Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos

A maioria das receitas de comidas deliciosas têm entre seus ingredientes cebola e alho, não é verdade? Sua utilização em molhos realmente dá um toque importante, sua falta pode deixar a comida insossa e com aquela sensação de “faltou alguma coisa”.

O único fator desagradável de sua utilização é que seus odores podem ficar impregnados em nossas mãos por dias e dias após sua manipulação. Lavamos as mãos várias vezes, tomamos banho, esfregamos, esfregamos e o cheiro continua lá. Isso também afasta muitos cozinheiros de final-de-semana desse hobby, para evitar o constrangimento de chegar ao trabalho na segunda-feira exalando os odores de suas incursões culinárias. Mesmo utilizando equipamentos para cortá-los ou macerá-los, sempre acabamos tocando nos ingredientes da receita, o que já é suficiente para que o cheiro dos mais fortes nos persigam por dias.

Selecionamos, abaixo, vários truques caseiros para eliminar os odores desses dois ingredientes maravilhosos, mas impregnantes, você pode utilizar o que for mas fácil em cada situação, ou o que estiver disponível, todos funcionam, com algum grau maior ou menor de eficiência.

Esfregar as mãos em aço inoxidável

Esse é surpreendentemente o método mais eficiente para eliminar o odor característico de cebola e alho das mãos, pois o aço inoxidável elimina o cheiro através da neutralização das moléculas que o caracterizam pela sua capacidade de catalisar a oxidação dos ácidos e enxofres, causadores do odor. Em resumo, funciona por uma reação química. Como proceder então? Basta esfregar as mãos em uma pia inox ou um talher inox (garfo, faca, colher), sob água fria corrente por cerca de um minuto, simples assim. Existem sabonetes feitos em aço inox para essa finalidade, porém não são imprescindíveis, são apenas um item a mais caso queira incluí-lo em sua cozinha, já abundante em aço inox.  Depois de esfregar as mãos no aço inox, lave-as normalmente com água e sabão, o cheiro estará eliminado.

Vinagre branco

O vinagre branco também é um ótimo neutralizador de odores de cebola e alho. Coloque um pouco de vinagre em suas mãos e esfregue-as por algum tempo. Depois lave-as normalmente com água e sabão. Essa técnica pode não eliminar completamente o cheiro, mas certamente o amenizará muito.

Sal Refinado

Ponha uma porção de sal refinado nas mãos secas e esfregue-as por algum tempo, o odor aos poucos se transferirá das mãos para o sal. Esse método pode ser repetido se o cheiro persistir. Depois lave normalmente as mãos. O sal desidrata as mãos, portanto é interessante utilizar um creme hidratante após adotar essa técnica. Caso você tenha fissuras ou cortes nas mãos o sal vai arder um pouco em contato com elas, como alternativa, você pode utilizar açúcar com quase a mesma eficiência.

Leite

Despeje um pouco de leite nas mãos e esfregue-as por algum tempo, isso vai amenizar o cheiro, mas dificilmente elimine-o totalmente. É um método paliativo apenas. Lave as mãos em seguida.

Pó de café usado

Esfregue um pouco de pó de café já utilizado nas mãos, como o aroma de café é forte também, ele mascara o de alho e cebolal. Um pouco do cheiro do alho da cebola também é transferido para a borra de café.

Outras alternativas que amenizam o cheiro mais forte

Se nenhum dos ingredientes acima estiver disponível e você tem urgência em amenizar o cheiro forte deixado nas mãos, ainda pode amenizá-lo, esfregando nas mãos: grama; folhas de plantas; limão ou laranja (podem ser as cascas ou os gomos, mas cuidado com a utilização de limão ao sol, pode manchar a pele seriamente); pasta de dentes; tomate. Após a utilização de qualquer um dos ingredientes acima, lave bem as mãos com água e sabão.

Se você gostou das dicas acima, provavelmente também vá gostar dessas:
Como faço para… – Parte I 
(sorvete sempre cremoso | poeira e pelos da tela da TV | sal empedrado | acender vela em lugar difícil)
Como faço para… – Parte II 
(como tirar manchas em tecido)
Toalheiro térmico vale a pena?
Horta – o que plantar em cada mês
Por que o Desodora funciona?
Afinal, a pipoca traz benefícios ou malefícios para a saúde?

2 comentários em “Como tirar o cheiro de alho e de cebola das mãos

  1. Simone Satto disse:

    Simples assim? Vou testar

  2. Aurea Martins disse:

    Gostei muito do site, parabens!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *