Conheça 5 incríveis benefícios da maçã

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

benefícios da maçã

Há muitos anos a maçã é associada à boa saúde, portanto, desde sempre os benefícios da maçã são exaltados. Há um antigo ditado inglês que diz: “an apple a day, keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico à distância).

Dos muitos benefícios trazidos pela maçã, selecionamos 5 dos principais, para que você possa avaliar se vale apena a inclusão da maçã em sua dieta diária.

Quais os benefícios proporcionados pelo consumo de maçã?

A maçã é uma das frutas consideradas como superalimentos. Os superalimentos previnem doenças, retiram toxinas do corpo e contribuem para nosso bem-estar. Portanto, ela quase sempre é recomendada por profissionais de saúde para a inclusão nas dietas. Vamos então conhecer alguns dos principais benefícios oferecidos por ela?

1. A maçã é muito nutritiva

A maçã é conhecida pelas suas propriedades nutritivas. Isso porque é muito rica em fibra, é pouco calórica e contêm vitamina C, o que a transforma em uma excelente fonte de reforço imunológico ao nosso organismo.

170 gramas de maçã contém, em média, 81 calorias, o que faz com que seja boa opção de lanche a qualquer hora do dia, pois além de pouco calórica, é deliciosa.

Uma maçã assada com canela ou cravo da índia contém muito poucas calorias, portanto uma sobremesa muito saudável e gostosa.

2. A maçã ajuda a perder peso

A maçã é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol, de triglicerídeos e ajuda na digestão. Mesmo contendo poucas calorias, a maçã tem a capacidade de saciar mesmo os mais esfomeados facilmente, provocando assim a perda de peso.

Um estudo da Universidade Estatal da Flórida, EUA analisou mulheres que consumiram maçãs secas durante um ano e o resultado revelou, não só perda de peso, como também uma diminuição significativa no colesterol ruim e nos índices das doenças de coração.

Os investigadores dessa universidade acreditam que se tivessem realizado a investigação com maçãs frescas, os resultados teriam sido ainda mais impressionantes que os obtidos na pesquisa.

3. A maçã ajuda a manter o coração saudável

Um estudo chamado “The Iowa Women’s Health Study” (Estudo da Saúde das Mulheres de Iowa), que acompanhou mulheres durante aproximadamente 20 anos, concluiu que o consumo de maçãs está associado a um risco menor de morte por doenças cardíacas.

Os especialistas envolvidos no estudo atribuem estes benefícios aos compostos antioxidantes encontrados nesta fruta, uma vez que estes ajudam a prevenir o colesterol LDL (tipo de colesterol que é considerado prejudicial), assim como à fibra existente nela, que também proporciona os mesmos benefícios.

4. A maçã melhora o metabolismo

Outro estudo,  divulgado pela editora Joyce Hendley, na Revista EatingWell, relata como investigadores fizeram um levantamento dos hábitos alimentares de um grupo de voluntários. De acordo com esse estudo, pessoas que comiam maçãs apresentavam 27% menos de probabilidades de apresentarem problemas metabólicos.

Além disso, o estudo também revelou que aqueles que comiam maçã tinham os níveis de Proteína C Reativa mais baixos. Exames de PCR altos sugerem um aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes. Essa proteína, também conhecida pela sigla PCR, é produzida no fígado, cuja concentração sanguínea se eleva radicalmente quando há um processo inflamatório em curso, como infecções, neoplasias, doenças reumáticas ou traumatismos.

5. A maçã aumenta a nossa energia

Comer uma maçã antes de ir trabalhar ou fazer exercícios físicos aumenta a resistência física.

As maçãs têm propriedades intrínsecas, como por exemplo a quercetina, um antioxidante que ajuda a aumentar a resistência do nosso organismo, fazendo com que haja mais oxigênio disponível nos pulmões, melhorando muito nossa capacidade respiratória.

Um estudo revelou que a quercetina tomada em forma de suplemento, ajuda a suportar mais e durante mais tempo a prática de exercícios físicos.

Conforme relatamos acima, além desses 5 benefícios, considerados como os principais, muito outros benefícios são atribuídos à maçã. Entre eles se destacam: consumir maçã reduz o risco de AVC (acidente vascular cerebral); a maçã também combate problemas respiratórios e doenças crônicas, como a asma; maçã auxilia no funcionamento intestinal; o consumo de maçã combate azias e úlceras; alguns componentes da maçã ajudam a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson; a maçã ainda previne cáries; incluir maçã na alimentação melhora a capacidade de cicatrização.


Leia também:
DIY – Conheça uma maneira surpreendente para plantar batatas em vasos
12 plantas que nos ajudam a dormir melhor
5 plantas para cultivar dentro de casa
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Conheça 11 malefícios surpreendentes provocados pela melancia
Manual gratuito para cultivar hortas em pequenos espaços
Benefícios proporcionados pelo consumo de couve

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *