A telha que capta energia solar

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Vivemos em uma sociedade estruturada para fazer grandes gastos em energia. A tecnologia avança muito rapidamente e a indústria diariamente lança novos produtos eletrônicos para alegrar os consumidores ávidos por novas engenhocas, seja no trabalho, passatempo ou auxílio nas atividades domésticas.


Assim, com tanto consumo, todos sabemos o peso no orçamento doméstico da conta de energia ao final de cada mês. O valor do gasto de energia no Brasil avançou tanto nos últimos tempos, que já se aproxima de países desenvolvidos.

Quem nunca ouviu que nos países ricos a energia é muito cara e as pessoas poupam muito nesse quesito? O Brasil se dirige para o mesmo caminho. Passou o tempo em que se esbanjava energia deixando luzes e equipamentos ligados por tempo indeterminado.

Mas, para a sorte de todos, a tecnologia avança nesta área e os criativos italianos, experts em design, conseguiram desenvolver uma telha que é capaz de captar energia solar com a mesma eficiência que os conhecidos painéis solares usados há décadas no Brasil. Os italianos sempre buscam conciliar boa estética com alta tecnologia para facilitar a vida das pessoas. Nessa linha, eles criaram uma telha que já contém placas solares para captação de energia. É uma alternativa sustentável que não atrapalha a estética original das telhas, como acontece muitas vezes com os painéis fotovoltaicos tradicionais que são grandes e pesados.

Cada uma das telhas contém quatro células que conseguem transformar a luz solar em energia elétrica, mantendo a fiação escondida. Então, essas células fotovoltaicas nada mais são do que dispositivos semicondutores com a propriedade de captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica. O produto tem a capacidade de gerar cerca de 3kw de energia a partir de uma área de 40 m². Para você compreender melhor o significado disso, esse estoque de energia já seria capaz de suprir todas as necessidades energéticas da residência. O material usado suporta ventos de 120 km/h e são tão duráveis quanto os materiais de construção aos quais são integradas.

Essas telhas cerâmicas com células fotovoltaicas integradas são mais caras do que as placas convencionais, mas sua instalação é feita da mesma maneira que são instaladas telhas comuns. Em caso de dano, substitui-se apenas a peça atingida. Outra vantagem, é que a estética do telhado mantém os padrões clássicos, se livrando de placas solares pesadas que interferem no projeto residencial.

Nos Estados Unidos, as empresas já aderiram e produzem as telhas em grande escala há alguns anos. Existem das mais variadas cores e também transparentes. Tanto lá como na Europa, são dados incentivos governamentais para quem opta por esse tipo de produção e consumo. Na França, Alemanha e outros países, os mercados de produtos integrados de energia solar estão crescendo rapidamente devido a subsídios e programas que pagam aos proprietários de imóveis pela eletricidade que eles geram e fornecem à rede elétrica.

Veneza é uma das principais cidades do mundo que já tem estes telhados solares e o local onde a maioria dessas peças foram instaladas. Portugueses e espanhóis também já fazem uso dessa nova opção de energia. Todos com incentivos governamentais.

Aqui no Brasil, até então temos conhecimento de que a Eternit comercializa uma telha fotovoltaica de concreto, não temos conhecimento de outras empresas que fabriquem essas telhas. Caso você saiba de alguma outra – ou seja o próprio fabricante ou revendedor -, informe-nos para que possamos a ajudar nossos futuros leitores, atualizando esse texto.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Por que o Desodora funciona?
Decoração, acerte nas cores
Toalheiro térmico vale a pena?
Usando claraboia como solução para iluminar ou ventilar um ambiente
5 plantas para cultivar dentro de casa
Vasos autoirrigáveis
32 ideias de lareiras externas
Você mora em uma casa ou um lar?
Itens que todo mundo deveria ter em casa para facilitar as tarefas do dia a dia

Compartilhe...

3 comentários em “A telha que capta energia solar

  1. Terezinha disse:

    Aí é que vemos como o Brasil está atrasado em relação aos outros países.

  2. Natalino disse:

    Boa noite! Gostaria de ter mais informações sobre este telhado que capta energia solar, obrigado.

    • Lar, Doce Lar disse:

      Olá Natalino, as empresas que desenvolveram essa telha da postagem são as italianas Area Industrie Ceramiche e REM, se você pesquisar em sites italianos existem também outros modelos, de outras empresas e dessas. Não encontramos no Brasil ainda empresas que comercializem essa telha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *