

Com um bom planejamento, você consegue organizar o espaço do ambiente da melhor maneira possível, dispensando a utilização de móveis e objetos desnecessários. Com isso, você evita acidentes com quinas, por exemplo. Aliás, sobre o assunto segurança para seus filhos, sugerimos também a leitura do texto “Sua casa é segura para crianças?”, que publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” antes de iniciar qualquer projeto de modificação de um ambiente.

As crianças, de uma forma geral, estão boa parte do tempo correndo e pulando. Ao planejar melhor o espaço no quarto, elas se sentem mais livres e o quarto se torna um cômodo agradável e alegre.

A altura adequada dos móveis

É válido pensar na altura certa dos móveis no quarto. Por isso é interessante evitar a utilização de estantes de altura elevada e com prateleiras abertas. Geralmente as crianças são curiosas e podem tentar subir nas estantes.

Sendo assim, com o intuito de evitar possíveis quedas, vale a pena levar em consideração o tamanho e o formato das estantes para o quarto das crianças. Assim é possível evitar tombos e demais acidentes.

Onde guardar as roupas

Quando o assunto é organizar e planejar o local onde serão guardadas as roupas, vale dar uma atenção especial para as prateleiras.

Geralmente, no caso das crianças, as peças de roupa são menores e não ocupam tanto espaço.

A cama adequada

Em caso de mais crianças no quarto, o beliche é uma alternativa que não ocupa muito espaço.

Outras opções válidas são as camas multifuncionais, que podem servir também como armário ou algum outro móvel. Para mais informações sobre quartos para crianças e alternativas, leia também a postagem “Dicas para decoração de quarto infantil”.

Organizando o quarto dos adolescentes

Em casas com filhos adolescentes, o quarto para eles é muitas vezes o local de estudo, de privacidade e praticamente um refúgio. É ali onde estão o computador, os livros, o aparelho de TV, bem como alguns objetos pessoais.

Não existe um perfil único de adolescente. Ou seja, há aqueles que são mais caseiros, há outros mais estudiosos, enfim, é possível contar com vários perfis distintos de adolescentes.

No entanto, o mito do adolescente bagunceiro é muito comum. Porém, com diálogo é possível mudar esse comportamento, mostrando que organização evita incômodos e também é símbolo de maturidade.

Tudo no seu devido lugar

Para evitar perder tempo procurando um tênis ou outro objeto, é essencial que tudo tenha um lugar certo no quarto. As roupas devem estar em um lugar certo no guarda-roupa, por exemplo.

Livros, cadernos e materiais de estudo também devem ter os seus lugares próprios. Essa organização torna o quarto um local agradável e também facilita o dia a dia do adolescente.

A mesa de estudos

É importante evitar o acúmulo de papel e objetos no local de leitura e estudos. Isso tira a atenção e dificulta que se encontre rapidamente o que precisa.

O ideal é sempre manter sobre a mesa apenas o básico necessário.

Onde guardar as roupas

Uma alternativa para não ocupar muito espaço no quarto é a utilização dos cabideiros e das araras de roupas.

Com tais objetos, você evita que as roupas sejam guardadas amassadas, bem como estejam sempre à vista.

Sobre a montagem e o planejamento de quartos de adolescentes sugerimos a leitura do texto “Dicas de decoração para quartos de adolescentes”.

Organizando o home office no quarto

O home office literalmente significa “escritório em casa”. Essa modalidade está cada vez mais comum atualmente graças aos avanços da internet.

Sendo assim, alguns publicitários, designers, jornalistas, entre outros profissionais já atuam efetivamente nesta modalidade de trabalho.

Um dos cômodos mais propícios para ser o local de trabalho é o quarto. Isso ocorre por que se trata de um local mais privado, possibilitando assim manter melhor o foco e a concentração.

A iluminação adequada

Por ser um recinto onde você vai trabalhar, é ideal manter a iluminação em um nível adequado.

Nesse caso, escolha bem o tipo de cortina, bem como lâmpadas e luminárias que proporcionam boa incidência e luz.

A ergonomia dos móveis

Trabalhar muito tempo sentado em frente a um computador também é cansativo, por isso é ideal que as cadeiras e as estantes sejam ergonômicas, ou seja, que não prejudiquem a sua postura.

Sendo assim, ao organizar o seu quarto, opte por cadeiras confortáveis e estantes com altura acessível.

Objetos ao seu alcance

Ao organizar o seu quarto para ser o seu home office, lembre-se de deixar todos os objetos importantes perto de você.

Dessa forma, você economiza tempo evitando procurar por telefones, cadernetas, canetas, entre outros objetos e acessórios.

A presença dos móveis multifuncionais

Camas que podem ser estantes e mesas dobráveis. Esses são alguns exemplos de móveis versáteis que não ocupam muito espaço.

Além disso, esses tipos de móveis são ideais para manter a organização e o espaço no seu quarto, que também é o seu local de trabalho.

Se você já trabalha, ou pretende trabalhar em casa no estilo home office e tem dúvidas sobre como proceder, vale a leitura do texto “Home Office, como viabilizar o fato de trabalhar e morar no mesmo local? ”.

Conclusão

Com criatividade e os móveis certos é possível tornar o quarto um ambiente agradável tanto para descansar ou, caso necessário, trabalhar. A organização é tudo.

Portanto, independente do tipo de imóvel que você procura, se está em busca de apartamentos, kitnets, ou casas em condomínio fechado para alugar, vale analisar antes que aspectos são importantes para você antes da escolha.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Acrescente mais charme à decoração de sua sala com uma cristaleira
Selecionamos 20 quartos criativos para você se inspirar
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Aproveitamento de sótão, 28 ideias para você se inspirar
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
Como escolher o tamanho de sua cama e as roupas de cama adequadas para ela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *