Será que devo fazer exercícios físicos em casa?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Na era da internet e da proliferação de aplicativos para dispositivos móveis, cada vez mais estão surgindo negócios que oferecem maneiras para as pessoas fazerem exercícios em casa em vez de terem de frequentar uma academia ou escola esportiva.

Os aplicativos e sites que oferecem programas e vídeo aulas em troca do pagamento de uma mensalidade – que, ressalte-se, tende a ser muito menor do que as mensalidades cobradas pelas academias –, prometem resultados, mas será que existe algum motivo para passarmos a nos exercitarmos em casa?


Será que eu consigo fazer exercícios em casa?

Para muitas pessoas fazer exercício em casa pode ser uma maravilha – afinal, dentre os grandes motivos que usamos para deixar de fazer exercício é justamente o tempo que perdemos e o esforço que fazemos para ir até a academia ou a escola em que fazemos nossas aulas. Se você faz seus exercícios em casa, essas questões deixam de ser problemas.

Para outras pessoas, entretanto, pode ser uma armadilha: para alguns é essencial o vínculo com um local externo e pago, esse vínculo cria uma espécie de obrigação moral de exercitar-se, o que desapareceria caso a pessoa passasse a se exercitar em casa.

Vantagens de praticar exercícios físicos em casa

Listamos abaixo algumas questões interessantes a serem pesadas se você estiver pensando sobre isso. Lembre-se que as vantagens de se exercitar em casa só terão validade se você realmente der continuidade à prática de exercícios e não utilizar isso como uma desculpa para não mais fazê-los. 🙂

  1. Você pode vestir o que quiser: como você está em casa, você pode se exercitar da maneira que quiser – de pijamas, com aquela roupa que você teria vergonha de usar na rua ou até mesmo só de roupas de baixo. Além disso, fazer exercícios em casa evita o gasto com roupas específicas para usar na academia, por exemplo;
  2. Você pode personalizar a atmosfera do exercício: você não precisa mais aguentar aquelas músicas chatas da academia que você não gosta – em casa você pode ouvir o que você quiser (inclusive ficar em silêncio se preferir), no volume que quiser! Quer fazer exercício assistindo TV? Não tem problema!
  3. Você pode explorar outras modalidades de exercícios: dependendo do aplicativo ou do programa de treinos que você seguir você poderá fazer exercícios variados, desde treinos de alto impacto, treinos de relaxamento, de calistenia e até aulas de ioga;
  4. Você pode ver melhor o seu corpo trabalhando: em casa você pode parar na frente do espelho para se admirar enquanto faz o exercício, ou tomar o tempo que for preciso para aperfeiçoar a sua postura, sem precisar se preocupar se tem alguém olhando;
  5. Você precisará se informar mais sobre exercícios e alimentação: se você vai ser o responsável pela sua rotina de exercícios, sem o auxílio direto de um profissional de educação física (os programas e apps são planejados por educadores físicos, é verdade, mas não haverá aquele contato direto e nem acompanhamento) você precisará tomar a responsabilidade de verificar se está fazendo os exercícios corretamente e decidindo quais são os melhores exercícios para você;
  6. Você precisará dedicar menos tempo do dia para o exercício: não precisar se deslocar até a academia vai reduzir bastante o tempo necessário para fazer o seu treino. Assim, fica mais fácil de encaixar o treino em qualquer momento do dia em que você tiver um tempinho sobrando.

Outras coisas também precisam ser consideradas antes de tomar esta decisão, mas exercitar-se em casa certamente será mais fácil se você já tiver alguma experiência prévia em exercícios, pois precisará ser o próprio responsável pela sua postura, pela forma como faz os movimentos e pela análise dos seus resultados.

É importante frisar também que você jamais deve fazer exercícios antes de consultar um médico e ter certeza de que está apto para o tipo de atividade física escolhido.

E se você ainda encontrar um parceiro ou parceira de exercícios com a mesma determinação que você, ai as coisas se facilitam ainda mais.


Leia também
Como criar o hábito de caminhar
5 dicas para quem trabalha muito tempo sentado
Jardinagem, o hobby que me encanta!
Como aproveitar um lindo dia de praia para modelar as pernas e exercitar o corpo
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
Como preparar meu filho para o mundo real?
O que são probióticos
Você sabe o que é tepache? Aprenda a fazer

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *