Dicas para um home office eficiente e produtivo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

home office eficiente e produtivo

Com tantas pessoas trabalhando em casa, é essencial que tenhamos dicas para um home office eficiente e produtivo e dessa forma poder ajudar quem ainda não conseguiu se adaptar.

Ter a opção de trabalhar em casa pode trazer consigo muitas vantagens. Como por exemplo, eliminar o tempo perdido com o trajeto até a empresa, escolher a música que vai tocar durante o trabalho e vestir-se mais confortavelmente.

No entanto, trabalhar em regime de home office exige muita disciplina, foco no trabalho e um espaço adequado para que ele seja produtivo.

Como montar um home office eficiente e produtivo?

Em alguns textos aqui do blog já tratamos sobre esse assunto. Dois deles podem ser muito úteis nesse momento, o primeiro é “Home Office, como viabilizar o fato de trabalhar e morar no mesmo local?“, ele foi escrito pela Míriam Roman. Nesse texto, ela expressou sua opinião sobre como viabilizar esse formato de trabalho com base em sua própria experiência.

O segundo, “Como montar um espaço para home office em um quarto“, com dicas sobre como adaptar um quarto para usá-lo também como escritório.

Esse assunto é essencial em função do momento atual em que o mundo passa, de pandemias, violência urbana e trânsito caótico. Isso, entre outros motivos pessoais de cada um, que fazem com que cada vez mais pessoas procurem adotar a prática de trabalhar à distância.

Portanto, se você está buscando essa solução para trabalhar, ou se essa foi uma condição imposta pela empresa que você trabalha, desfrute desse texto. Vamos abordar os aspectos essenciais que você precisa levar em conta para conseguir produzir sem prejuízo pelo fato de não estar de uma forma presencial na empresa.

Mas, afinal o que é um home office eficiente e produtivo?

Quais são as condições ideais para trabalhar em regime de home office?

Primeiramente, para manter o foco no trabalho e manter a motivação é essencial que você tenha uma área de trabalho dedicada. Assim, definir esse espaço é que inspirará e estimulará o desempenho das tarefas. Mesmo que esse espaço seja apenas uma mesa no canto da sua sala de estar ou do seu quarto.

Afinal, convenhamos que algumas vezes a tentação de sentar no sofá em frente à televisão enquanto trabalha em seu laptop é grande, não acha? Mas, com essa prática é bem improvável que você alcance seus objetivos.

Enfim, você pode, e deve, ficar em uma posição confortável enquanto pratica o home office, mas lembre-se que você está trabalhando.

Dicas para um home office eficiente e produtivo

Portanto, para que você aproveite ao máximo sua opção trabalhar em casa – ou a opção determinada pelo seu empregador -, listamos abaixo alguns aspectos valiosos. Vamos a eles?

Providencie equipamentos e móveis adequados à necessidade do seu trabalho

É muito importante você ter a mão todos os equipamentos necessários para que consiga produzir com eficiência. Além disso, o mobiliário escolhido precisa estar adequado às suas necessidades.

Em síntese, é contra produtivo você ter que improvisar o tempo inteiro para desempenhar suas funções.

Escolha uma combinação de cores relaxante para o seu espaço de trabalho

Muitas pessoas acreditam que planejar o design e a decoração do espaço de trabalho é apenas um caso de preferência pessoal. No entanto, a escolha do esquema de cores de um ambiente pode ter um impacto surpreendente no humor e na energia das pessoas.

Portanto, sugerimos posteriormente também a leitura do texto “Decoração, acerte nas cores!“, onde abordamos a psicologia das cores.

Existem vários estudos que comprovam que as cores afetam o sentimento e o nível de excitação das pessoas. Por isso que estabelecer um ambiente com as cores certas para promover a produtividade e a criatividade é fundamental.

Escolher a cor mais adequada depende também do ambiente que você quer criar

Por exemplo, opte pela cor azul para inspirar, relaxar e promover a criatividade. A cor verde também tem essa função e nos deixa mais à vontade, como também é a cor da natureza e do equilíbrio. Além disso, ela também significa dinheiro e sucesso.

Enquanto o vermelho é uma boa opção para manter-se alerta. Mas essa cor tem um senão, além de não ser relaxante, a cor vermelha desperta o sentimento de fome. Portanto, você pode acabar abrindo a sua geladeira em intervalos mais curtos do que gostaria.

Procure prover uma iluminação adequada para seu espaço de trabalho

A luz faz muita diferença quando se trata de aumentar o humor e a motivação. Portanto, se for possível, posicione o seu local de trabalho próximo a uma janela que possibilite a entrada de luz natural.

No entanto, se sua mesa estiver posicionada ao lado de uma janela que recebe luz solar direta, providencie uma persiana ou uma cortina regulável. Essa é uma ótima opção, pois você pode regulá-la para evitar a incidência do sol sobre a mesa em certos horários.

Assim como a escolha de iluminação artificial também é fundamental se você trabalha à noite ou para os dias com incidência solar menor.

Você pode optar por uma luminária suspensa ou por um conjunto de holofotes que incidam diretamente sobre a sua estação de trabalho.

Além disso, considere também uma iluminação direcionada a algum ponto. Isso caso seu trabalho exija atenção direcionada a algo específico, por exemplo, use abajures específicos para escritórios.

Mantenha seu espaço de trabalho organizado

Primeiramente você precisa definir o tipo de trabalho que vai desenvolver. Isso é essencial para montar um home office eficiente e produtivo. Por exemplo, se você trabalha com um notebook, ele precisa estar em um espaço livre de papéis e de fácil acesso.

Se você usa documentos em seu trabalho, procure encontrar soluções inteligentes para organizar seus papéis, não trabalhe com a mesa bagunçada.

Além disso, exerça sua criatividade também no armazenamento e organização, pense além das opções tradicionais de armazenamento.

Use caixas diferentes, criativas e divertidas para seus documentos, ou tenha gavetas ou prateleiras personalizadas de acordo com a forma que você costuma se organizar.

Lembre-se sempre que para manter o foco, menos é mais.

Não há nada que desconcentre mais do que estar cercado de confusão quando você está tentando trabalhar, isso exige atenção, portanto, livre-se das distrações.

Além disso, se você não consegue encontrar alguma coisa quando precisa dela, é provável que isso afete o seu humor e, dessa forma, afete seu desempenho.

Coloque alguns toques pessoais no seu espaço de trabalho

Muitas pessoas levam para seu trabalho algum item que estimam, não é mesmo? Portanto, no regime de trabalho de home office esse hábito não precisa ser mudado.

Nesse caso é ainda mais importante, pois seu local de trabalho é sua casa, a decoração deve refletir sua personalidade e seu estilo de vida.

Entretanto, quando falamos acima sobre a sua mesa precisar estar organizada, isso não significa que ela precise estar completamente livre de objetos. Por exemplo, qualquer toque pessoal que você adicione ao seu espaço terá um efeito positivo.

Você pode, em uma moldura bonita colocar algumas fotos de família, um objeto que te inspire, ou qualquer item que lhe traga boas lembranças.

home office eficiente e produtivo

Use plantas no seu espaço de trabalho em casa

Sobretudo, leve a natureza para o seu local de trabalho. As plantas causam mais que um simples apelo estético, a presença da natureza em um local proporciona ganhos para a saúde, bem-estar, humor e produtividade.

Se você quiser saber mais sobre esse assunto, sugerimos também a leitura do texto “O que significa design biofílico, dicas e 20 ideias para você se inspirar

Coloque uma planta, mesmo que seja pequena, na sua mesa de trabalho ou próxima a ela.

Assim, você vai melhorar a qualidade do ar do ambiente, reduzir o estresse gerado pela tensão do trabalho, melhorar a concentração e aumentar da criatividade.

home office eficiente e produtivo


Leia também:
Como montar um espaço para home office em um quarto
8 dicas para montar um home office no jardim
5 plantas para cultivar dentro de casa
5 dicas para deixar a decoração da sua casa com a sua cara
Como aproveitar melhor os espaços da sua casa – Parte I
Confinamento sem tédio. Pegue um livro grátis aqui…
Home Office, conheça o “Retiro do Escritor” em Itaipava – RJ
Trabalhando juntos, 52 ideias para montar um escritório em casa para duas pessoas

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *