Nhoque de beterraba

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Nhoque de beterraba

O que você acha de aprender uma nova receita de nhoque usando beterraba? Então, você acha uma boa ideia?

Se você tem ascendentes italianos ou se mora perto de algum lugar que tenha uma forte presença da cultura italiana, já deve ter ouvido falar que todo dia 29 é dia de comer o nhoque da fortuna (ou da sorte), com uma nota de dinheiro colocada embaixo do prato antes da refeição para garantir a fortuna dos comensais.


O nhoque tradicionalmente é feito com uma massa à base de batata e é muito popular no mundo inteiro por sua textura macia e por combinar bem com praticamente todos os molhos. Mas você sabia que você também pode fazer nhoque com outros ingredientes, e que ficará tão bom como de batata, ou até mais gostoso ? Para isso basta seguir a receita abaixo (você vai se surpreender com a textura e o sabor).

Receita de nhoque de beterraba
INGREDIENTES PARA 4 (QUATRO) PORÇÕES
  • 1 beterraba média descascada sem as folhas;
  • 1 batata doce grande;
  • 1 ovo de galinha;
  • 1/2 xícara de queijo parmesão ralado (aproximadamente 55 gramas);
  • sal a gosto;
  • 1 1/2 xícaras de farinha de trigo (aproximadamente 200 gramas);
  • 1/2 xícara de manteiga;
  • 2 colheres de sopa de sálvia fresca e picada.
FORMA DE PREPARO

Enquanto você pré-aquece o seu forno a uma temperatura de 220ºC, lave bem a beterraba e a disponha em uma forma ou em alguma travessa que possa ir ao forno. Então adicione água até que cubra mais da metade da beterraba.

Em seguida, envolva a forma ou a travessa com papel alumínio e reserve.

Com cuidado e com o auxílio de um garfo faça buraquinhos em toda a batata e coloque ela no centro de uma folha de papel manteiga.

Leve a batata enrolada no papel e a beterraba na forma ou na travessa com a água (envolvida no papel alumínio) ao forno e deixe assar por 45 (quarenta e cinco) minutos.

Como saber se estão prontas para continuar a receita

Você saberá que a batata e a beterraba estão prontas quando conseguir parti-las com a lateral de um garfo. Quando estiverem no ponto, retire do forno e deixe esfriarem.

Quando elas estiverem na temperatura ambiente, massageie a beterraba delicadamente para que a pele se solte e remova qualquer parte do caule ou das folhas que tenha permanecido grudado à ela. Em seguida corte-a em pedaços e leve a um processador de alimentos ou à batedeira.

Bata a beterraba com o ovo, o queijo parmesão e o sal até obter um purê homogêneo e liso. Então reserve.

Descasque a batata assada e amasse com um amassador ou rale-a em um ralador grosso (para uma textura mais surpreendente o ideal é ralar e não amassar a batata). Em uma vasilha, misture delicadamente o purê de beterraba com a batata, tomando cuidado para não aplicar muita pressão que resulte no desmanche da batata caso tenha optado por ralá-la.

Adicione 1/2 xícara de farinha peneirada por vez e vá incorporando à massa com delicadeza até que ela ganhe liga. Tome cuidado porque você provavelmente não precisará usar toda a farinha.

Separe a massa em 8 (oito) partes e então, sobre uma superfície enfarinhada, role delicadamente cada parte da massa até formar “cordas” ou cilindros longos e da espessura que você achar mais adequada. Tome cuidado para não deixar muito grosso nem muito fino. Corte os cilindros de massa no tamanho que você quiser para formar os nhoques.

Como cozinhar os nhoques

Em uma panela com água fervente e sal, cozinhe os nhoques em porções pequenas (não jogue todos ao mesmo tempo na água). Você saberá que eles estão cozidos quando eles flutuarem na superfície da panela, o que não deve levar mais do que 30 (trinta) segundos.

Por fim, em uma frigideira, derreta a manteiga com as folhas de sálvia e refogue delicadamente o nhoque antes de servir.

Você pode servir o nhoque de beterraba assim, ou com o molho de sua preferência. Além disso, se você curte queijo, pode abusar dele também.

Bom apetite!


Leia também:
Pão de couve-flor
Salgado de frango com batata doce
Você sabe fazer molho branco?
Sopa cremosa de tomate com croutons de queijo
Receita de falafel assado
Torta de legumes – receita facílima
Receita de sopa cremosa de batata doce
Massa jardineira ao pesto
Você sabe fazer molho de tomate?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *