Dicas para um home office eficiente e produtivo

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 6 minutos

Ter a opção de trabalhar em casa pode trazer consigo muitas vantagens, como eliminar o tempo perdido com o deslocamento diário até o local de trabalho, poder escolher se vai haver música durante o expediente e, se houver, qual será o estilo musical, vestir-se de uma forma mais casual e confortável, entre outras.

Entretanto, trabalhar em regime de home office exige muita disciplina, foco no trabalho e ambiente adequado para que ele seja produtivo.


No texto “Home Office, como viabilizar o fato de trabalhar e morar no mesmo local?“, publicada aqui no blog “Lar, Doce Lar” escrito pela Míriam Roman, ela expressou sua opinião sobre como viabilizar esse formato de trabalho baseada em sua própria experiência.

Na postagem “Como montar um espaço para home office em um quarto“, também abordamos várias dicas sobre como adaptar um quarto adequadamente para transformá-lo também em escritório.

Consideramos esse assunto muito relevante, principalmente em função do momento atual em que o mundo passa, de pandemias, violência urbana, trânsito caótico, entre outros motivos que fazem com que cada vez mais pessoas procurem adotar a prática de trabalhar à distância.

Se você é uma dessas pessoas que está buscando essa solução para trabalhar, ou se essa foi uma condição imposta pela empresa na qual você trabalha, vamos abordar nesse texto os aspectos que consideramos mais importantes a serem considerados para que você consiga produzir sem prejuízo pelo fato de não estar presencialmente na empresa.

Mas, quais são as condições ideais para trabalhar em regime de home office?

Inicialmente, para manter o foco no trabalho e manter a motivação é muito importante que você tenha uma área de trabalho dedicada. Estabelecer esse espaço é que inspirará e estimulará o desempenho das tarefas, mesmo que esse espaço seja apenas uma mesa no canto da sua sala de estar ou do seu quarto.

Afinal, convenhamos que algumas vezes a tentação de sentar confortavelmente no sofá em frente à televisão enquanto trabalha em seu laptop é grande, não é mesmo? Mas adotando essa prática é bem improvável que você alcance seus objetivos nessas condições.

Você pode, e deve, ficar em uma posição confortável enquanto pratica o home office, mas lembre-se que você está trabalhando.

Para que você aproveite ao máximo sua opção trabalhar em casa – ou a opção determinada pelo seu empregador -, reunimos abaixo alguns aspectos valiosos para montar o seu escritório em casa ideal. Vamos a eles?

Providencie equipamentos e móveis adequados à necessidade do seu trabalho

É muito importante para que você consiga produzir com eficiência ter a mão todos os equipamentos necessários e que o mobiliário escolhido seja adequado às suas necessidades. É contraprodutivo ter que improvisar permanentemente para desempenhar suas funções.

Escolha uma combinação de cores relaxante para o seu espaço de trabalho

Muitas pessoas acreditam que planejar o design e a decoração do espaço de trabalho é apenas um caso de preferência pessoal, porém, a escolha do esquema de cores de um ambiente pode ter um impacto surpreendente no humor e na energia das pessoas.

Sugerimos posteriormente também a leitura do texto “Decoração, acerte nas cores!“, onde abordamos a psicologia das cores. Existem vários estudos que comprovam que as cores afetam o sentimento e o nível de excitação das pessoas, portanto estabelecer um ambiente com as cores certas para promover a produtividade e a criatividade é fundamental.

Escolher a cor mais adequada depende também do ambiente que você quer criar

Por exemplo, opte pela cor azul para inspirar, relaxar e promover a criatividade. A cor verde também tem essa função e não apenas faz você se sentir mais à vontade, como também é a cor da natureza e do equilíbrio, ela também significa dinheiro e sucesso.

Já o vermelho é uma boa opção para manter-se alerta, mas essa cor tem um senão, além de não ser relaxante, a cor vermelha é conhecida por despertar o sentimento de fome e você pode acabar abrindo a sua geladeira em intervalos mais curtos do que gostaria. 🙂

Procure prover uma iluminação adequada para seu espaço de trabalho

A iluminação faz muita diferença quando se trata de estimular o humor e a motivação. Se for possível, posicione o seu local de trabalho próximo a uma janela que possibilite a entrada de luz natural. Porém, se sua mesa estiver posicionada diretamente ao lado de uma janela que recebe luz solar direta, providenciar uma persiana ou uma cortina que possa ser regulada pode ser uma opção interessante, pois você pode regulá-la de forma a evitar o excesso de luz na tela do seu computador ou a incidência do sol no seu ambiente.

A escolha de iluminação artificial também é fundamental se você trabalha à noite ou para os dias com incidência solar menor. Você pode optar por uma luminária suspensa ou por um conjunto de holofotes que incidam diretamente sobre a sua estação de trabalho. Também pode considerar uma iluminação direcionada a algum ponto caso seu trabalho exija atenção direcionada a algo específico, isso pode ser solucionado com abajures específicos para escritórios.

Mantenha seu espaço de trabalho organizado

Se você trabalha com computador, ele precisa estar posicionado em um espaço livre de papéis e adequado para fácil acesso.

Se você utiliza documentos em seu trabalho, procure encontrar soluções inteligentes de armazenamento para organizar sua papelada, não trabalhe com a mesa bagunçada. Exerça sua criatividade também no armazenamento e organização, pense além das opções tradicionais de armazenamento. Utilize caixas diferentes, criativas e divertidas para seus documentos, ou tenha gavetas ou prateleiras personalizadas de acordo com a forma que você costuma se organizar.

Lembre-se sempre que para manter o foco, menos é mais. Não há nada que desconcentre mais do que estar cercado de confusão quando você está tentando realizar um trabalho que exija concentração, portanto, livre-se de toda a distração.

Além disso, se você não consegue encontrar algum documento no momento em que precisa dele, provavelmente seu humor será afetado e, consequentemente, não desempenhará suas tarefas da forma que gostaria.

Acrescente alguns toques pessoais no seu espaço de trabalho

Praticamente todo mundo leva para seu trabalho algum item que seja estimado não é mesmo? No regime de trabalho de home office isso não é diferente. Nesse caso isso é ainda mais importante, pois seu local de trabalho é a sua casa, por isso é importante que a decoração reflita sua personalidade e o seu estilo de vida.

Quando escrevemos acima sobre a sua mesa precisar estar organizada, isso não significa que ela necessariamente precise estar completamente livre de objetos. Qualquer toque pessoal que você adicione ao seu espaço terá um efeito positivo. Você pode em uma moldura criativa colocar algumas fotos de família, um objeto de decoração que seja inspirador ou qualquer outro item que lhe traga boas lembranças.

Adicione plantas ao seu espaço de trabalho em casa

Leve a natureza para o seu local de trabalho. As plantas proporcionam mais do que simplesmente apelo estético, a presença da natureza em um ambiente oferece grandes benefícios para a saúde, bem-estar mental, humor e produtividade. Se você quer se aprofundar mais sobre esse assunto, sugerimos também a leitura do texto “O que significa design biofílico, dicas e 20 ideias para você se inspirar

Coloque uma planta, mesmo que pequena na sua mesa de trabalho ou próxima a ela, isso vai melhorar a qualidade do ar do ambiente, reduzir o estresse provocado pela tensão do trabalho, melhorar a concentração e aumentar da criatividade.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Como montar um espaço para home office em um quarto
O maximalismo na decoração
Selecionamos 30 ideias de claraboias em quartos e algumas dicas úteis para você planejar a sua
5 plantas para cultivar dentro de casa
5 dicas para deixar a decoração da sua casa com a sua cara
Como aproveitar melhor os espaços da sua casa – Parte I
Confinamento sem tédio. Pegue um livro grátis aqui…
Home Office, conheça o “Retiro do Escritor” em Itaipava – RJ
Trabalhando juntos, 52 ideias para montar um escritório em casa para duas pessoas

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *