A alocasia é uma daquelas plantas fáceis de cuidar. Suas folhas são enormes e vibrantes, algumas delas em forma de “orelha de elefante”.
Ela exige pouca rega se você cultivá-la em um espaço úmido e, com eventuais, pulverizações do ambiente que à cerca.
Existem mais de 70 variedades de alocasia (há quem já tenha contado 96), no entanto, todas elas têm a mesma exigência de cultivo.
O que é planta alocasia
Para quem gosta de plantas exóticas, a alocasia é a planta perfeita. Ela tem folhagens de diferentes texturas, cores e tamanhos que assumem formas magníficas com desenhos diferentes. Além disso, é uma planta perene.
Ela exibe sua origem tropicais com folhas vistosas e uma predileção por luz indireta brilhante e muita umidade, semelhante ao que receberiam na floresta tropical.
A alocasia é apreciada pelos jardineiros de plantas de casa principalmente pela sua folhagem impressionante, com folhas verdes brilhantes ou escuras que podem chegar a trinta centímetros de comprimento, com formas angulares e veios pesados, verdes ou brancos.
Algumas variedades têm folhagem prateada com bordas e nervuras verdes, enquanto outras apresentam folhas variadas.
Quando cultivadas em jardins, essas plantas florescem na primavera com uma inflorescência composta por um caule central conhecido como espádice rodeado por uma espata, semelhante à de um lírio da paz. No entanto, raramente florescem dentro de casa.
O cultivo de qualquer variedade pode envolver alguns cuidados extras em relação a outras plantas, como por exemplo, criar um ambiente mais úmido e iluminado.
As alocasias mais populares aqui no Brasil são a Alocasia Polly (Alocasia amazonica), Alocasia Black Velvet, Alocasia Cucullata, Alocasia Cuprea, Alocasia Stingray (Alocasia macrorrhizos), Alocasia Sanderiana, Alocasia African Mask (Alocasia clypeolata) e a Alocasia Zebrina (Alocasia zebrina).
Vale a pena destacar as características de algumas delas.
Alocasia Polly
É uma variedade é reconhecida por suas folhas verde-escuras com nervuras brancas marcantes, o que forma um contraste visual impressionante. Ela é uma das alocasias mais populares devido à sua aparência exótica.
Alocasia Zebrina
A zebrina se caracteriza por ter folhas em forma de lança com padrões de listras que lembram as listras de uma zebra. Essa é uma variedade que acrescenta um toque de dramaticidade ao ambiente.
Alocasia African Mask
Esta variedade tem folhas grandes em forma de coração, com um padrão de listras brancas. Sua folhagem é muito chamativa e atraente, adicionando uma sensação tropical ao ambiente.
Alocasia Stingray
Ou Alocasia macrorrhiza ‘Stingray’). Recebeu esse nome devido à forma única de suas folhas, que se assemelham à barbatana de um raio. Essa variedade é uma ótima escolha para adicionar um toque de exotismo ao ambiente.
Cuidados gerais para cultivar alocasia
Quando você oferece as condições certas, as alocasia são fáceis de cuidar, crescem rapidamente nos meses quentes e produzem uma nova folha a cada semana. Nos meses frios, a alocasia fica dormente, mas certifique-se de mantê-la em um local interno quente, pois ela adora alta umidade e luz indireta brilhante.
Depois de escolher sua variedade – ou variedades – preferida, é preciso entender os cuidados gerais necessários para cultivar alocasia com sucesso.
Luminosidade
As alocasias preferem luz indireta e brilhante. Portanto, evite a luz solar direta, que pode queimar suas folhas. Para cultivo interno em vaso, coloque-as perto de uma janela com cortinas leves, para cultivo em jardim, coloque-as sob a copa de árvores para fornecer a quantidade ideal de luz.
Solo
Escolha um solo bem drenado e rico em matéria orgânica. Misturar perlita, vermiculita ou areia grossa ao solo pode melhorar a drenagem, pois as alocasias são sensíveis ao excesso de água.
Rega
A rega é uma das coisas essenciais para as alocasias. Mantenha o solo sempre úmido, mas não encharcado. Sendo assim, espere a camada superior do solo secar antes de regar novamente. Além disso, evite que a planta fique em água parada, o que pode levar ao apodrecimento das raízes.
Umidade
As alocasias apreciam alta umidade. Portanto, aumente a umidade ao redor da planta, colocando-a em uma bandeja com pedras úmidas ou usando um umidificador. Ou então, pulverize as folhas regularmente para imitar o ambiente tropical.
Temperatura
A alocasia é uma planta tropical, portanto mantenha-a em temperaturas entre 18°C e 25°C. Além disso, evite exposição a correntes de ar frio ou temperaturas muito baixas.
Fertilização
Adicione às suas alocasias um fertilizante equilibrado, diluído pela metade, durante a temporada de crescimento, que são a primavera e o verão. No entanto, nas estações frias reduza a fertilização ou nem fertilize, porque essa planta costuma ficar dormente.
Transplante
Reenvase sua alocasia a cada dois anos para fornecer espaço para o crescimento das raízes, ou quando você perceber que as raízes estão tomando conta do vaso. A melhor época para o replantio é a primavera.
Propagação
Se você deseja aumentar sua plantação de alocasia ou compartilhar essa planta exótica com amigos, a propagação é uma opção. As alocasias podem ser propagadas de três maneiras principais.
Divisão: durante o replantio da alocasia, você pode dividir o rizoma (a parte subterrânea da planta) em pedaços, garantindo que cada pedaço tenha pelo menos um broto. Em seguida, plante os pedaços em vasos separados ou em áreas do jardim.
Estacas de caule: corte uma parte do caule da planta com pelo menos um nó (onde as folhas se prendem ao caule) e plante-o em um solo úmido. Então, mantenha a umidade alta até que as raízes se desenvolvam.
Sementes: essa é uma forma mais difícil e menos comum, mas as alocasias também podem ser cultivadas a partir de sementes. Plante as sementes em um solo leve e mantenha-o úmido até que as mudas estejam prontas para o transplante.
Pragas e doenças comuns
Pouca umidade, pouca luz e temperaturas muito baixas são os inimigos mais ameaçadores da alocasia.
Ao cultivar alocasia, você pode se deparar com alguns problemas comuns. Portanto, veja algumas dicas para superá-los.
Folhas amareladas: pode ser devido tanto ao excesso de água como à falta de luz. Sendo assim, verifique o solo e a localização da planta e ajuste conforme necessário.
Folhas murchas: esse problema pode ser causado pela falta de água. Portanto, certifique-se de manter o solo sempre úmido, mas não encharcado.
Manchas nas folhas: o aparecimento de manchas escuras nas folhas pode ser um sinal de excesso de umidade. Então, melhore a drenagem do solo e evite regar em excesso.
Pragas: as alocasias são suscetíveis a ácaros, cochonilhas e pulgões. Uma opção é usar óleo de neem (Azadirachta indica) ou um inseticida suave para controlar essas infestações.
Suas alocasias estão morrendo ou ficando adormecidas?
Se suas alocasias parecem estar morrendo ou ficando adormecidas nas estações frias, saiba que é possível recuperá-las.
Suas folhas ficam amareladas rapidamente, o que começa com o escurecimento das bordas, principalmente depois de regá-las? Não se preocupe muito, suas alocasias não estão morrendo, este é um processo perfeitamente natural conhecido como dormência de alocasia.
Por que as alocasias ficam dormentes?
Quando as temperaturas caem abaixo de 18 ℃ e as horas de luz do dia diminuem, as alocasias entram naturalmente em dormência por um período de tempo.
Durante esse período, as plantas pararão de crescer e estagnarão ou morrerão. O motivo dessa dormência é que as essas plantas são sensíveis ao frio e não podem crescer ativamente nestas temperaturas, obrigando-as a armazenar a sua energia para quando o tempo mais quente retornar.
Portanto, se as suas alocasias estão ao ar livre, é uma boa ideia levá-las para dentro de casa antes que as temperaturas caiam muito. Ao fazer isso, mantenha-as em um local seco e com boa luz natural.
Isso garantirá que as plantas possam suportar o inverno e serem colocadas de volta ao ar livre quando a temperatura subir novamente.
Como cuidar das alocasias dormentes?
Durante a dormência, a rega deve ser reduzida para cada 2 a 3 semanas e apenas regar em pequenas quantidades, quando o solo estiver completamente seco.
Se as plantas forem regadas em excesso durante o inverno, elas correm o risco de contraírem doenças fúngicas ou apodrecimento das raízes, que pode ser determinada por um tubérculo macio ou pastoso na superfície do solo.
Se você mora em uma região de temperaturas muito frias, então você pode desenterrar seus tubérculos de alocasia no início do inverno para induzir esse período de dormência e armazená-los até que as condições sejam ideais para o replantio.
Para fazer isso, simplesmente corte a planta alguns centímetros acima da superfície do solo e retire com cuidado os tubérculos do solo, evitando danos às raízes.
Em seguida, retire o excesso de terra dos tubérculos, deixe secar alguns dias e depois guarde em sacos de papel, caixas ou potes, em local fresco e seco.
Embora possam não ser as plantas mais fáceis de cultivar durante o inverno, essas belezas tropicais valem a pena pelo espetáculo que apresentam nos meses mais quentes.
Quanto mais velha e madura for a sua planta, mais forte será para lidar com a dormência do inverno, então lembre-se de que fica mais fácil a cada ano.
Leia também:
Como cultivar amarílis (Amaryllis) e muito mais sobre essa linda flor
Como cultivar Hissopo (Erva Sagrada)
Vermiculita, o que é e para que serve?
Como plantar e cuidar de peperômias dentro de casa
O que é perlita e para que serve?