Como alegrar sua casa usando plantas na decoração

Você acha que está faltando alegria na decoração da sua casa? Use plantas!

Plantas dentro de casa são uma forma de dar vida aos ambientes, elas trazem as cores da natureza para o interior do nosso lar, contribuem para o nosso bem estar e para purificação do ar que respiramos. Tanto as plantas, quanto os vasos onde elas são cultivadas trazem mais cor, alegria, frescor, aconchego e estilo para a decoração de ambientes internos.

Porém, antes de escolher as plantas a serem cultivadas, é necessário observar quais são as espécies mais apropriadas para o ambiente que será decorado com vegetação. Informe-se a respeito da iluminação ideal para cada planta pretendida, a quantidade de água exigida por ela, as condições de temperatura que necessita para sobreviver, o tamanho máximo que ela pode atingir (vertical e horizontalmente) e o espaço disponível na peça destinada a ela. Existem espécies que suportam bem a exposição ao ar condicionado e, por isso, são bastante usadas em escritórios, consultórios, salas de espera. Outras adaptam-se melhor em ambientes úmidos, sendo ótimas para banheiros. Os temperos, por exemplo, ficam perfeitos em uma janela de cozinha ou em uma sacada, onde recebem um pouco de sol direto.

As plantas podem ser dispostas em vasos, jardineiras, jardins internos ou jardins verticais e você não precisa restringir suas opções às folhagens, existem flores que se adaptam perfeitamente em ambientes internos e que podem trazer muita cor e alegria para dentro de seu lar.

Ao escolher os vasos ou cachepôs adequados, selecione modelos e cores que se adaptem ao estilo de decoração do ambiente. Eles ajudarão a incrementar a decoração. Espalhe plantas pela casa toda, sala, cozinha, banheiro, dormitórios. As plantas, se colocadas no espaço correto e nas condições ideais nunca são demais. Se você viaja muito, ou não tem tempo ou simplesmente esquece de regar suas plantas, publicamos esse texto sobre vasos autoirrigaveis, que vale a pena a leitura.

Selecionamos algumas plantas ótimas para salas, corredores, quartos, sacadas ou outros ambientes fechados, mas arejados, cada uma delas exige mais ou menos luz, mais ou menos água, mais ou menos calor, em duas postagens anteriores descrevemos melhor várias delas, você pode ler esses textos aqui: “+ 7 plantas para cultivar dentro de casa” e aqui: “5 plantas para cultivar dentro de casa“.  As plantas ideais para esses ambientes são: Antúrio; árvore-da-felicidade, avenca, avelós, babosa-de-pau, bambu-mossô, begônia, bromélia, camedórea-elegante, cheflera, clorofito, costela de adão, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, filodendro, jade, jibóia, lança-de-são-jorge, licuala, lírio-da-paz, pau d’água (dracena), mini cacto, palmeira-areca, orquídea, palmeira-leque, palmeira fênix, pleomele, ráfis, singônio, suculenta, violeta, zamioculca.

Selecionamos também algumas plantas ideais para banheiros, que são as que preferem ambientes úmidos e com ventilação e iluminação moderadas. Mas lembre-se, todas as plantas precisam de alguma iluminação, se o seu banheiro não tem janelas, prefira colocar uma planta artificial. Observe também que algumas plantas da lista abaixo também estão na lista acima, são as mais resistentes e que exigem menos cuidados com luz direta. São ideais para ambientes úmidos e pouco iluminados: Asplênio, avenca, mini cacto, caládio, camedórea-elegante, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, filodentro, kalanchoe, lírio-da-paz, orquídea, peperômia, violeta, zamioculca.


Se você gostou dessas dicas, provavelmente também vá gostar dessas:
Vasos autoirrigáveis
5 plantas para cultivar dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
Você sabe que o mofo causa doenças?
Citronela funciona para espantar mosquitos?
As vantagens de ter uma horta em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *