Animais de estimação contribuem para diminuir o estresse

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Monash, na Austrália, as pessoas que têm animais de estimação em casa são menos propensas a sofrerem de estresse do que as pessoas que não têm. A pesquisa, com duração de três anos, revelou que o convívio com animais ajuda a reduzir a pressão sanguínea e diminui os níveis de colesterol ruim.

As brincadeiras constantes e o companheirismo a que estão acostumadas as pessoas que têm animais de estimação já são conhecidas por todos, porém agora os cientistas trazem mais argumentos para reforçar as vantagens de dividir o dia-a-dia com esses animais, sua presença contribui para aliviar o estresse e seu apoio pode ser muito valioso nos momentos mais difíceis.

De acordo com Mia Cobb, especialista em animais e pesquisadora da Universidade de Monash, na Austrália, “Passar algum tempo com cães e gatos pode ser tão bom como estar com os amigos ou com membros da família, existindo vários estudos que comprovam que os amigos peludos podem nos apoiar, reduzir o estresse e nos fazer rir mais”.

O resultado do estudo realizado mostra que a companhia dos animais pode ser muito benéfica para o nosso bem-estar e contribui muito para melhorar a nossa autoestima. Essas vantagens parecem estar, segundo Mia Cobb, associadas ao chamado “hormônio do amor”, a oxitocina, que é liberada através de um gesto tão simples como brincar com um animal de estimação, que diminui a ansiedade e o ritmo cardíaco.

A pesquisadora destaca ainda, um estudo que demonstrou que, quando as pessoas se sentem socialmente excluídas ou afastadas das outras, escrever sobre os seus animais ajuda a que se sintam tão bem quanto escrever sobre amigos ou família. “Estas conclusões sugerem que a relação com os nossos animais pode ser tão proveitosa quanto a que temos com um melhor amigo ou um familiar”, realça a especialista australiana, acrescentando que cães e gatos podem, também, ter um papel importante em ambientes profissionais.

A presença de um animal de estimação no local de trabalho “ajuda a que os donos e os colegas se sintam menos estressados ao longo do dia”, assegura Cobb. “As pessoas tendem a sentir-se mais próximas umas das outras porque passam a ter um assunto em comum sobre o qual falar. Os animais são um estimulante social”, conclui.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar de ler sobre esses:
Estudo afirma que a presença do pai é crucial para a saúde dos filhos
5 plantas para cultivar dentro de casa
Toalheiro térmico vale a pena?
A importância da adubação de hortas e jardins
Chocolate coma amêndoas para dormir melhor?
Por que o Desodora funciona?

Um comentário em “Animais de estimação contribuem para diminuir o estresse

  1. Ahhhh aqui em casa temos certeza disso!!!

    Scully é nosso amorzinho dourado!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *