Você conhece os tipos de lareiras que pode instalar em sua casa, assim como os combustíveis que pode usar nelas?
Quem não curte uma lareira em dias frios? Mas, você sabe qual a mais adequada para sua casa?
Com a aproximação do inverno, um assunto que vem a mente é sempre como se manter aquecido em dias frios. Uma lareira é ótima para isso.
Além de aquecer, a lareira favorece o convívio e a conversa. Aproxima as pessoas, pois cria um ambiente mais aconchegante e romântico.
Só de olhar para as chamas de uma lareira, já nos sentimos mais aquecidos, não é mesmo?
Se você não leu nossa postagem “32 ideias de lareiras externas” onde tratamos desse assunto também, recomendamos a leitura, lá você vai encontrar ideias bem criativas e aconchegantes.
Nessa postagem vamos tratar dos tipos e combustíveis de lareiras, que valem tanto para as lareiras internas como para as lareiras externas.
Conheça os tipos de lareiras e seus combustíveis
Quando pensamos em lareira, a primeira ideia que nos ocorre é a lareira tradicional, de alvenaria, com chaminé e alimentada por lenha, não é isso?
Mas existem vários tipos de lareira, alvenaria, metal, vidro, fixas ou portáteis. Com chaminé ou sem.
Com relação ao combustível, existem lareiras que se utilizam de lenha, gás, eletricidade ou álcool.
A seguir listamos algumas lareiras de acordo com o combustível usado. Se você é fã e ainda não tem uma, escolha a que melhor se adapta ao seu lar, ao investimento que você deseja fazer e às condições oferecidas pela região onde você mora.
LAREIRAS A LENHA
Lareiras a lenha são as mais tradicionais, além disso, deixam a casa com um cheirinho de lenha quando usadas. Podem ser fabricadas em alvenaria, assim como metal ou vidro.
Essas lareiras exigem um cuidado especial com as faíscas da lenha. Portanto, você deve sempre providenciar uma proteção para evitar que elas atinjam o piso, os móveis ou os tapetes próximos a elas.
Além disso, após o seu uso, deve-se dar atenção para que as brasas resultantes da queima da madeira não ofereçam perigo quando o ambiente estiver sem a presença de pessoas responsáveis.
LAREIRAS ELÉTRICAS
As lareiras elétricas podem ter a aparência das lareiras a lenha, ou não.
Elas dispensam o uso de chaminé e podem ser instaladas dentro de uma lareira fabricada originalmente para ser utilizada com lenha.
LAREIRAS A GÁS
Você pode usar as lareiras alimentadas por gás com o mesmo gás que você usa em seu fogão.
Modelos pequenos e médios dispensam o uso de chaminé quando tiverem um sistema de controle de vazamentos eficiente, que desliga o gás automaticamente em caso de falta de chamas. Isso é um item muito importante a ser considerado para essa opção porque você deve eliminar os riscos de acidentes.
LAREIRAS A ÁLCOOL
As lareiras a álcool dispensam completamente o uso de chaminés, inclusive funcionam melhor sem a chaminé porque, nesse caso não recebem o ar frio do exterior.
A lareira a álcool usa álcool 92,8°, que pode ser comprado em farmácias e drogarias. Além disso, ela pode ser instalada em um local permanente ou ser móvel, para ser utilizada em qualquer ambiente da casa.
A recomendação para usar essa lareira com segurança é jamais completar o álcool enquanto houver chamar ardendo.
Leia também:
Dicas de decoração de quarto de casal
Decoração, acerte nas cores
Como aproveitar melhor um sótão utilizando claraboias e ainda 30 ideias incríveis
Como transformar um espaço pequeno em um escritório, 20 ideias para inspiração
5 plantas para cultivar dentro de casa
Como armazenar garrafas de vinho
Vasos autoirrigáveis
Como usar metais para decorar e embelezar os ambientes de sua casa
Você mora em uma casa ou um lar?