Saboaria fitoterápica, o que é e qual a sua utilidade

Compartilhe...
Tempo estimado para leitura: 3 minutos

Fitoterapia é a utilização de plantas para tratamentos em geral. Na cosmética artesanal é o uso de ativos que darão a propriedade ao cosmético, tornando-o mais rico e natural. Usando corantes naturais, ervas, argilas, óleos vegetais e outros ingrediente na composição tornamos os produtos mais benéficos.


Nossos antepassados sempre tinham uma receita de unguentos ou chás de ervas para curar problemas comuns do dia a dia.

Quantas vezes você ouviu sua avó dizer, “chá de camomila é ótimo para acalmar”? Ou alguma outra dica similar a essa, utilizando plantas que estavam ao alcance no jardim?

Esse conhecimento era passado de geração em geração naturalmente. O chamado conhecimento empírico, algumas vezes secular.

Esse conhecimento muitas vezes serviu de base para diversos estudos científicos que comprovaram, ou não, a eficácia da utilização da natureza como tratamento para diversos problemas da humanidade.

A fitoterapia é tão antiga quanto à história da humanidade. A utilização de vegetais na prevenção e tratamento de doenças está ligada ao homem desde o início dos tempos.

O uso das plantas em tratamentos, suas propriedades e benefícios, inicialmente feito de forma intuitiva evoluiu bastante baseado em pesquisas desenvolvidas ao longo do tempo.

Na cosmética artesanal, a fitoterapia está presente no uso de ativos que darão as propriedades aos produtos, sabonetes sólidos ou líquidos, sais, cremes e outros produtos para uso pessoal. Esses ativos estão presentes nos extratos glicólicos, óleos vegetais e outros aditivos naturais.

Os extratos glicólicos naturais são obtidos através de produtos naturais picados e prensados ou refinados.

Os óleos e as manteigas vegetais são extraídos de sementes de plantas e frutas, eles são bem absorvidos pela pele, não entopem os poros e permitem a respiração cutânea. Auxiliam na hidratação da pele, normalizando e reforçando a estrutura do tecido.

Além desses óleos e extratos usa-se argilas, carvão ativado e corantes naturais obtidos através da desidratação ou maceração de flores, folhas e outros componentes de vegetais.

Para considerar um produto de saboaria artesanal como sendo fitoterápico ele deve usar base de glicerina, garantindo assim um produto que trará muitos benefícios para a pele. A essa base deverão ser adicionados os óleos vegetais, extratos glicólicos e manteigas vegetais.

Quando se pensa em um produto para banho, a maioria das pessoas acha que o aroma e a espuma é que são importantes. Mas, esses são somente fatores psicológicos que dão a sensação de limpeza e bem estar olfativo.

No entanto, os fatores mais importantes para a pele são as propriedades contidas nos óleos, extratos e a matéria prima básica natural de boa procedência.

Os produtos fitoterápicos são naturais e livres de aditivos químicos, por isso fazem menos espuma, são mais cremosos e deixam a pele mais hidratada e macia.

Os sabonetes artesanais em barra gastam mais rápido porque não possuem produtos para endurecer e aumentar a sua vida útil, contidos nos industrializados. Porém, os benefícios trazidos por eles em relação aos industrializados são muito maiores.

Para testar essa diferença é só deixar dois sabonetes abertos por um tempo, um artesanal de boa qualidade e um industrial, também de boa qualidade. O artesanal fitoterápico poderá perder um pouco da cor ou outra característica, mas vai se manter sempre hidratado, enquanto o industrializado vai ressecar e rachar.

Os produtos fitoterápicos estão conquistando cada vez mais adeptos, cientes dos benefícios oferecidos por eles.


Leia também:
Você sabia que produtos antibacterianos podem fazer mais mal do que bem?
Saiba porque a lavanda é mais do que apenas um aroma relaxante
Por que a saúde da pele é importante para manter o sistema imunológico fortalecido?
Dicas essenciais para adotar o veganismo com sucesso
Saboaria natural e vegana de qualidade com ingredientes eficientes
O que tem no sabonete industrial e o que tem no sabonete natural?

Compartilhe...

Um comentário em “Saboaria fitoterápica, o que é e qual a sua utilidade

  1. Neide Mello disse:

    Adorei as dicas e esclarecimentos. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *