32 ideias de cantinhos de leitura para os pequenos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

De acordo com a grande maioria de pesquisadores, a leitura é essencial para o ser humano. É muito importante para melhorar o raciocínio, o vocabulário e aumenta a cultura geral do leitor.

Algumas pessoas, mesmo que não tenham sido incentivadas na infância, conseguem adquirir o hábito da leitura depois de adultos, mas é muito importante que a criança seja estimulada a ler desde a primeira infância.


Porque montar um cantinho de leitura para crianças?

É cientificamente comprovado que quando a criança tem contato com a literatura desde cedo, principalmente se for com o acompanhamento dos pais, é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor de forma geral.

Por meio da leitura, inicialmente de histórias contadas por seus pais, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.

Também, a leitura frequente ajuda a criar familiaridade com o mundo da escrita, o que facilita a alfabetização e ajuda em todas as disciplinas.

A língua portuguesa é cheia de armadilhas e palavras que deixam dúvidas sobre como devem ser escritas, portanto ler também é importante para ajuda a fixar a grafia correta das palavras.

Para ajudar seu filho a criar o hábito de leitura é importante ler para ele desde bebê. Comprar livros com figuras, apropriados para a fase não alfabetizada.

De acordo com o seu crescimento, sempre procurar livros apropriados para cada faixa etária e que sejam de assuntos de interesse da criança. O hábito de leitura será bem desenvolvido se for incentivado e acompanhado pelos pais ou responsáveis pelo seu desenvolvimento.

O ideal é que os cantinhos de leitura infantis tenham uma áurea lúdica. Oferecer a uma criança um lugar confortável e aconchegante para ler é uma ótima maneira de incentivá-lo a viajar na imaginação e a se aprofundar em uma boa história.

Também é importante observar que o recanto de leitura infantil  seja modificado na medida em que a criança cresce e vai se tornando adolescente.

O que deve ser observado e principais itens que devem compor um cantinho de leitura infantil

# Encontre um espaço tranquilo, de preferência com uma fonte de luz natural. Uma janela, um canto ou uma parede sem tráfego constante são bons locais.

# Pense qual o tema e tipo de recanto de leitura seu filho vai preferir. Uma tenda, uma barraca, um assento na janela, entre outros.

# Verifique o orçamento disponível.

# Qual será o seu nível de envolvimento durante as sessões de leitura.

# Uma boa luz é importantíssima.

# Os livros devem estar acessíveis para a criança sem necessitar de sua ajuda.

# O espaço deve ser confortável, acolhedor e aconchegante ​para permitir que a criança mergulhe em um bom livro por um longo tempo.

# As cores devem ser lúdicas e estimulantes, por exemplo, a azul é relaxante e a verde estimula a leitura, mas você pode optar pelas cores preferidas da criança e abusar de número de cores.

# Almofadas, travesseiros, tendas (as tendas têm um apelo mágico para atrair e manter as crianças concentradas) e outros e enfeites criativos também contribuem para deixar um local de leitura infantil confortável.

Selecionamos vários cantinhos de leitura para que seu filhote fique bem confortável em seus momentos literários, afinal,como explicamos acima, este também é um item muito importante para que a leitura seja prazerosa.

32 ideias de recantos de leitura super aconchegantes e criativos para crianças



Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
4 passos simples para organizar seu banheiro
Dicas para decoração de quarto infantil
12 sugestões de cores neutras para quartos de bebês
Dicas de decoração para quartos de adolescentes
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
24 ideias para você decorar com molduras sem tela

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *