Conheça 5 incríveis benefícios oferecidos pela maçã

Há muitos anos a maçã é associada à boa saúde. Há um antigo ditado inglês que diz: “an apple a day, keeps the doctor away” (uma maçã por dia mantém o médico à distância). Dos muitos benefícios trazidos pela maçã, selecionamos 5 dos principais, para que você possa avaliar sua inclusão em sua dieta diária.

1. É muito nutritiva

A maçã é conhecida pelas suas propriedades nutritivas, é muito rica em fibra, é pouco calórica e contêm vitamina C, o que a transforma em uma excelente fonte de reforço imunológico ao nosso organismo. 170 gramas de maçã contém,  em média, 81 calorias, o que faz com que seja boa opção de lanche a qualquer hora do dia, pois além de pouco calórica, é deliciosa. Uma maçã assada com canela ou cravo da índia contém muito poucas calorias, portanto uma sobremesa muito saudável e gostosa.

2. Ajuda a perder peso

A maçã é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol, de triglicerídeos e ajuda na digestão. Mesmo contendo poucas calorias, a maçã tem a capacidade de saciar mesmo os mais esfomeados facilmente, provocando assim a perda de peso. Um estudo da Universidade Estatal da Flórida, EUA analisou mulheres que consumiram maçãs secas durante um ano e o resultado revelou, não só perda de peso, como também uma diminuição significativa no colesterol ruim e nos índices das doenças de coração. Os investigadores dessa universidade acreditam que, se a investigação tivesse sido realizada com maçãs frescas, os resultados teriam sido ainda mais impressionantes que os obtidos na pesquisa.

3. Mantém o coração saudável

Um estudo chamado “The Iowa Women’s Health Study” (Estudo da Saúde das Mulheres de Iowa), que acompanhou mulheres durante aproximadamente 20 anos, concluiu que o consumo de maçãs está associado a um risco menor de morte por doenças cardíacas. Os especialistas envolvidos no estudo atribuem estes benefícios aos compostos antioxidantes encontrados nesta fruta, uma vez que estes ajudam a prevenir o colesterol LDL (tipo de colesterol que é considerado prejudicial), assim como à fibra existente nela, que também proporciona os mesmos benefícios.

4. Melhora o metabolismo

Um estudo divulgado pela editora Joyce Hendley, na Revista EatingWell, relata como investigadores fizeram um levantamento dos hábitos alimentares de um grupo de voluntários, e chegaram à conclusão de que aqueles que comiam maçãs apresentavam 27% menos de probabilidades de apresentarem problemas metabólicos. Além disso, o estudo também revelou que aqueles que comiam maçã tinham os níveis de Proteína C Reativa (também conhecida pela sigla PCR, é uma proteína produzida no fígado, cuja concentração sanguínea se eleva radicalmente quando há um processo inflamatório em curso, como infecções, neoplasias, doenças reumáticas ou traumatismos) mais baixos, exames de PCR altos sugerem um aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes.

5. Dá energia

Comer uma maçã antes de ir trabalhar ou fazer exercícios físicos aumenta a resistência física. As maçãs têm propriedades intrínsecas, como por exemplo a quercetina, um antioxidante que ajuda a aumentar a resistência do nosso organismo, fazendo com que haja mais oxigênio disponível nos pulmões, melhorando muito nossa capacidade respiratória. Um estudo revelou que a quercetina tomada em forma de suplemento, ajuda as pessoas a aguentarem mais e durante mais tempo a prática de exercícios físicos.

 
Como relatamos acima, além desses 5 benefícios, considerados como os principais, muito outros benefícios são atribuídos à maçã, como por exemplo: reduz o risco de AVC (acidente vascular cerebral); combate problemas respiratórios e doenças crônicas, como a asma; auxilia no funcionamento intestinal; combate azias e úlceras; ajuda a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson; previne cáries; melhora a capacidade de cicatrização.

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