Descubra o significado por trás do símbolo e som Om ou Aum, além disso, aprenda como usá-lo com respeito.
Se você já fez aulas de ioga, então é provável que já tenha ouvido sílaba sagrada e viu o símbolo Om associado a ela.
Para um símbolo aparentemente simples, o Om (ou Aum) contém muitos significados.
Com raízes no hinduísmo, budismo e jainismo, o Om agora pode ser visto e ouvido em espaços espirituais em todo mundo. Além disso, seu poder é surpreendente.
Mas o que isso significa e como podemos usá-lo de maneira a respeitar suas raízes? Vamos descobrir nesse artigo?
Saiba tudo sobre o Om ou Aum
A primeira menção desta sílaba em texto escrito está nos Upanishads (ou Upanixade).
A sílaba sagrada Om (ou Aum), também representada pelo símbolo Om (ॐ), é um dos mantras mais antigos e conhecidos dentro da ioga e das tradições hindus.
A sabedoria e o significado do Om e seu som também têm significado espiritual, especialmente o canto do om, nas tradições religiosas e espirituais da Índia, como o budismo e o jainismo.
Om é uma fundação do hinduísmo, onde é considerado como sendo o primeiro som do universo.
Cantar Om invoca o som da criação dentro do universo e a alma suprema ou realidade suprema. Além disso, convida à experiência e incorporação dessa sabedoria espiritual.
Quando dito em voz alta, Om (ou Aum ) deve soar como uma palavra de três partes. Ou seja o “A” representa a criação, o “U” é a manifestação e o “M” é o encerramento. É basicamente abrangente, todo o universo unido em um único som. Ou ainda a união da mente, do corpo e do espírito.
Om também tem laços com o budismo, onde se refere à compaixão e conexão. Além disso, no jainismo, é frequentemente usado em referência a Pañca-Parameṣṭhi, ou os cinco seres supremos dessa antiga religião indiana.
Quanto ao símbolo físico do Om (ou Aum ), suas curvas e linhas representam cinco estados de consciência, a saber:
- A curva inferior esquerda representa o estado consciente de vigília do ser;
- A curva superior esquerda é o estado inconsciente;
- A curva inferior direita é o estado de sonho, ou seja, entre a vigília e o inconsciente;
- O semicírculo no topo é o estado Maya, que significa ilusão, o maior obstáculo ao desenvolvimento espiritual;
- O ponto no topo representa o estado absoluto, estado mais elevado de consciência.
Por que o símbolo Om é tão importante?
Om é considerado sagrado na religião hindu, onde ele é dito antes de cada oração em sânscrito, texto, ou qualquer recitação de algo sagrado. Repetir o Om como um mantra pode ter efeitos poderosos no estado geral da pessoa.
Acredita-se que fazer isso ajuda a centrar a mente, o corpo e o espírito, elevar a consciência, aprofundar o foco e desenvolver a compaixão.
Ousar Om ou Aum está associado a mudar de religião?
Qualquer um pode honrar adequadamente a sílaba sagrada Om e a sabedoria que ela carrega? Como esse símbolo transmite seu significado sagrado e como você pode cantar adequadamente esse som do universo?
O significado do símbolo que ele carrega é vasto e não é fácil de transmitir em uma definição tradicional. Mas, se você cantar o Om, isso altera você ou sua religião?
Não. Somente uma mudança intencional de sua fé que seja de sua própria escolha pode mudar você ou sua religião.
Além disso, o som do universo é encontrado em muitas manifestações de fé para invocar o divino, e o Om é uma delas.
Para aumentar ainda mais seu entendimento sobre essa sílaba sagrada, vamos esclarecer alguns dos mistérios e mal-entendidos sobre sua definição.
Como usar o Om de forma respeitosa?
Se você não é por tradição hindu, budista ou jainista, mas aprecia o significado por trás do Om (ou Aum), ainda assim pode usar o som e o símbolo em sua prática espiritual.
No entanto, quando você for usar algo tão sagrado e importante para muitas pessoas, deve fazê-lo com respeito.
Veja abaixo duas formas de usar Om reconhecendo sua história e significado:
Na forma de um canto
Como já dissemos, cantar o Om pode ter efeitos poderosos no corpo e na mente. No entanto, se você quiser experimentá-lo, é recomendável primeiro reconhecer sua história e contexto e, então, dizê-lo silenciosamente ou em voz alta enquanto medita ou pratica ioga.
Pronuncie-o lentamente com o objetivo de aumentar sua vibração mental e emocional. Você pode repetir Om (ou Aum) enquanto medita para manter o foco, ou pode entoá-lo três vezes antes de iniciar a ioga.
Na forma de um símbolo
Se você passar a acreditas no símbolo Om (ou Aum) e quiser incorporá-lo na sua vida, também pode fazer isso no espaço de meditação ou de oração em sua casa. Use-o dessa forma para servir como um lembrete de sua conexão com o universo, bem como a unificação da mente, corpo e espírito.
Quais os benefícios de entoar mantras como Om?
Estudos demonstraram que nossa frequência respiratória e frequência cardíaca ficam sincronizadas quando entoamos o Om.
Isso ocorre porque a vibração sonora tem um impacto significativo no estado mental, emocional e físico de uma pessoa.
Cantar Om alinha a nossa frequência com a frequência do universo, que é uma parte importante de todas as nossas práticas espirituais.
A mente então se alinha com a respiração, permitindo que a pessoa entre em um estado de consciência elevada.
Esse estado de consciência permite que a pessoa tenha um foco claro e direcionado no caminho para o despertar e a realização espiritual.
Além disso, cantar desacelera a mente pensante e as coisas materiais com as quais ela está absorvida, criando condições para um sistema nervoso autônomo bem equilibrado.
Você então se torna sintonizado com os pensamentos e crenças em sua vida e no mundo ao seu redor através da paz e tranquilidade da sua mente.
Om ou Aum diminui a depressão
Os mantras têm muitos benefícios psicológicos, como a diminuição dos sintomas depressivos e ansiosos. Quando bem usado e com a compreensão e atenção adequadas, podem melhorar a atenção, a consciência e a concentração.
Quando um mantra não é apenas um som que você emite, mas algo que você se esforça para se tornar, ele pode ser uma chave para acessar dimensões mais profundas da existência.
Embora refletir sobre o significado do Om ou Aum não seja tão poderoso quanto cantar. Os benefícios de entoar mantras, como o símbolo e a sílaba Om, incluem a cura do corpo, a proteção da mente e a manifestação das intenções da pessoa que canta para se conectar com o divino.
Os mantras também têm o poder de substituir padrões prejudiciais de pensamento e sentimento, instilando paciência e capacidade de enxergar as situações da vida com mais clareza.
Mas cantar sem a intenção adequada do coração e da mente torna essa ação menos eficaz e significativa. Enquanto cantar com intenção traz a pessoa de volta a um lugar de mente pura e contato com o divino.
Sendo assim, os efeitos benéficos dos mantras só se manifestarão se você abrir seu coração enquanto canta. Além disso, esses efeitos surgem quando você acredita e pretende se conectar com a presença divina.
Leia também:
O que é a Flor da Vida?
Qual o significado da flor de lótus?
Significado da Roda do Dharma
Significados espirituais do pentagrama