Inspire-se com esses móveis multifunção, que aproveitam melhor os pequenos espaços

A criatividade humana é infinita, sempre que surge um problema ou uma dificuldade haverá alguém que encontrará uma solução. Nos tempos atuais, um problema recorrente em grandes centros urbanos são os imóveis com peças pequenas e com multifunções. Mas, para fazer frente a elas, as pessoas criativas também encontram inúmeras soluções resolutivas.

Já publicamos aqui no blog “Lar, Doce Lar” os artigos “Como aproveitar melhor o espaço em casas com peças pequenas” e “Como decorar um apartamento pequeno” que tratam da realidade dos imóveis modernos, com ambientes cada vez menores. Neste artigo vamos abordar as soluções encontradas para resolver esse problema, propostas nesses dois artigos.

As soluções recomendáveis são os móveis multifunção. São móveis curingas para aproveitamento de espaço. Alguns desses móveis transformam-se completamente – como o sofá que vira beliche -, outros assumem várias funções ou mudam de função dependendo da posição em que são colocados. Tem também os móveis que se encaixam para ocupar menos espaço quando não estão sendo utilizados. Selecionamos abaixo várias imagens de móveis criativos que atendem a esses critérios. Se você tem esse problema em sua casa, inspire-se neles e escolha os que poderão ajudar na solução.

O que você acha dessa peça decorativa que se transforma em um ambiente de estar com mesa e cadeiras?

Se você não tem quarto de hóspedes, ou essa peça também é usada como saleta ou escritório, o sofá abaixo é uma boa ideia para para solucionar esse problema.


O companheiro ideal para um canto de leitura, esse pequeno móvel serve para armazenar alguns livros, tem um espaço para colocar objetos, taças ou xícaras e você não precisa nem de marcador de página, é só deixar o livro aberto sobre o móvel.

A peça abaixo, além de ter um design diferente e servir como um móvel icônico, enfeitando o ambiente, ainda pode ser usada para duas finalidades, apenas alternando sua posição.

Cadeira e berço balançando junto, uma ótima opção para o bebê (e você) dormirem.


Uma porta de armário que se transforma em uma mesa ou bancada é uma solução muito boa, tanto para escritório como para cozinhas pequenas que precisem ser utilizadas como copa.

Essas duas ideias de mesas com cadeiras que embutem quando não estão em uso é excelente, tanto para mesas de centro com pufes quanto para mesas de jantar com cadeiras.


Falta espaço na sala para colocar uma mesa de jantar? Use uma mesa dobrável e ainda aproveite para decorar a parede com um quadro.


A solução abaixo é muito boa para o caso de você ter pouco espaço para colocar uma escrivaninha encostada na parede com uma cadeira em sua frente. Colocando a escrivaninha de lado para a parede você tem um melhor aproveitamento do espaço disponível.


Ter um espaço de lazer dentro de casa, como uma mesa de ping pong requer muito espaço certo? Errado. Veja essa solução criativa de aproveitamento da porta.

Um pequeno aparador? Só até começar a abri-lo! Veja quantas possibilidades os aparadores podem oferecer.

Se você gostou desse assunto, provavelmente também vá gostar dessas outras postagens do “Lar, Doce Lar”:
Novas utilidades que você nunca imaginou para objetos que tem em casa
O maximalismo na decoração
Como iluminar o jardim e as áreas externas eficientemente
Evite os 10 erros mais comuns na decoração da sala de estar
Como acertar na decoração monocromática
10 motivos para usar vasos autoirrigáveis
A importância da colcha na decoração do quarto

Um comentário em “Inspire-se com esses móveis multifunção, que aproveitam melhor os pequenos espaços

  1. valeria guimaraes disse:

    Amei as dicas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *