Mini quiche de abobrinha

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Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Você sabia que a abobrinha pode ser utilizada como “massa” para o preparo de mini quiches muito saborosas? Além de tudo, o preparo é mais rápido do que o de fazer uma quiche convencional, o que pode ser um verdadeiro ás na manga caso você não saiba o que fazer de lanche ou de jantar e tem apenas alguns ingredientes aleatórios na sua geladeira.

A seguir ensinaremos uma receita básica e daremos algumas sugestões de alterações para deixá-la ainda mais interessante.

Receita de mini quiche de abobrinha

Ingredientes:

  • 2 abobrinhas (zucchini) médias;
  • 6 ovos;
  • 100 gramas de tomate picado;
  • 120 ml de leite;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto;
  • 55 gramas de queijo mozarela;
  • manjericão picado.

Forma de Preparo:

  • Pré-aqueça o forno a 200º C;
  • Se você possuir uma forma de cupcakes ou bolinho inglês (normalmente com espaços para 12 cupcakes ou bolinhos) você poderá utilizá-la. Do contrário você pode utilizar xícaras, canecas ou outros potes pequenos (apenas tenha certeza que elas podem ir ao forno). Unte a sua forma (ou suas xícaras e canecas);
  • Corte as pontas das suas abobrinhas e as corte longitudinalmente (no sentido mais longo). Você pode utilizar um descascador para cortar as abobrinhas de uma maneira mais fácil e garantir que as fatias ficarão finas e homogêneas;
  • Prepare as bordas das suas mini quiches colocando as fatias de abobrinha nas laterais das formas (ou das xícaras e canecas, caso você não tenha forma de cupcake em casa);
  • Em uma vasilha misture os ovos, os tomates picados, o leite, o sal e a pimenta. Bata bem com o auxílio de um fouet ou de uma colher;
  • Divida a mistura de ovos com os outros ingredientes entre as “taças” formadas pelas fatias de abobrinha e salpique manjericão por cima;
  • Asse por aproximadamente 15 minutos ou até que as bordas comecem a ficar douradas e o recheio pareça firme;

Delicie-se e aproveite!

Você pode ainda preparar mini quiches de bacon e espinafre que ficam também muito saborosas. Para isso, basta seguir as etapas acima, conforme aplicável, substituindo os ingredientes que você acrescentará à mistura de ovos.

Ao invés de tomate, você poderá acrescentar 50 gramas de um queijo de sua preferência e 75 gramas de bacon ou de presunto fatiados picados. Em vez de manjericão, use folhas de espinafre picadas finamente.

Ainda, você também pode pegar a receita original deste post como base e aprimorá-la acrescentando outros ingredientes. Um exemplo muito saboroso é enriquecer a sua mini quiche de abobrinha acrescentando 40 gramas de cogumelos de sua preferência picados e 75 gramas do seu queijo predileto. Isto dará mais consistência para o recheio e tornará a sua refeição ainda mais saborosa.

Propriedades e benefícios da abobrinha

A abobrinha é um vegetal pertencente à família Cucurbitaceae, da qual também fazem parte a melancia, o melão, o pepino e as outras variações de abóboras.

A origem da abobrinhas é o continente americano à milhares de anos, onde foi de grande importância para o desenvolvimento das antigas sociedades, principalmente as do Peru e dos Estados Unidos.

As abobrinhas mais populares no Brasil são as variedades conhecidas como paulista – de casca mais escura e de um verde mais intenso – e a italiana – com a casca verde claro mesclada com listras verde escuras. As duas variedades possuem uma textura macia com um sabor levemente adocicado, suas propriedades nutricionais são semelhantes e contém poucas calorias.

A abobrinha é muito rica em fibras, carotenoides, vitaminas do complexo B, E, A, C e outros minerais, como o selênio, o cálcio, o zinco, o cobre, o magnésio, o fósforo e o potássio. Além disso é uma excelente fonte de ômega 3.

É um vegetal muito versátil na cozinha. Não é comum as pessoas apresentarem alergia ou outras contraindicações ao consumo de abobrinha, que pode ser consumida em lasanhas, macarrões e muitas outras receitas, como a que trouxemos acima.

Entre os principais benefícios atribuídos ao consumo regular de abobrinha estão: ajuda a perder peso de forma saudável, portanto ela é muito utilizada em dietas de perda de peso; ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue; tem ação anti-inflamatória; auxilia na prevenção ao câncer; protege contra a asma; aumenta o bom colesterol; tem ação antimicrobiana.


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