Quais plantas ornamentais podem ser cultivadas na sombra?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

As plantas ornamentais são agradáveis, práticas e ainda enfeitam e decoram a casa. Existem várias opções de plantas para deixar a área sombreada mais agradável e com vida.

Mostraremos a seguir algumas sugestões de plantas, que certamente darão uma nova cara para sua residência ou espaços da sua empresa.

As plantas de sombra também possuem diversas variações de tons e cores, o que proporciona um ambiente alegre e colorido. Você tem a opção de utilizar vasos de todas as cores e acessórios para a decoração de seu jardim de sombra.

6 plantas ornamentais que você pode ter em casa, e na sombra!

Conforme comentamos acima, na sombra também é possível cultivar diversas plantas, no entanto, é necessário aprender a escolher corretamente as espécies, para não errar na hora de cultivar, veja a seguir, as excelente opções de plantas que não exigem sol a pleno para se desenvolverem e ficarem saudáveis:

1º Heuchera (Sinos de Coral)

A Heuchera é uma planta fácil de manter em locais de sombra, e você tem a possibilidade de escolher várias cores, como por exemplo, prateado, bordô, preto-roxo, verde-amarelo, salmão e laranja enferrujado. Suas folhagens são uma verdadeira emoção visual.

Você pode encontrar ainda, variedades que oferecem flores vistosas, com hastes altas e delgadas. A Heuchera é uma planta perene. Originária da América do Norte (Estados Unidos e Canadá), onde é chamada de “Coral Bells“ (Sinos de Coral), ela pertence à família Saxifragaceae.

O gênero Heuchera engloba cerca de 50 espécies. Em geral as cores mais claras se adaptam melhor às áreas de sombra, enquanto as mais escuras ficam mais exuberantes recebendo uma maior quantidade de sol.

2º Lamium Maculatum (Urtiga Morta)

A Lamium Maculatum é uma planta perene, baixa e rasteira, dificilmente ultrapassa 40 centímetros de altura, que possui folhagem extensa (ramificada). Também é uma planta que apresenta cores variadas, como por exemplo, roxas, rosa, vermelhas ou brancas. Popularmente é conhecida como Planta-Alumínio, Lâmia-Manchada ou Urtiga Morta.

É perfeita para locais sombreados, pois não se espalha de maneira invasiva. De origem europeia, pertence à família Lamiaceae.

3º Tiarella Cordifolia (Flor-de-Espuma)

Ainda pouco popular no Brasil, a Tiarella Cordifolia tem origem na América do Norte, onde é chamada de Foam Flower (Flor de Espuma), e está se adaptando bem à várias regiões do país.

Suas folhas são opacas, o que proporciona um ar mais natural, as cores mais comuns são brancas ou rosa pálidas. Alguma variedades apresentam nervuras e suas folhas são de cor vermelho-vinho.

Parente da Heuchera, a Tiarella é ainda melhor para locais sombra profunda. Também é uma planta perene, que pode passar o ano inteiro sem perder o vigor.

4º Pulmonária

A Pulmonária tem uma belíssima folhagem prateada, na primavera suas flores são extremamente vistosas, com uma variação entre o rosa e o azul. Além disso, também poderá surgir outras cores na mesma planta. Para os amantes de ambientes coloridos, esta é uma ótima opção.

Usando a Pulmonária, a sombra do seu jardim certamente deixará de ser ambiente opaco.

De origem europeia, ela pertence à família das Boraginaceae e seu nome científico é Pulmonaria Officinalis. É muito usada na medicina em diversos tratamentos contra problemas pulmonares.

Conhecida popularmente como Erva-do-Pulmão, Salsa-de-Jerusalém e Ervas-dos-Bofes, a Pulmonária floresce na primavera e necessita de muita sombra para se desenvolver. 

5º Astilbe

A Astilbe tem plumas enormes de flores coloridas, a sua folhagem também é muito vistosa e exuberante. As cores mais comuns são bronze, verde claro, verde azulado, verde escuro ou vermelho vinho.

Este estilo de planta apresenta diferentes épocas de floração, com variedade de alturas, cores e de texturas.

Natural da América do Norte e da Europa, a Astilbe também é uma espécie de planta perene e pertence à família Saxifragaceae e se adapta muito bem em solos úmidos. Ela tolera sol direto, mas não é necessário.

6º Digitalis (Digitalis Purpurea L ou Common Foxglove)

A Digitalis também é conhecida como Dedaleira, Dedal Vermelho, ou Campainha. Nativa da Europa é da família Scrophulariaceae.

Diferentemente de todas as acima, esta espécie de planta ornamental tem ciclos de vida, ou seja, ela passa o primeiro ano fazendo o cultivo de folhagens, depois, no segundo ano começa a florescer e no último morre.

Mas as plantas antes de morrerem espalham muitas sementes, dessa forma, você consegue ter plantas o ano todo enfeitando seu jardim.

A Dedaleira é uma das espécies de plantas mais usadas pela medicina há muitos anos, ela contém propriedades medicinais que oferecem diversos benefícios para o nosso organismo, porém suas propriedades podem ser prejudiciais e até mesmo letais se a planta for usada sem muito critério.

O seu uso em altas doses pode provocar ataques cardíacos e até a morte, portanto a automedicação com essa planta deve ser evitada.

Gostou dessas sugestões? Então comece agora mesmo a criar seu projeto de jardim com plantas ornamentais que gostam de sombra e vão transformar sua casa.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Receitas caseiras para combater as pragas domésticas
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A jardinagem e a saúde física e mental
Horta – o que plantar em cada mês
Sugestões de Presentes Criativos
Como plantar e como cuidar da Costela de Adão
Um cactus diferente para alegrar sua casa

Compartilhe...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *