Você sabe quais os alimentos que consumimos mais contém agrotóxicos e como eliminar esse produto nocivo para a saúde?
Vivemos em tempos em que, em nome do aumento da produtividade e lucratividade, nem sempre (ou quase nunca) os produtores de alimentos usam técnicas de cultivo em que levem em conta a preocupação com a saúde de quem vai consumir seus produtos.
Sendo assim, precisamos estar cientes que, o que para nós consumidores é necessidade, para quem produz o que consumimos trata-se de um negócio que precisa necessariamente dar lucro, sob pena de não sobreviver.
O ideal seria que pudéssemos consumir somente vegetais que produzimos em nossa própria casa ou então adquiridos em produtores orgânicos de confiança. No entanto, sabemos que isso é praticamente impossível de conseguir nos dias atuais.
A importância de consumir alimentos saudáveis
Aqui no blog “Lar, Doce Lar” já publicamos muitas dicas para orientar nossos leitores sobre esse assunto, como por exemplo as postagens abaixo, que recomendamos a leitura posterior, caso você esteja planejando cultivar pelo menos uma parte de seus próprios alimentos.
- DIY – irrigador solar, simples, prático e eficiente – ensinamos como fazer um sistema de irrigação caseiro para quem não tem muito tempo para se dedicar diariamente a sua própria horta;
- Como replantar temperos comprados frescos – artigo em que explicamos como cultivar, assim como ter sempre temperos frescos em casa;
- A importância da adubação de hortas e jardins – aqui abordamos a importância de alimentar adequadamente nossas plantas para que obtenhamos um resultado eficiente;
- Horta – o que plantar em cada mês – cada vegetal tem sua época de plantio e colheita para que a produtividade seja a maior possível;
- 10 motivos para usar vasos autoirrigáveis – nesse artigo apresentamos algumas vantagens de ter vasos autoirrigáveis em casa para quem quer manter um cultivo indoor;
- Vasos autoirrigáveis – mais informações sobre os vasos autoirrigáveis e como você mesmo pode fazer os seus.
Mas, voltando ao assunto desta postagem, os agrotóxicos, mesmo que consigamos produzir boa parte do que consumimos, é necessário que nos preocupemos também com o que consumimos sem saber como foi produzido em sua origem.
De acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), 70% dos alimentos que consumimos contém agrotóxicos, a maioria deles não é eliminada apenas com a lavagem dos alimentos contaminados.
Veja abaixo a lista dos 10 alimentos que mais contém agrotóxicos de acordo com a ANVISA.
1 – Pimentão – 91,8%
2 – Morango – 63,4%
3 – Pepino – 57,4%
4 – Alface – 54,2%
5 – Cenoura – 49,6%
6 – Abacaxi – 32,8%
7 – Beterraba – 32,6%
8 – Couve – 31,9%
9 – Mamão – 34,4%
10 – Tomate – 16,3%”
Como eliminar agrotóxicos dos alimentos
Ainda segundo um artigo publicado por Daia Florios na revista GreenMe.com.br, voltada para assuntos que melhorem nossa qualidade de vida, estimulem o consumo consciente e meio ambiente, lavar bem as frutas e verduras não é suficiente para eliminar os resíduos de agrotóxicos.
Essa prática é válida para remover parte dos resíduos de substâncias indesejadas, mas não temos como precisar a quantidade de resíduos de agrotóxicos ou de germes e bactérias que podem ser eliminados somente com essa lavagem.
Nesse artigo, a autora elencou, baseada em pesquisas que fez, 5 dicas interessantes abordando esse tema:
- Utilização de água;
- Procurar remover as cascas;
- Utilização de bicarbonato de sódio;
- Utilização de vinagre;
- Utilização de spray de bicarbonato de sódio e limão.
Leia aqui, na própria revista GreenMe.com.br o artigo completo sobre a forma de aplicar cada uma das dicas acima.
Leia também:
Receita de queijo vegano
15 plantas que protegem a casa e atraem energia positiva
5 plantas para cultivar dentro de casa
+ 7 plantas para cultivar dentro de casa
A importância da adubação de hortas e jardins
Como alegrar sua casa usando plantas na decoração
Opções de alimentação sem produtos de origem animal, ou com restrições
Por que o Desodora funciona?
Receita de pão de batata doce
NOSSA MUITO BOM ESTE BLOG.MEUS PARABÉNS…