Você já ouviu falar em golden milk?

Uma das modas mais recentes entre as pessoas que se ligam em alimentos funcionais e benéficos para a saúde, o golden milk (em tradução livre, leite dourado ou leite de ouro) vem se tornando cada vez mais popular. Diversas redes de restaurantes e cafeterias já estão incorporando o golden milk (ou variantes dele, até em drinques) aos seus cardápios. Mas você sabe o que é golden milk?

Apesar de estar se popularizando recentemente, principalmente por meio das redes sociais, o golden milk já é um velho conhecido da cozinha e da cultura indiana, onde também é conhecido como haldidoodh. Na verdade, na Índia, ele é tratado praticamente como uma medicação caseira, sendo muito conhecido na ayurveda (medicina oficial da Índia) pelos seus inúmeros benefícios.

Existem algumas variações de seu preparo, mas a maioria é feita com base em leite vegetal – sendo, portanto, seguro para veganos, intolerantes à lactose ou pessoas que tenham qualquer outra forma de restrição com lácteos.

De acordo com nutricionistas e outros especialistas em nutrição, o golden milk ficou famoso por ter supostas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser rico em probióticos – o que fortaleceria o sistema imunológico e a saúde em geral – além de ser termogênico (estimular o emagrecimento). Isto porque um dos ingredientes principais do golden milk é a cúrcuma, uma especiaria muito utilizada principalmente na culinária oriental, que é riquíssima em um nutriente chamado de curcumina. A curcumina seria a responsável pelas tantas qualidades do golden milk, havendo estudos ligando a ação da curcumina até ao tratamento de doenças cardíacas, neurológicas e oncológicas.

Além dos benefícios acima, há também quem diga que o golden milk auxilia no tratamento de dores nas juntas corporais, no funcionamento do trato digestivo, no tratamento da insônia e na desintoxicação do fígado. Entretanto, é sempre bom lembrar que não existem milagres – nem alimentos que, sozinhos, resolverão seus problemas de saúde. Se você tem algum problema de saúde deve sempre procurar o auxílio de um profissional, e fazer uso de alimentos funcionais apenas para auxiliar no tratamento ou ter uma vida mais saudável.

Independentemente de suas propriedades para a saúde, a verdade é que o golden milk é uma bebida muito reconfortante, principalmente se consumida morna, e serve para aconchegar e dar mais energia principalmente para quem está cansado ou se sentindo muito ansioso. Para preparar seu golden milk, basta seguir a receita abaixo.

Receita de golden milk

Ingredientes:

  • 2 xícaras de leite vegetal;
  • 1 colher de sopa de cúrcuma em pó;
  • ¼ de colher de sopa de gengibre em pó;
  • 4 sementes de pimenta do reino;
  • 1 pau de canela;
  • 2 unidades de anis estrelado;
  • 4 unidades de cravo da índia.

Modo de preparo: o leite vegetal a ser utilizado como base deve ser aquele da sua escolha e preferência – as variações mais comuns são os leites de amêndoas, arroz ou aveia. Coloque o leite vegetal em uma panela e leve ao fogo baixo ou médio. Acrescente os demais ingredientes e deixe aquecer por cerca de 5 minutos, mexendo bem com o auxílio de um fouet (aquele batedor de arame utilizado principalmente para bater ovos), de uma colher ou de um garfo. Quando se aproximar da fervura, desligue. Você pode adoçar com mel, xarope de agave ou outro adoçante de sua preferência, e consumir morno ou gelado. Você pode acrescentar gelo.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens:
Receita muito fácil de mousse de chocolate sem lactose
Como cozinhar sem seguir receitas?
Afinal, a pipoca traz benefícios ou malefícios para a saúde?
Selecionamos algumas dicas para você preparar ovos perfeitos
Conheça os benefícios da quinoa e aprenda a fazer uma sopa deliciosa e muito nutritiva
Kefir de leite e intolerância à lactose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *