Plantas para manter o jardim florido no inverno

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos
Plantas para manter o jardim florido no inverno

Jasmim-dos-poetas

Se você adora curtir um jardim florido e não quer esperar pela primavera para cultivá-lo, então selecionamos várias flores que se adaptam muito bem ao inverno.


A maioria das planta deixa de florir no inverno, por estarem “hibernando”, ou em fase de dormência. Elas fazem isso para economizar energia e suportar as baixas temperaturas.

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, as temperaturas frias são um excelente momento para plantar ou transplantar, justamente por essa condição de autoproteção das plantas. Elas ficam mais resistentes a mudanças.

Além disso, existem plantas que “adoram” florir em temperaturas mais frias, típicas do outono-inverno, quando a maioria das plantas prefere se esconder. Elas se adaptam muito bem ao clima frio, pois muitas vezes são originárias de países muito mais frios que o Brasil, onde a primavera, e mesmo o verão, são mais gelados que o nosso inverno.

Portanto, se você deseja ter um outono-inverno mais colorido pela natureza, selecionamos várias plantas que atenderão a esse desejo. Descrevemos as características de algumas delas, completamente diferentes entre si, para você diferenciar melhor os estilos e decidir quais as mais apropriadas para seu jardim.

Plantas para ter um jardim florido no inverno

Jasmim-dos-poetas: o jasmim-dos-poetas é uma trepadeira com muitos ramos, com flores pequenas e brancas, de crescimento rápido e muito perfumada, com um perfume adocicado. É ótima para ser utilizada em caramanchões, em volta de colunas e caindo sobre muros. Aceita sol pleno, mas floresce mais com o clima ameno. Além disso, é uma planta muito exuberante.

Amor-perfeito: apresenta flores pequenas e delicadas. É ótima para criar um jardim com muitas variações de cores e tons, que podem ser amarelo, azul, roxo, branco, rosa e marrom. Além disso, ela é uma planta rasteira, que geralmente não ultrapassa os 30 centímetros de altura (a maioria fica entre 15 e 25), com ramagem verde-escura, macia e frágil. É uma planta bem rústica, muito resistente ao frio e à geada, pois tem origem européia. Pode ser plantada a sol pleno e a planta é perene (dura o ano todo), mas nem sempre florida, como nos períodos mais quentes.

Azaleia: existem centenas de variedades de azaleias, desde arbustos, de folhagem verde-escura e floração abundante, até árvores imensas. Podem tem flores simples ou dobradas e de diversas cores, algumas muito vibrantes, como branca, rosa, vermelha ou mescladas. A azaleia pode florescer em qualquer estação do ano, dependendo das condições climáticas. Você pode plantar as variedades menores em vasos e até utilizá-las como cercas vivas. Prefere sol a pleno e pode ser controlada através de podas. É uma espécie muito utilizada também para bonsai.

Camélia: nas cores branca, rosa e vermelha.

Cravo: nas cores branca, rosa, vermelha e amarela, com diversas tonalidades e mesclas.

Hortênsia: pode ter as cores azul, lilás, rosa, vermelha e branca, conforme a variedade e o pH do solo onde está plantada, quando mais ácido o solo puxa mais para a cor azul.

Margarida: flores com pétalas brancas e centro amarelo.

Você poder contar com árvores ou arbustos para ter um jardim florido no inverno

Ipê-amarelo: árvore com flores amarelas abundantes.

Calanchoê: suculenta com flores de várias cores.

Bico-de-papagaio: vermelha, não tolera geadas, também conhecida como flor-de-natal.

Quaresmeira: árvore com flores abundantes e exuberantes, floresce no outono e na primavera.

Tulipa: com cores variadas, não suporta o calor do verão, portanto deve ser protegida fora do inverno.

Buganvília: também conhecida popularmente como Primavera, Três-marias, Buganvile. Trepadeira exuberante, que floresce várias vezes ao ano. Você pode encontrar flores em diversas cores como, branca, roxa, rosa, vermelha, amarela, laranja, entre outras, sendo algumas espécimes de duas cores.


Leia também:
34 ideias para montar um jardim em um espaço pequeno
5 plantas para cultivar dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?
Tudo sobre Kalanchoe, como plantar e como cuidar da Flor da Fortuna
As plantas suculentas e o seu significado espiritual

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *