Usos e benefícios do bicarbonato de sódio – Parte I

O bicarbonato de sódio é um produto muito versátil, portanto muito utilizado tanto na cozinha como na manutenção doméstica – aqui mesmo no blog “Lar, Doce Lar” já ensinamos diversos usos para este maravilhoso produto. Mas você sabe o motivo do bicarbonato de sódio ser um produto tão versátil?

O bicarbonato de sódio tem efeitos alcalinos graças ao seu pH 9 – assim, este produto que pode ser encontrado em diversos locais a preços módicos tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antifúngicas e antibacterianas.

Em função dessas características ele é largamento utilizado como auxiliar para combater diversas moléstias que afetam nosso organismo, listamos nesse texto algumas delas, em um próximo texto abordaremos outras aplicações possíveis para esse produto mágico

PREVENÇÃO DE DIARREIA: diarreia pode ter diversas causas, como dieta, estresse acentuado, refluxo gástrico ou a utilização de certos medicamentos que agridem nosso trato intestinal. O bicarbonato de sódio pode ajudar a tratar problemas digestivos e reduzir a presença de toxinas no nosso corpo. Para utilizá-lo no combate a essa situação, você pode misturar meia colher de chá de bicarbonato de sódio com uma xícara de água morna e ingerir esta mistura.

REDUÇÃO DE FADIGA E DOR MUSCULAR: por suas propriedades anti-inflamatórias, o consumo de bicarbonato de sódio pode auxiliar atletas que sofrem de dores musculares decorrentes da performance atlética. Assim, o consumo de um pouco de bicarbonato de sódio com água morna pode ajudar a reduzir os níveis de acidez decorrentes da produção de ácido lático.

TRATAMENTO DE FUNGOS NAS UNHAS: infecções nas unhas causadas por fungos normalmente começam como uma mancha branca ou amarelada nas suas extremidades, o que pode fazer com que a unha se torne mais grossa, descolorida ou até quebradiça.

Uma mistura alcalina de bicarbonato de sódio pode tratar muito bem e remover estes fungos. Para fazer isso, misture uma ou duas colheres de chá bicarbonato de sódio com água suficiente para fazer uma pasta. Aplique essa pasta diretamente sobre a unha afetada e deixe agir por alguns minutos, lavando-a com água morna. Faça esta aplicação diariamente.

Você também pode misturar o bicarbonato de sódio com vinagre de maçã ou vinagre de álcool e deixar as unhas contaminadas de molho nesta solução por cinco minutos diários.

TRATAMENTO DE RESFRIADOS: se você está procurando uma forma natural de tratar os sintomas de seu resfriado, saiba que uma solução de água com bicarbonato de sódio e sal pode ajudar muito. Para tratar corrimento nasal, misture ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio com ¼ de colher de chá de sal e uma xícara de água morna. Use esta solução com um conta gotas ou com uma seringa para lavar o interior do seu nariz. Isso vai ajudar a lavar o interior do seu nariz e a respirar melhor.

REDUÇÃO DE PEDRAS NOS RINS: se você sofre com a formação de cálculos renais (popularmente conhecidos como pedras nos rins) o bicarbonato de sódio também pode ajudar! Cálculos renais são depósitos duros formados pelo acúmulo de sais e minerais nos rins – quando a urina está muito concentrada, os minerais se cristalizam e aderem uns aos outros.

A formação de cálculos renais pode causar muito desconforto e mal-estar – algumas pessoas dizem que é a pior dor que pode ser sentida por um ser humano. Portanto, ingerir bicarbonato de sódio pode auxiliar a prevenir ou até a combater cálculos renais já formados. Para isso, misture ½ colher de chá de bicarbonato de sódio com uma xícara de água e beba esta solução.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Afinal, a pipoca traz benefícios ou malefícios para a saúde?
Conheça 6 benefícios surpreendentes proporcionados pelo óleo de soja
Maneiras eficientes de acabar com o mofo
Você já ouviu falar em golden milk?
As vantagens de ter uma horta em casa
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *