Se você gostaria de cultivar lavanda mas o clima da sua região não é propício para ela, então uma ótima opção é plantá-la em vaso.
A lavanda é uma planta dos sonhos de muitos jardineiros e por boas razões, sua cor e fragrância suaves podem permear seu jardim quando frescas e sua casa quando secas. Sendo assim, poucas pessoas resistem aos seus encantos.
Se você é uma dessas pessoas mas não vive em um clima semelhante ao habitat que essa maravilhosa planta exige para se desenvolver bem e florir, então, vamos descobrir como resolver isso?
A lavanda é um arbusto com flores da família das mentas que é facilmente identificada pelo seu doce aroma floral.
Nos tempos antigos, ela era usado como uma erva sagrada. Além disso, era frequentemente usada para refrescar e dar um aroma leve a uma variedade de itens, como roupas e cabelos.
Atualmente, é muito usada em cosméticos, na medicina, em velas, como calmante e até mesmo na culinária. E com a tendência de jardinagem cada vez mais popular, cultivar lavanda em vaso é uma das melhores maneiras de desfrutar desta planta incrível.
Principais cuidados para cultivar lavanda em vaso
Primeiramente, plante a lavanda em um vaso com boa drenagem e com uma mistura arenosa bem drenada de 70% de composto e 30% de areia ou cascalho.
Os melhores vasos para a lavanda são os de cerâmica, barro e terracota, devido à sua estrutura porosa. É possível plantá-la em vasos plásticos, mas nesse caso, preocupe-se ainda mais com a drenagem.
Você pode cultivar a lavanda a partir de sementes, de mudas ou de estacas. As sementes devem ser colocadas em cima de solo arenoso e cobertas levemente com uma camada de perlita.
Coloque o vaso em um local que receba o máximo de sol possível e então, se ela não receber chuva, regue abundantemente a cada 14 dias na primavera ou no verão. Mas diminua as regas durante o outono e o inverno.
A lavanda não gosta de muita umidade, mas precisa de água, isso significa que uma boa drenagem é essencial para cuidar do vaso de lavanda.
Se você plantar sementes, então elas devem brotar em duas a três semanas.
Se optar por estacas, retire-as de plantas logo abaixo de um nó, que é onde um conjunto de folhas se junta ao caule. Em seguida, mergulhe-as em hormônio radicular por um ou dois dias e depois plante-as na mistura que sugerimos acima.
Você também pode comprar mudas já em desenvolvimento, isso é uma garantia maior de sucesso.
Como escolher a lavanda para cultivar em vaso
A lavanda é uma planta ornamental, muito resistente e muito perfumada, independente da sua variedade,
Todas as variedades de lavanda crescem bem em vasos com condições favoráveis de drenagem. No entanto, existem alguns cultivares de lavanda que são mais adequados para o cultivo em vasos do que outros.
Como o Brasil é um país em que as mudanças de temperaturas são mais intensas em algumas regiões do que em outras, então o ideal é que você se informe em viveiros da sua região.
Isso porque existem variedades que resistem a climas mais frio e seco do que outras, algumas são mais sensíveis, enquanto outras são mais rústicas.
Além disso, você precisa regar quase diariamente as mudas novas se a estação for muito quente. Mas, depois que elas se estabelecerem você poderá espaçar as regas conforme ensinaremos mais adiante.
Segredo do sucesso de cultivar lavanda em vaso
A lavanda não é uma planta muito exigente, mas sofre com o frio e tanto com a falta como com o excesso de água.
Portanto, não importa como você inicia seu cultivo de lavanda em vaso, o mais importante é escolher o vaso e a mistura de envasamento certos.
Ou seja, escolha um vaso que tenha muitos orifícios de drenagem e use uma mistura arenosa.
Além disso, se você cultivar lavanda em um vaso que receba sol pleno pelo menos durante 6 horas diárias, ela ficará mais florida e com a fragrância mais forte.
Deixe o solo secar entre as regas, mas não deixe que fique tão seco que a planta murche. Faça regas bem generosas, de forma que o excesso de água escorra dos orifícios de drenagem e saia pela base do vaso. Ao fazer assim, você incentiva as raízes a se aprofundarem no solo para acessar a umidade, o que aumenta a resistência da lavanda à seca.
Ao contrário, se você regar a lavanda com muita leveza, apenas a parte superior do solo do vaso ficará úmida, o que faz com que as raízes cresçam perto da superfície e isso pode aumentar a vulnerabilidade das lavandas ao estresse hídrico.
A lavanda gosta de calor e muitas variedades não sobrevivem a um inverno frio, mas você pode mover o vaso sem muito prejuízo para a planta. Então, quando as temperaturas começarem a cair, leve o vaso para um local mais protegido. Mas procure uma janela ou local que ela continue recebendo sol pleno.
Apenas lavandas inglesas são resistentes ao frio, as lavandas francesas e espanholas morrem com a geada e você deve levá-las para dentro de casa durante o inverno.
A lavanda não precisa ser fertilizada para florir
Conforme já escrevemos acima, a lavanda não exige solos ricos, ela floresce melhor em solos de baixa fertilidade, portanto não adicione fertilizantes.
Para manter a sua floração, pode-a no início da primavera ou no outono após o final da floração.
Pode-a cortando o terço superior do crescimento visando deixá-la com uma forma compacta e arredondada. Evite que ela fique pernalta, pois isso enfraquece a planta.
Diferentemente de outros países, com climas mais rigorosos, no Brasil, quando observado o cuidado certo, as lavandas florescem praticamente o ano inteiro.
Porque a lavanda precisa ser podada
Se você não podar a lavanda, ela ficará pernalta, com menos flores e que não durarão muito tempo. Isso vai acontecer porque suas raízes sofrerão para sustentar uma planta maior e que não terá força para florir.
Leia também:
Saiba quais são os aromas que atraem boas energias
Como cuidar de bromélias em ambientes internos e externos
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Enxágue sua roupas com vinagre e lavanda para clareá-las, desodorizá-las e amaciá-las
Benefícios do chá de lavanda
Caladium, como cultivar
Lavanda, simbolismos e significados espirituais