Usando o tubo do rolo de papel higiênico no jardim

Sabemos que existem mil motivos para guardar os tubos dos rolos de papel higiênico, pois eles podem ser reaproveitados em muitas coisas. Aqui vai mais um motivo, facilitar o plantio e o cultivo de mudas.

Existem muitas maneiras de reaproveitar o tubo do rolo de papel higiênico, desde itens de decoração até como recipiente de organização e armazenamento, eles são muito versáteis e fáceis de reaproveitar. Mas você sabia que eles também são muito úteis para usar no jardim?

Esse truque vai facilitar muito o plantio e a transferência de mudas em seu jardim.

Você pode usar os tubos para todo o tipo de plantas, principalmente aquelas que não gostam de ser movidas e sofrem com isso, como feijões e ervilhas, por exemplo. Quando você vai adicionar novas plantas em seu jardim ou horta a partir de semente, normalmente elas são muito frágeis para serem plantadas diretamente em seu local definitivo, e devem ser deslocadas para ele somente depois de brotar.

Você pode plantar as sementes no tubo e depois que brotarem, transferi-las com o próprio tubo para seu local definitivo, pois ele vai se desintegrar e não vai atrapalhar o crescimento da planta. Fazendo assim você evita o problema de desmanchar o torrão quando vai tirar uma muda do seu berçário para plantar.

 
Como fazer: 

Para fazer o “vaso berçário”, você deve fazer 4 cortes de cerca de 2 centímetros em distâncias equivalentes em um dos lados do tubo, depois virar para dentro essas abas formadas pelos cortes, fechando o fundo, conforme a imagem abaixo.

Encha-o com terra, e coloque nele a semente da planta desejada. Lembre-se sempre de pegá-lo de forma a proteger o fundo quando for movimentar o tubo, pois ele não deverá ser colado, pois isso atrapalhará a sua decomposição.

Depois de germinada a planta, coloque-a no local escolhido para o plantio definitivo.

Se você gostou dessa dica, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
10 motivos para usar vasos autoirrrigáveis
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Conheça o apaixonante kit para as crianças amarem plantar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *