Como montar uma sala de estar no jardim + 24 ideias incríveis

Compartilhe com seus amigos

Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Se o terreno do seu jardim é apropriado para receber uma sala de estar para ser desfrutada em dias de tempo bom e temperatura agradável, você já considerou a possibilidade de contar com uma? Essa alternativa cria uma área adicional para você confraternizar e se divertir com a família e os amigos.

Como já escrevemos aqui no blog “Lar, Doce Lar” em vários textos, a sala de estar é o ambiente de nossa casa onde geralmente mais gostamos de ficar.

É o local onde recebemos os amigos, a família se reúne para conversar ou para assistir a um programa de televisão e, portanto, ele merece nossa total atenção para que seja um local aconchegante e confortável.

Assim como a nossa sala de estar de dentro de casa, ao planejarmos uma sala de estar externa, ela também precisa ser convidativa. Porém, não é só isso, ela precisa ter um toque que a diferencie da nossa outra sala e que explore o fato de estar em contato direto com a natureza.

O ambiente que será criado pode ter qualquer estilo de decoração, rústico, moderno, clássico, ou qualquer outro que seja o seu preferido, mas sempre tendo em mente a integração com o seu jardim, deck ou quintal onde estará inserido.

Essa sala de estar extra pode ser colocada em uma varanda, deck, platô do jardim, sacada, gazebo, pergolado, gramado ou em qualquer outro espaço que você tenha disponível e que seja adequado para recebê-la.

Como explicamos acima, o importante é que ela fique do seu agrado para que seja desfrutada, senão se transformará em um estorvo em sua casa.

Além disso, vamos relacionar abaixo alguns itens importantes que devem ser levados em conta na sua criação.

Ele deve ser aconchegante e convidativa, dê a ela a mesma atenção que você daria a sua sala de estar tradicional.

Precisa ter assentos confortáveis para que as pessoas possam ficar sentadas por um longo tempo. Sejam sofás, poltronas, bancos, espreguiçadeiras ou qualquer outro tipo de estrutura que você resolver instalar para acomodar as pessoas sentadas, tenha a certeza de que seja prazeroso permanecer nela.

Procure instalar a iluminação adequada ao uso que ela receberá, se for um local também para leitura, precisa ter luz direta e forte, se for somente para relaxamento, pode ter somente luzes fracas e indiretas.

Se estiver integrada ao local onde você faz churrascos ou recebe amigos para refeições ela poderá se transformar em um anexo a ele, também deve contar com cadeiras que atendam essa necessidade.

De acordo com suas necessidades, você deve pensar também em mesinhas laterais, mesa de centro e outros itens, decorações e objetos que compõem uma sala de estar.

Você pode instalar ventiladores para os dias mais quentes e uma lareira externa para os dias mais frios, caso queira desfrutá-la também nas estações frias do ano.

Deixe-a facilmente acessível ao interior de sua casa, ela não deve ficar em um local isolado ou de difícil acesso, pois isso provavelmente fará com que você e sua família deixem de frequentá-la.

Se possível projete-a para que vire um anexo da casa, com uma continuidade do telhado, um jardim de inverno que possa ser aberto completamente ou uma varanda que possa ser ampliada.

O ideal é integrá-la ao estilo da sua casa, evitando assim que pareça uma estrutura que esteja completamente deslocada do contexto.

Veja abaixo as ideias que selecionamos para você se inspirar.

Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Parede pintada pela metade, 22 ideias e várias dicas
8 dicas incríveis de jardinagem
Você pretende construir uma pérgola em sua casa? Aproveite essas sugestões
32 ideias sensacionais para decorar e aproveitar mais sua varanda
Como acertar na decoração monocromática
Vasos autoirrigáveis
Como montar um jardim de baixa manutenção e fácil de cuidar
Fique por dentro das vantagens de utilizar piso de bambu

Compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *