Como evitar e como tratar a obesidade em gatos

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

obesidade em gatos

Obesidade em gatos é um problema? Que a obesidade é um problema de saúde para todos os seres vivos, isso é incontestável, portanto a obesidade em nossos gatinhos não tem como fugir a essa regra.

A obesidade é uma doença que atinge cerca de 30% dos felinos, portanto, mesmo que você ache seu gatinho fofo e engraçadinho nessas condições, precisa estar ciente que isso certamente vai afetar sua qualidade de vida e longevidade.

Gato muito gordo é um problema?

Sim. Esse é um problema tão sério para a saúde dos bichanos, que até o Guinness World Records (consagrado livro dos recordes mundiais) parou de listar gatos extremamente gordos em suas publicações anuais para não incentivar essa prática. Afinal, a obesidade em gatos os faz sofrerem.

A maior causa da obesidade entre os gatos é a alimentação inadequada, seja por petiscos ou guloseimas que costumamos dar a eles, seja por rações mal balanceadas e que contenham grandes quantidades de carboidrato, gorduras e sódio.

Gatos castrados ficam gordos?

Não. A justificativa de muitos “pais e mães” de gatos de que seu gato engorda porque foi castrado não tem amparo em nenhum estudo. Na verdade o que ocorre é que gatos castrados têm a tendência de ficarem menos ativos, consequentemente, com uma dieta errada e a falta de exercícios eles acabam engordando.

Resumindo, gatos gordos, salvo algum problema genético ou congênito de saúde, estão nessa situação quase sempre por negligência de seus “pais e mães humanos”. Além disso, se a obesidade em gatos tivesse como causa a castração, certamente a ciência já teria resolvido esse problema.

Como saber se um gato está obeso?

Tecnicamente, um gato pode ser considerado com sobrepeso quando estiver com a massa corporal acima de 15% do seu peso ideal.

Considerando que o peso ideal para um gato SRD (sem raça definida) varia entre 3 e 4 quilos nas fêmeas e 4 a 5 quilos nos machos, isso significa que um gato macho com 6 quilos já possa ser considerado acima do seu peso ideal. Para gatos com raça definida, é preciso conhecer as características da raça para saber qual o peso ideal.

Mas como saber, na prática, se um gato está muito gordo?

Na prática, não é necessário ter uma balança, tampouco entender de cálculos de massa corporal para saber se você precisa adequar a alimentação e os exercícios de seu gatinho.

Uma forma de descobrir isso é apalpando a região das costelas, caso seja difícil ou se você não conseguir senti-las, certamente seu gato está acima do peso.

Além disso, o exame visual também é importante. Um gato em seu peso ideal é bem-proporcionado, é possível visualizar a sua cintura e as sua costelas, que – como explicamos acima – devem ser palpáveis. Nos bichanos com peso ideal, o acúmulo de gordura abdominal é mínimo e é possível perceber as curvas abdominais.

Já em um gato obeso, além de ser difícil de apalpar suas costelas em função da camada de gordura acumulada, será possível observar um abdome arredondado, também decorrente do volume de gordura acumulada. Em um gato nessa situação, nem a sua cintura será distinguida em uma análise visual. Em casos mais graves, será possível observar também depósitos de gordura na parte inferior das costas.

Portanto, a condição corporal de um gato é possível ser definida com a observação visual e a apalpação.

O que é bolsa primordial?

Muitas pessoas acreditam que uma outra forma de saber se um gato está gordo, é observando aquela “pelanquinha” pendurada na sua barriga.

Ela se chama “bolsa primordial” e não está associada a gordura, isso é um mito e quem pensa assim está enganado.

A bolsa primordial que os gatos têm está lá por um motivo, ela é uma camada extra de pele que protege seus órgãos vitais. Isso é mais uma obra da natureza, caso o gato se envolva em uma briga, a bolsa primordial vai proteger a região da barriga.

Além disso, a bolsa primordial facilita seus saltos durante uma corrida, pois ela aumenta a amplitude dos seus movimentos. Essa pele extra permite que o bichano estenda mais a barriga e as patas na hora dos saltos ou nos momentos em que ele precisa correr mais rápido.

Essa característica é que permite que os gatos tenham tanta flexibilidade e rapidez. Além disso, a bolsa primordial também permite ao gato armazenar alimentos em situações extremas.

Gato obeso - obesidade em gatos

Seu gato está obeso? E agora, o que fazer?

Se ao fazer a análise acima você constatou que seu gato está acima do seu peso normal, você não precisa se desesperar, mas precisa, necessariamente, adotar medidas para resolver esse problema. Fazer isso é de vital importância para seu bichano.

Uma medida interessante é consultar o veterinário de seu gato, em busca de orientações e exames. Ter em mãos exames clínicos da situação da saúde de seu gato facilitará em muito o combate à obesidade.

Que tipos de problemas o excesso de peso em um gato pode causar?

A obesidade felina é um assunto muito sério e é o ponto de partida para o aparecimento de outras doenças associadas a essa condição física. São vários problemas de saúde, os mais comuns são: artrites, doenças hepáticas, falta de ar e cansaço constante, diabetes, problemas renais e problemas dermatológicos.

Com um diagnóstico mais preciso da situação fica muito mais fácil adotar as outras medidas de prevenção e combate à obesidade, como por exemplo:

Ração

Trocar a ração que está em uso por outra, ou mesmo por uma alimentação feita em casa, caso fique comprovado que ela contém ingredientes que estejam causando o problema de sobrepeso.

Comida disponível

Diminuir a quantidade de comida disponível – isso é um erro comum em donos de gatos, deixar a comida sempre à disposição -, muito gatos só se alimentam da quantidade que precisam, enquanto outros se alimentam acima do esperado.

Troca de ração

Se for efetuar a troca da ração por outra, pesquise um pouco. Isso porque existem rações especiais para gatos obesos que contém as propriedades nutricionais adequadas para cada situação.

Exercícios

Estimule a prática de exercícios, tire-o desse estado de sedentarismo comum aos obesos, com brinquedos, brincadeiras saudáveis e obstáculos para ele superar.

Petiscos

Evite oferecer petiscos e guloseimas em excesso. Então, se você gosta e costuma fazer isso como recompensa, procure usar como petiscos alimentos saudáveis e corte alimentos com açúcar e gorduras. Evite também oferecer leite para seu gato, veja aqui porque você não deve fazer isso.

E se o seu gato ainda não estiver obeso, mas você quer evitar uma possível obesidade que esteja a caminho?

Gatos geralmente costumam comer pouco de cada vez, mas muitas vezes por dia. No entanto, como explicamos acima, a comida à vontade pode ser um problema para alguns gatos. Assim, obesidade em gatos nunca é por culpa de seu comportamento, mas do que proporcionamos para eles.

Se você costuma deixar a quantidade de comida prevista para todo o dia e ele estiver comendo tudo de uma só vez, passe a oferecer ao seu bichano menos comida de cada vez e mais de uma vez por dia.

Os gatos com sobrepeso tendem a estar continuamente com fome, portanto cabe a nós evitar que essa situação continue a acontecer.


Leia também:
Você prepara em casa a comida do seu Pet? Então leia essas dicas importantes
A casa e os animais de estimação
Obesidade canina é um problema sério, saiba como resolver
9 dicas maravilhosas para donos de gatos inexperientes
Os gatos sentem a energia das pessoas?
Conheça as raças de gatos mais populares no Brasil
Como fazer para um gato parar de urinar fora da caixa de areia?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *