Descubra 4 métodos infalíveis para desentupir, ou evitar o entupimento da pia da cozinha

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

desentupir pia da cozinha

Desentupir a pia da cozinha é um transtorno para você? Não se preocupe, mostraremos a seguir 4 métodos incríveis que irão ajudar nesta difícil jornada.

Se a pia está entupida devido a restos de comida, você aprenderá a resolver essa situação antes que seja tarde demais e o problema acabe tendo uma solução cara.


Não há necessidade de gastar dinheiro com encanador, ou ainda, ter que utilizar produtos químicos que fazem mal a nossa saúde para desentupir a piada cozinha. Além disso, produtos químicos podem causar irritação na pele, e são altamente perigosos para as pessoas alérgicas. Então, confira abaixo as dicas simples e práticas e utilize-as em sua cozinha.

Como desentupir a pia da cozinha? Conheça 4 melhores métodos práticos e baratos!

Para manter a sua cozinha 100% organizada e sem maus cheiros, a pia deve estar desentupida. Isso porque, pias com entupimento crônico também podem causar problemas mais graves, que venham até exigir reformas no encanamento. Portanto, veja algumas dicas a seguir:

1º método – Desentupir o ralo da pia com água quente e sal

Através desse método, há uma chance de até 90% de desentupir qualquer pia, você deve despejar 1/2 xícara de sal no ralo da pia, o sal deve permanecer seco, e você irá despejar aos poucos. Deixe ferver 2 litros de água, em seguida, a água deverá ser despejada bem devagar.

A água e o sal ajudam a derreter a gordura que é acumulada no cano ao longo do tempo. Então, repita este procedimento sempre que perceber que a água está voltando ao finalizar a limpeza da pia.

2º método – Desentupir a pia com água quente e detergente

Você precisará ferver 2 litros de água, e depois é necessário misturar apenas algumas colheres de detergente na água fervente. A água imediatamente é despejada devagar, da mesma forma que acontece com o sal, o detergente também tem a função de remover a gordura incrustrada no interior do encanamento.

Não devemos nos esquecer que, este método funciona somente quando houver muita gordura dentro do cano da pia, se a causa do entupimento for restos de comida, há necessidade de utilizar o bom e já conhecido desentupidor de pia para movimentar os detritos.

3º método – Desentupir com vinagre e bicarbonato de sódio

desentupir pia da cozinha - bicarbonato de sódio

Para desentupir a pia da cozinha através desse método, basta apenas incluir meio copo de bicarbonato de sódio e meio copo de vinagre. Deixe fervendo, separadamente, dois litros de água com uma colher de sal. Enquanto isso, coloque o bicarbonato no ralo da pia devagar e espere descansar por 15 minutos.

A seguir é a vez de jogar o vinagre de modo mais lento. Quando as substâncias do bicarbonato e do vinagre se juntarem, haverá uma pequena reação de efervescência, você deverá aguardar por 15 minutos até o processo fazer efeito. A água fervendo deve ser despejada no ralo após passados os 15 minutos.

4º método – Previna-se contra o entupimento do ralo da pia

Bem melhor do que ter que desentupir a pia da cozinha pelo excesso de detritos, é prevenir o seu entupimento e os transtornos decorrentes dele, você não acha?

Portanto, jamais devem ser jogados óleos, azeites ou restos de comida pelo ralo. Além disso, é recomendável que, de 15 em 15 dias você tenha o costume de jogar água fervendo com sal para ajudar a desobstruir o cano. À medida que perceber que a água está voltando ou demorando mais a descer, você deve repetir este procedimento.

E como dito acima, evite usar produtos químicos que fazem mal para a nossa saúde. Afinal, além de terem um potencial de perigo ao entrarem em contato com nossa pele, existem produtos químicos que o cheiro é muito forte e acabam se espalhando no ambiente, o que não é bom para locais com idosos e crianças pequenas.


Leia também:
4 passos muito simples para organizar seu banheiro
Dicas para a limpeza da casa não ficar tão pesada
Organização de geladeira: como conservar frutas e verduras corretamente?
Maus cheiros persistentes, como se livrar deles?
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Estudo comprova: luz solar mata os micro-organismos da poeira doméstica

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *