Usos e benefícios do bicarbonato de sódio – Parte II

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Este é o segundo texto na nossa série sobre os benefícios do uso de bicarbonato de sódio. Como explicamos em nosso outro texto, o bicarbonato de sódio é um produto muito versátil que pode ser encontrado em diversos locais a preços módicos e tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas, antifúngicas e antibacterianas.

Também conforme abordamos em nosso outro texto, que pode ser lido clicando aqui, o bicarbonato de sódio tem efeitos alcalinos graças ao seu pH 9 e por ter essas características é muito utilizado para ajudar na cura de diversos problemas de saúde.

Abaixo listaremos mais alguns deles, assim como outras aplicações interessantes para melhorar os dentes, a pele e os cabelos.

ALÍVIO DE QUEIMADURAS SOLARES: se você foi à praia e esqueceu de aplicar corretamente o protetor solar ou pegou um sol inesperado sem estar protegido, o bicarbonato de sódio pode ajudar no tratamento e no alívio das queimaduras.

Para tanto, encha uma banheira com água e acrescente meia xícara de bicarbonato de sódio. Misture bem e fique imerso nessa solução por cerca de 15 minutos.

Repita este tratamento relaxante uma vez por dia. Alternativamente, você pode misturar duas colheres de chá de bicarbonato de sódio a uma vasilha de água fria e aplicar esta solução, com o auxílio de um pano ou de uma gaze, sobre a pele queimada.

TRATAMENTO DE INFECÇÃO URINÁRIA: infecções urinárias estão entre as infecções mais comuns e ocorrem quanto bactérias entram na uretra e começam a se multiplicar a caminho da bexiga. Quando o sistema imunológico falha, uma infecção bacteriana começa a se formar no trato urinário – normalmente tratada com antibióticos.

O consumo de soluções bicarbonato de sódio pode resultar em benefícios no tratamento destas infecções, diminuindo a presença de bactérias no trato urinário.


DESODORANTE NATURAL: o bicarbonato de sódio é muito útil para o tratamento de odores corporais, sejam eles leves ou fortes. Isto porque o bicarbonato de sódio auxilia na absorção do suor corporal e da umidade da pele, também auxiliando no combate às bactérias presentes na pele que aumentam o odor corporal.

Para isso, misture partes iguais de bicarbonato de sódio e de amido de milho (maisena). Salpique o pó resultante no seu corpo para reduzir o suor e o odor.

Você também pode combinar ½ colher de chá de bicarbonato de sódio com algumas gotas de algum óleo essencial de sua preferência e uma colher de chá de água. Esfregue essa mistura nas suas axilas utilizando algodão.

BRANQUEAMENTO DOS DENTES: o bicarbonato de sódio também é muito utilizado em tratamentos para remoção de manchas amareladas dos dentes – e também na neutralização de ácidos produzidos por bactérias e para remover placas.

Você pode acrescentar um pouco de bicarbonato de sódio na sua escova de dente junto com o creme dental de sua preferência. Escove os dentes normalmente e depois lave bem.

Outra opção é preparar o seu enxaguante bucal caseiro, misturando duas colheres de chá de bicarbonato de sódio, 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem e 4 colheres de sopa de cúrcuma. Escove os seus dentes com esta mistura uma vez ao dia e depois escove normalmente com o seu creme dental habitual.

REMOÇÃO DA CASPA: a caspa pode causar muita coceira e ser algo difícil de se livrar, especialmente durante os meses mais frios do ano. Você pode remover a caspa facilmente cuidando do seu cabelo com produtos específicos para isso aliados à tratamentos caseiros.

Um destes tratamentos possíveis utiliza o bicarbonato de sódio. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com suco de um limão. Antes de tomar banho, aplique a mistura no seu couro cabeludo e deixe agir por alguns minutos.

Lave bem com o seu shampoo habitual. Repita este tratamento uma vez por mês.


Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar destas outras postagens:
Usando o banheiro fora de casa sem traumas
Cocô todo mundo faz, mas você não precisa deixar rastro
Como aliviar a dor nas costas de uma maneira efetiva
Hobbies caseiros, você curte? Selecionamos 11 para você escolher o seu!
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Por que o Desodora funciona?
Saiba quais são os sinais precoces de pressão alta
Usos surpreendentes do azeite de oliva – Parte I

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *