5 motivos para tomar água de gengibre diariamente

O gengibre é uma das especiarias mais poderosas que se tem conhecimento. Seus benefícios à saúde e seus usos medicinais são praticamente infinitos. É muito interessante e até surpreendente tomar conhecimento de alguns desses benefícios que ele pode nos proporcionar.

Normalmente usamos o gengibre em forma de raiz, como um dos tempero da comida ou em um suco, para deixá-lo mais refrescante, porém ele pode ser comprado em várias outras formas, e o uso que costumamos dar para ele é apenas a ponta de um imenso iceberg.

O gengibre é praticamente um coringa, possui nutrientes e compostos bioativos que ajudam a aliviar muitas coisas, desde problemas digestivos, até dores musculares. Sua raiz pode ser consumida fresca, pode ser moída em pó, ou espremida em óleo. Ele também pode ser consumido como uma bebida, a água de gengibre, que é feita a partir da fervura da raiz em água e depois coada. Veja abaixo cinco razões para beber essa água e os benefícios trazidos pelo gengibre como parte da dieta diária.

1. Problemas digestivos

O gengibre é uma planta herbácea originária da ilha de Java, da Índia e da China, e a sua raiz é a parte que costumamos usar como um tempero ou ingrediente de receitas (raiz de gengibre). O gengibre contém uma substância muito poderosa chamada gingerol, que traz uma enorme gama de benefícios para a saúde e muito utilizada para fins medicinais. Tal como o cardamomo e o açafrão, a raiz de gengibre vem sendo utilizada há séculos para ajudar a solucionar problemas de saúde, problemas digestivos, problemas de estômago e outras doenças em geral, como o resfriado comum, por exemplo (quem nunca tomou um chá de gengibre com mel e limão?).

2. Problemas inflamatórios

Ainda falando sobre o gingerol, esta substância do gengibre tem grandes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, é o ingrediente bioativo proeminente no gengibre, e é encontrado em óleos naturais produzidos a partir da raiz. Portanto, quando nós usamos estes óleos em nossas bebidas, estamos consumindo não só os antioxidantes encontrados frequentemente nos chás, mas também aproveitando as propriedades anti-inflamatórias do gingerol, o que ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Ao combinarmos a água de gengibre diariamente com probióticos (definidos pela Organização Mundial da Saúde como “organismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro”) e multivitaminas, podemos obter um nível preventivo de boa saúde, ou, em outras palavras, nos prevenindo contra diversas doenças inflamatórias.

 
3. Infecções respiratórias periódicas

O gingerol também combate infecções, é reconhecido por nos proteger contra a multiplicação de bactérias do aparelho respiratório, como infecções da boca, como a gengivite, que é um crescimento excessivo de placas de bactérias sobre os dentes e as gengivas. Auxilia também no combate às infecções respiratórias, como gripes e resfriados.

4. Náuseas

Uma informação que devemos estar cientes é sobre a capacidade que o gengibre tem para ajudar no combate às doenças relacionadas às náuseas, pois por ter um sabor ligeiramente picante, muitas pessoas acreditam que ele seja nocivo para o estômago, e isso é um mito. O gengibre é ótimo para combater a náusea matinal, a náusea causada por tonturas, ou enjoo do mar. Pode também ajudar a aliviar as náuseas que ocorrem após as cirurgias.

 
5. Dor

Se você sofre de qualquer tipo de dor, o gengibre vai ajudar muito com suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes e sua ajuda no combate às náuseas que descrevemos acima. Consumir gengibre regularmente só traz benefícios, e, embora diferentes graus de dor precisem de diferente atenção e tratamento, a água de gengibre sempre pode ajudar no processo de recuperação de todas elas, não interfere nos tratamentos específicos e é muito fácil e rápida para preparar e utilizar.

Muitas vezes os remédios mais antigos ainda são os mais eficientes e, como escrevemos acima, o gengibre vem sendo utilizado há milhares de anos como remédio, portanto, confie no gengibre e tenha sempre essa raiz em sua casa.

E você, o que acha? Será que a água de gengibre funciona mesmo para combater doenças? Se você pretende fazer uma experiência, veja abaixo três receitas diferentes que selecionamos.

1) Receita de água de gengibre fervida

Ingredientes:

  • 1 pedaço de raiz de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de fazer:

  • Coloque a água e a raiz em uma panela deixe ferver por 10 minutos;
  • Retire do fogo e deixe esfriar com a panela tampada;
  • Beba quente ou fria, como preferir.

2) Receita de água de gengibre com canela

Ingredientes:

  • 1 colher (de sopa) de gengibre ralado;
  • 1 litro de água;
  • 1 pedaço de canela.

Modo de fazer:

  • Coloque todos os ingredientes em uma panela e deixe ferver por 10 minutos;
  • Coe e está pronto para beber. Com a adição da canela a capacidade do gengibre fica otimizada, pois a canela é também um alimento termogênico e acelerador do metabolismo.

3) Receita de água de gengibre por imersão

Ingredientes:

  • 1 pedaço de raiz de gengibre;
  • 1 litro de água.

Modo de fazer:

  • Encha uma garrafa ou uma jarra com a água;
  • Adicione de 4 a 5 rodelas da raiz, ou duas colheres de gengibre ralado;
  • Guarde na geladeira, trocando o gengibre diariamente.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Vasos autoirrigáveis
Caminhando na esteira, como transformar um martírio em prazer?
Dormir sem roupas pode trazer algum benefício?
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *