Identifique alguns sinais de que precisa redecorar sua sala

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 4 minutos

redecorar sala

Será que chegou a hora de redecorar sua sala? Quando você decorou, ou redecorou, sua sala de estar pela última vez achou que o resultado ficou ótimo e você a aproveitou por bastante tempo, no entanto, de algum tempo para cá ela parece que “não foi feita para você”?

Como saber se é o momento de redecorar a sala

Você tem a sensação ao entrar na sua sala de que ela não é sua? Então observe abaixo se você percebe alguns dos sintomas listados de que ela precisa passar por uma nova remodelação.

Esses são alguns sinais genéricos a serem observados e ao percebê-los isso não significa que você deva fazer nenhuma reforma radical em sua sala, as vezes algumas adaptações ou substituições de mobiliário ou decoração podem ser suficientes.

Entenda também que cada um tem seu estilo e preferências, mas se você é uma pessoa que costuma seguir modismos e montou uma sala baseando-se em uma novela do passado. Por exemplo, ela pode ter uma aparência totalmente inadequada para você hoje. Além disso, estilos e preferência mudam com o passar do tempo.

Assim como você observa uma foto antiga sua e pensa “Eu já usei isso?”, o mesmo pode acontecer com sua casa. Alguns itens contidos nela já tiveram sua época, mas hoje podem ser inadequados para seu modo de viver ou suas necessidades atuais.

Mas, quais são esses sinais?

Sua sala de estar é um lugar onde você consegue relaxar após um longo dia de trabalho? Seja para você e sua família relaxar depois de um dia longo e cansativo na rua ou seja para ser um espaço para receber seus visitantes, ela é aconchegante e acolhedora na sua visão?

Ao olhar para ela você gostaria que parecesse melhor?

Depois de algum tempo de uso, sua sala de estar pode parecer cansada, isso mesmo, ela pode já estar pedindo por uma intervenção sua. Esse é o momento de considerar uma mudança, pode ser um sinal que indique que é a hora certa de desfazer-se de alguns itens antigos e substituí-los por novos.

Porque redecorar a sala. Ela parece estar vencida?

Na época que você decorou sua sala de estar pela última vez, provavelmente tinha um tema em mente. Você imaginou nessa época que a tendência do momento se encaixaria no seu espaço de intimidade.

Por algum tempo, o resultado ficou ótimo, mas se agora sua sala não tem mais o mesmo apelo da época. Então talvez seja o momento de começar a pesquisar um novo esquema de cores, novos móveis e acessórios para a casa.

Os móveis estão inadequados? Além de criar um espaço agradável e aconchegante, você, sua família e seus convidados também precisam se sentir confortáveis, isso está acontecendo? Se a resposta for não, você não se sente mais confortável como antigamente, você precisa investir em novos móveis.

Procure novos itens que ofereçam apoio adequados para as costas, para que, mesmo que você fique sentado por um longo tempo, ainda assim se sinta confortável.

Você pode doar os móveis antigos ou vendê-los, se estiverem em boas condições para ajudar a custear as novas aquisições.

A luz natural é suficiente a iluminação artificial é adequada?

Se as necessidades atuais dos moradores da casa requer uma iluminação diferente da atual, se você sentir que a luz natural está sendo mal aproveitada, por exemplo, pode ser necessário substituir ou modificar as cortinas ou as persianas.

As salas de estar aparentam ser mais espaçosas e aconchegantes, se forem claras e brilhantes. Dê ao ambiente onde provavelmente você e sua família passam a maior parte do dia uma sensação de espaço maior com os benefícios da luz natural.

Da mesma forma você precisa analisar a situação da luz artificial, por exemplo, se você adquiriu o hábito de leitura e a sala não oferece condições ideais para isso, procure criar um lugar para isso.

redecorar sala

Alguns móveis e objetos estão muito acabados?

Muitas pessoas não decoram sua casa de uma só vez, mas, gradualmente. Adicionam peças ao ambiente e, assim, chegam ao resultado final esperado com o passar do tempo.

A consequência disso pode ser uma mistura de estilos inadequada e confusa, portanto, talvez alguns objetos e móveis mais antigos devam ser substituídos.

Além disso, o resultado da compra gradual pode ser o excesso de objetos, deixando pouco espaço para as pessoas se locomoverem pela sala.

As vezes você nem lembra porque alguns itens estão lá, parecem inúteis para sua atual necessidade. Portanto, talvez seja o momento de considerar descartá-los também, ou transferi-los para outra peça da casa.

A família cresceu?

Quando você decorou sua sala de estar pela última vez, talvez tenha considerado apenas o seu conforto, porém, se sua família cresceu em tamanho ou idade, suas necessidades provavelmente mudaram. Sua sala de estar também precisa se adaptar a essa nova situação.

Será que não é o momento de redecorar sua sala para dar mais espaço para seus filhos brincarem?

Enfim, basicamente esses são alguns dos aspectos importantes a serem considerados. No entanto existem outros, o que você precisa ter em mente sempre é se sua sala traz para você o benefício que você merece quando está curtindo sua casa e sua família.


Leia também:
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
40 ideias de salas de estar acolhedoras e aconchegantes e dicas de como planejá-las
Como usar metais para decorar e embelezar os ambientes de sua casa
Acrescente mais charme à decoração de sua sala com uma cristaleira
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
24 ideias para você decorar com molduras sem telas
Procurando inspirações para aproveitar o espaço embaixo da escada? Veja 12 ideias criativas
Como combinar as cores na decoração

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *