O que é anis estrelado (Estrela-de-anis)?

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 5 minutos

anis estrelado inteiro e em pó

O anis estrelado é uma especiaria feita a partir do fruto da pequena árvore perene Illicium verum, originária da China e do Vietnam.

Também conhecido como anis estrelado chinês, anis da China, anis da Sibéria, badiana, funcho da China ou estrela-de-anis, ele oferece muitos benefícios.

No entanto ele também oferece riscos potencias. Então vamos aprender tudo sobre ele?

Saiba tudo sobre o anis estrelado

O anis estrelado é a vagem do fruto da planta Illicium verum, uma pequena árvore perene (ou arbusto) nativa do sudoeste da China e do Vietnam.

A vagem de anis estrelado tem esse nome porque é na forma de uma estrela, tem uma média de oito pontas, cada uma contendo uma única semente do tamanho de uma ervilha.

Tanto as sementes quanto a vagem são usadas na culinária, contêm o sabor doce e potente do anis e são vendidas inteiras ou moídas.

Os chineses usam o anis estrelado como remédio e tempero há mais de 3.000 anos. No final dos anos 1500, o anis estrelado chegou à Europa por meio de um marinheiro inglês e logo depois foi comercializado ao longo da rota do chá da China até a Rússia.

Devido ao seu sabor adocicado, usava-se o anis estrelado principalmente em compotas, xaropes e pudins, mas posteriormente foi substituído em bebidas comerciais por semente de anis.

O que é Anis Estrelado?

Usa-se o anis estrelado em receitas culinárias tanto por seu sabor distinto, como também por seus benefícios medicinais.

Essa especiaria é cultivada comercialmente na China, Indochina e Japão e é um ingrediente essencial na culinária chinesa. É um dos principais sabores do pó de cinco especiarias chinesas, além disso muitos usam também sozinho para fazer chá e temperar pato assado e outras carnes.

Na culinária vietnamita a estrela-de-anis faz parte da conhecida Sopa Pho (Phở). Nas culturas ocidentais, usa-se mais para aromatizar licores, como absinto, sambuca e pastis, bem como produtos de panificação, como biscoitos e bolos.

A vagem de anis estrelado é colhida antes de amadurecer e, em seguida, secada ao sol, tornando-se marrom-escura ou cor de ferrugem. Seu sabor distinto é derivado do anetol, o mesmo óleo encontrado na semente de anis, dando a ambos um sabor de alcaçuz.

Inclusive o nome anis provém pelo fato das vagens em forma de estrela terem o mesmo sabor que lembra o alcaçuz das sementes de anis.

Portanto, devido às semelhanças em seu sabor e nomes, muitas pessoas confundem o anis estrelado com o anis, embora as duas especiarias não estejam relacionadas.

O anis estrelado é famoso não apenas por seu sabor distinto e aplicações culinárias, mas também por seus benefícios medicinais.

árvore de anis estrelado

Diferenças entre o anis estrelado e as semente de anis

Conforme já explicamos, muitas pessoas confundem a estrela-de-anis e a semente de anis com frequência, devido ao seu sabor e nome semelhantes.

No entanto, essas duas espécies não são da mesma família de plantas. O anis estrelado é da família da magnólia, enquanto o anis é da família da salsa.

As sementes também diferem na aparência. As sementes de anis estrelado são maiores e de cor marrom-avermelhada escura, enquanto as sementes de anis são menores e se parecem mais com sementes de erva-doce.

Também não devemos confundir o anis estrelado com o anis estrelado japonês, Illicium anistatum, que é altamente tóxico e não deve ser consumido. Muitas pessoas queimam essa espécie como incenso.

Qual é o gosto?

O anis estrelado tem um sabor muito forte e distinto que é quente, doce e picante, semelhante ao alcaçuz, erva-doce, cravo e, é claro, sementes de anis.

Embora o sabor do anis estrelado seja considerado doce, hoje em dia, ele é mais usado em receitas de pratos salgados. Ele combina bem com frutas cítricas, cebola, aves, carne bovina, canela, noz-moscada e gengibre, mas você deve usá-lo em pequenas quantidades.

anis estrelado - detalhe

Usar inteiro ou em pó?

Devemos usar o anis estrelado inteiro e o moído de forma diferente na culinária. Adicione as vagens inteiras a pratos refogados, sopas e ensopados para infundir sabor e remova-as no final do cozimento.

Por outro lado, usa-se o pó dessa especiaria moída da mesma forma que as outras especiarias e temperos moídos.

O anis estrelado em pó começa a perder seu sabor logo após ser moído, então o melhor é comprá-lo inteiro e moê-lo conforme necessário. Você pode moer as vagens e as sementes juntas.

Como cozinhar com estrela-de-anis

A técnica de cozimento dependerá se você está cozinhando com vagens inteiras ou moídas.

Você pode ferver as vagens inteiras em molhos, marinadas e sopas e depois removê-las antes de servir, elas não amolecem enquanto cozinham e, portanto você não deve consumi-las.

Além disso, as vagens têm um sabor muito forte e, se adicionadas muito cedo a uma receita, podem se sobrepor aos outros ingredientes.

O tempero moído é muito mais fácil de trabalhar e você pode adicioná-lo a uma receita da mesma forma que qualquer outro tempero moído.

Como armazenar a estrela-de-anis

Armazene tanto o tempero inteiro como o moído em um recipiente hermético longe da umidade, calor e luz solar.

Quando inteiro ele permanecerá fresco e com sabor vibrante por cerca de um ano, enquanto o tempero moído perderá seu sabor após cerca de seis meses depois de moído. Torrar o tempero moído antes de usar às vezes aumenta o seu sabor.

anis estrelado

Benefícios do anis estrelado

Essa especiaria é rica em poderosos compostos bioativos. Muitas pessoas desconhecem o poder das ervas e especiarias no mundo da saúde e nutrição, então, o anis estrelado não é exceção.

Faltam pesquisas para determinar o exato conteúdo de vitaminas e minerais, mas considerando a pequena quantidade de tempero que você deve usar de cada vez, seu valor nutricional pode ser menos significativo.

No entanto, é uma fonte impressionante de vários compostos bioativos poderosos, todos eles contribuem de uma forma vital para uma boa saúde.

Os componentes mais valiosos do anis estrelado são os flavonoides e polifenóis, esses podem ser os principais responsáveis pelas amplas aplicações e benefícios medicinais dessa especiaria.

Alguns dos principais compostos benéficos para a saúde encontrados na estrela-de-anis incluem:

  • Linalol;
  • Quercetina;
  • Anetol;
  • Ácido chiquímico (ou xiquímico);
  • Acido gálico;
  • Limoneno.

Em conjunto, esses compostos podem contribuir para as propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas. No entanto você não deve consumir essa especiaria em grande quantidade.

Algumas pesquisas com animais e em tubos de ensaio indicam que a capacidade antioxidante desse tempero pode até possuir propriedades anticancerígenas, como a redução do tamanho de tumores.

Mas são necessárias mais pesquisas para entender melhor como os compostos bioativos dessa especiaria podem ajudar a melhorar a saúde humana.

Possíveis benefícios para a saúde atribuídos a essa especiaria
  • Auxilia na digestão por ser rica em fibra alimentar;
  • Ajuda a combater gripes e resfriados (remédios como o Tamiflu contém em seus ingredientes);
  • Seus óleos são ótimos para a pele;
  • Ajuda a manter as células cerebrais ativas, prevenindo demências;
  • Melhora o hálito;
  • Diminui o efeito das cólicas menstruais.


Leia também:
Colocar canela no café, tudo o que você precisa saber!
10 benefícios espirituais da canela
Benefícios da chia
Qual a diferença entre sal marinho e flor de sal?
Benefícios da hortelã
Quais as melhores plantas para combater resfriados?

Compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *