Dormir sem roupas pode trazer algum benefício?

Há na internet diversas citações sobre os benefícios de dormir sem roupas, para saber o que há de verdade nisso, fomos pesquisar sobre esse assunto. Leia as informações que colhemos e tire suas próprias conclusões.

Segundo uma pesquisa publicada recentemente, apenas 8% dos americanos dormem nus. Essa pesquisa foi feita em função da divulgação de alguns estudos sobre os benefícios da adoção dessa prática. De acordo com os defensores da prática de dormir nu, como passamos cerca de 1/3 de nossa vida dormindo e o sono é essencial para nosso bem estar físico e mental, esse é um excelente momento para obter ainda mais benefícios.

Acompanhe abaixo as suas justificativas para dormirmos nu:

  • Ajuda a evitar a insônia. Um estudo australiano concluiu que uma queda na temperatura corporal é necessária para o sono ocorrer normalmente. Sem a utilização de pijamas e meias, o corpo expulsa o calor, como um radiador, liberando o calor corporal mais rapidamente, ajudando a adormecer mais rápido;
  • Outro estudo divulgado por cientistas holandeses mostrou que a regulação da temperatura corporal pode ajudar significativamente na obtenção de um sono mais profundo por longos períodos de tempo. Nesse estudo em particular, os cientistas diminuíram a temperatura da pele dos voluntários. Como resultado, os participantes tiveram um sono ininterrupto e passaram mais tempo nos estágios de sono profundo;
  • Você se sente mais feliz e mais livre, sem roupas é só você entre os lençóis, não tem roupas incomodando a cada vez que você se vira na cama. Desta forma você pode dormir mais profundamente;
  • Se você dorme com outra pessoa, o fato de estar nu permite mais contato pele a pele, que aumenta a liberação de oxitocina (ou ocitocina). A oxitocina é um hormônio poderoso para “sentir-se bem”, é necessário para o orgasmo e aumenta a capacidade de resposta sexual, diminui o estresse, combate a depressão, auxilia na redução da inflamação intestinal e da pressão arterial. Estar nu também ajuda a remover obstáculos entre você e seu parceiro e incentiva um ambiente mais sexual;
  • Ajuda a evitar o excesso de gordura na barriga. O resfriamento natural do corpo durante a noite ajuda a reduzir os níveis de cortisol. O cortisol serve para ajudar o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, melhorar o sistema imunológico e manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial. Se você dormir superaquecido, seus níveis de cortisol tendem a permanecer altos, mesmo depois de acordar. Isso pode levar ao aumento da ansiedade, vontade de comer, ganho de peso e causar lapsos de memória. Portanto, dormir nu, ajuda a manter a temperatura do corpo mais baixa e consequentemente produzir adequadamente e regular cortisol. Com isto você se sente mais energizado quando acorda;
  • Seu corpo respira melhor. Suas partes íntimas, axilas e pés ficam geralmente tapados por camadas de roupas durante o dia. Ao dormir sem roupas você permite que elas arejem. Arejar a pele previne doenças de pele, pé de atleta e intertrigo, causados pelo excesso de umidade;
  • Ajuda a prevenir o diabetes tipo 2. Um estudo, publicado na revista Diabetes, revelou que dormir em temperaturas mais frias está associado a melhorar o nosso metabolismo, baixar os níveis de açúcar no sangue e assim prevenir a diabetes tipo 2. Os cientistas descobriram que, quando os participantes da pesquisa dormiram em ambientes mais frios ou dormiram nus, a sua gordura começou a reduzir e sua saúde melhorou, com o aumento do metabolismo;
  • Pode manter os órgãos sexuais mais saudáveis. Para os homens, dormir com o corpo menos aquecido permite que seus testículos permaneçam a uma temperatura mais baixa e isso ajuda a manter seu esperma saudável e seus sistemas reprodutivos normalmente. Para as mulheres, as condições menos quentes e mais arejadas podem ajudar a prevenir infecções fúngicas e bacteriológicas, que se desenvolvem em condições quentes e úmidas;
  • Ajuda a prevenir o envelhecimento. De acordo com um estudo publicado pela revista “Sleep“, o sono em si provoca a liberação de hormônios de crescimento e melatonina, que são os mais importantes hormônios de anti-envelhecimento e essenciais para a boa saúde. Assim, quanto mais você dorme, mais desses hormônios você produz, e, como dormindo nu o sono é mais longo e mais profundo, em função das temperaturas mais baixas do corpo, é mais um benefício causado;
  • Expor mais o corpo melhora a auto-estima e aceitação. Algumas teorias sugerem que, quanto mais tempo você fica nu, mais confortável você se sente, e quanto mais você se sente confortável, mais confiante você vai ficar, tornando-se mais feliz e mais atraente para os outros. Também, de acordo com um estudo feito pela UFC, Universidade da Flórida Central, estudantes pró-nudez aceitaram melhor outros grupos religiosos e diversidades sexuais, quando comparado com os estudantes anti-nudez. Eles também foram menos preconceituoso para com colegas etnicamente diferentes;
  • Melhora o fluxo do sangue. Sem elásticos em torno de sua cintura, camisetas e meias apertadas, que cortam a circulação, o sangue flui mais livremente pelo corpo. Este aumento da circulação beneficia o coração, músculos e artérias com o sangue rico em oxigênio.

 
Baseando-se nessas informações, o que você acha? Vai começar a dormir sem roupa?

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