Como montar um espaço para home office em um quarto

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

home office em quarto

Porque montar um home office em um quarto? Há muitos anos anos vem crescendo a tendência de que empresas busquem na prática do home office de seus colaboradores a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade.

Agora, em função da pandemia de Coronavírus que se espalhou por todo o planeta, muitas empresas que nem sequer haviam cogitado essa modalidade de prestação de serviço, viram-se obrigadas adotá-la e, para sua surpresa, em diversos casos o resultado foi muito positivo.

Com isso, provavelmente a partir de agora, muitas empresas adotarão essa medida, se não de uma forma geral, pelo menos com boa parte de seus recursos humanos. Principalmente aqueles que desenvolvem trabalho intelectual e que não tenham necessidade de presença física nas dependências da empresa.


Pensando pelo lado dos prestadores do serviço para as empresas, há também muitas vantagens na adoção dessa prática, desde que a pessoa seja responsável, disciplinada, organizada e focada no que precisa produzir. Ou seja, o home office não é para todos.

Abordamos esse assunto no texto “Home Office, como viabilizar o fato de trabalhar e morar no mesmo local?” escrito pela Míriam Roman, adepta dessa prática há muitos anos, aqui no blog “Lar, Doce Lar”.

Mas o que significa exatamente praticar home office?

A tradução literal seria “trabalhar em casa”, entretanto não é exatamente esse o conceito que o home office procurou estabelecer. O termo correto em português, se quisermos adotar algum para essa nova modalidade de trabalho, deveria ser algo como “trabalho remoto”, ou “trabalho à distância”. Porque, na verdade esse conceito define uma forma diferente de trabalho, que pode ser desenvolvido em qualquer local fora da empresa.

A pessoa pode trabalhar em um hotel, em um táxi, em um café, aeroporto, praça, museu. Enfim, qualquer lugar em que se sinta confortável e consiga produzir eficientemente o trabalho que a empresa espera dela.

Porém, é óbvio que na maioria das vezes esse trabalho vai acabar acontecendo em casa. Portanto, como em toda a nova cultura que uma sociedade adota, com ela vem suas mazelas, dificuldades e adaptações necessárias.

Porque home office em um quarto

Uma dessas adaptações necessárias é que grande parte das pessoas que passarão a praticar o home office ou moram em um apartamento pequeno. Portanto com pouco espaço para montar um espaço adequado em uma peça exclusiva, ou moram com outras pessoas que poderiam tirar seu foco do trabalho, que precisa ser realizado a contento e dentro do prazo definido pela empresa.

Por esse motivo é que, acreditando que muitas dessas pessoas passarão a usar seu quarto de dormir na execução dessa tarefa e decidimos escrever esse posto para tentar ajudar nossos leitores na busca de soluções para se adaptar.

Obviamente, se possível, provavelmente a maioria das pessoas optaria por montar um escritório em uma peça separada em vez de fazer uma adaptação no seu quarto. Mas, como escrevemos acima, isso nem sempre será possível, e essa opção de quarto-escritório passa a ser uma alternativa bem interessante para isolamento e concentração.

Essa opção de montar um escritório no próprio quarto até já recebeu uma denominação em inglês, “bedroom office”. Para fazer isso, é necessário um bom planejamento e é o que pretendemos passar a seguir.

Posição para a mesa de trabalho no quarto

O ideal é que sua mesa de trabalho seja voltada para o exterior, portanto, se possível em frente a uma janela e de costas para sua cama. Dessa forma, isso vai afastar a distração, a percepção de que está em um quarto e a tentação de dormir se por caso você ficasse de frente para sua cama.

Tipos de mesa de trabalho para colocar no quarto

Escolher a mesa adequada vai depender do tipo de atividade que você vai desenvolver e do espaço disponível em seu quarto. As mesas apoiadas sobre cavaletes ficam bonitas, são fáceis de limpar e são ideais para espaços amplos. Mas não oferecem o mesmo espaço de armazenamento que as escrivaninhas. Se você trabalha com documentos físicos ou outros objetos que precisem ficar guardados nessa caso a escrivaninha pode ser mais interessante. Se você trabalha basicamente com um computador e não precisa de espaço para armazenar, gavetas são dispensáveis.

Escolhendo a cadeira certa para trabalhar em casa

A cadeira em que você vai se sentar durante a maior parte do tempo em que está trabalhando faz uma grande diferença, tanto para a sua saúde como para o seu conforto. Trabalhar em uma cadeira desconfortável ou inadequada na altura em relação à mesa é muito ruim para a produtividade.

Se você não for usar a cadeira com muita frequência, ou não for ficar sentado por muito tempo seguido nela, poderá até considerar a estética da cadeira para decorar, talvez até abrindo mão de um pouco de conforto, caso contrário, busque apenas por conforto. Priorize as cadeiras projetadas ergonomicamente para trabalhar.

Tente delimitar ao máximo qual é a área de trabalhar e qual é a área de dormir

Separe as áreas. É muito importante manter uma distinção entre áreas de trabalhar e de relaxar e descansar. Se o seu quarto tiver espaço suficiente para uma meia parede, um móvel ou um biombo para que seu espaço de dormir não seja visualizado durante o horário de trabalho, é a solução ideal.

Também se o seu quarto for grande e tiver um closet, ou uma pré-sala que possa virar um pequeno escritório seria um sonho, a solução perfeita.

Porém, como isso nem sempre é possível, existem outras estratégias que você pode usar para criar uma distinção entre trabalho e lazer, como o fato da mesa ficar voltada para fora, conforme escrevemos acima. Mas isso dependerá também da sua rotina de trabalho e de descanso, se você conseguir determinar o horário regular de início e término do trabalho, mesmo em um quarto pequeno é possível trabalhar com tranquilidade.

Usar uma cortina ou algum outra forma de “esconder” o escritório que não ocupe muito espaço também pode ser uma forma eficaz de separar as áreas de trabalho e de dormir. Manter essa cortina fechada tanto antes de começar a trabalhar como ao final do seu expediente é uma forma de solucionar essa questão se você tiver essa dificuldade em estabelecer seu horários.

Procure utilizar móveis com multifunções

Se o seu quarto for muito pequeno, considere trocar alguns móveis dele por móveis polivalentes, que possam ser modificados conforme o horário do dia. Uma mesa de trabalho que possa virar uma mesa de cabeceira, por exemplo. Ou um armário de parede que ao ser fechado esconda o seu escritório. Nesse caso, ao “fechar” seu escritório, seu quarto passará a ser um quarto comum.

home office em quarto - multifunção

Crie um espaço para armazenar os objetos de trabalho

Procure guardar todos os objetos necessários ao seu trabalho em armários, portas ou gavetas separados de seus objetos de uso pessoal. Isso é fundamental para evitar distrações. Verifique antes de montar seu escritório se você possui espaços de armazenamento suficientes.

Crie uma iluminação adequada para trabalhar

As iluminações adequadas e indicadas para um quarto de dormir e para um escritório tendem a ser completamente diferentes. Providencie também uma iluminação adequada para trabalho em seu quarto. A iluminação certa é importante para os olhos, para a produtividade e para a saúde de um modo geral.

Repetindo o que escrevemos acima, se houver uma janela no seu quarto, coloque sua mesa perto dela e faça o melhor uso da luz natural. Se seu quarto não tiver janelas adequadas, opte por luzes aéreas quentes, luminárias de mesa ou até mesmo por ambas.

Outra vantagem de colocar a mesa em frente da janela é, se você usar um, evitar que a luz externa interfira na tela do computador. Dessa forma, a iluminação atrás da tela evitar reflexos, valoriza e amplia o espaço.

52 ideias para você montar um escritório no seu próprio quarto

Muitas dessas 52 imagens de escritórios em quartos que selecionamos abaixo são fáceis e baratas de implementar, até mesmo em quartos pequenos. Outras são luxuosas e podem envolver reformas, essas propostas hoje talvez não estejam adequadas a realidade de todos, mas não custa sonhar, não é mesmo?

Além disso, se você está iniciando seu projeto de home office, aproveite essas ideias e veja se você já não tem em sua casa tudo o que precisa para montar seu escritório. Assim, você só vai precisar reposicionar alguns móveis e objetos.


Leia também:
Acrescente mais charme à decoração de sua sala com uma cristaleira
O maximalismo na decoração
Selecionamos 30 ideias de claraboias em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
Como acertar na decoração monocromática
5 dicas para deixar a decoração da sua casa com a sua cara
Como escolher o tamanho de sua cama e as roupas de cama adequadas para ela
Dicas para um home office eficiente e produtivo

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *